O índice de qualidade das campanhas de Google AdWords, também chamado de quality score, é baseado na relevância dos anúncios para os usuários. Afinal, o que o Google quer é oferecer conteúdo de qualidade nas suas páginas de busca, proporcionando também uma boa experiência a cada link clicado pelos internautas.

Quando o anúncio é bom do ponto de vista do Google – ou seja, possui relevância para o usuário e conteúdo de qualidade – ele não só atrai mais visitas, como também tem um custo menor. Por isso, entender a relevância dessa etapa e fazê-la com qualidade é fundamental para os resultados.

Há três pontos relacionados ao quality score que devem ser considerados na hora de otimizar suas campanhas: taxa de cliques, relevância das palavras-chave e páginas de destino. Veja aqui quatro dicas para melhorar seu score com base nestes fatores.

1. Call-to-action: incentive o clique do usuário

A taxa de cliques, ou CTR (click-trough rate), é a principal métrica que incide no score das suas campanhas de AdWords. Para calculá-la, basta dividir a quantidade de cliques no anúncio pelo número de vezes que ele foi exibido.

Quando maior seu CTR, maior a relevância dos anúncios. Isso significa que você fez a melhor escolha de palavras-chave de acordo com o público que quis impactar. Outra forma de melhorar a sua taxa de cliques é pensando em anúncios com título e descrição com um bom call-to-action, que convidem o usuário a realizar a ação proposta em sua campanha, como comprar um produto ou baixar um material rico.

Depois de escolher os temos-chave, use uma linguagem simples, direta e evite abordar mais de um assunto em um só anúncio para não comprometer seu trabalho.

2. Saia do óbvio

Se você tem uma fábrica de couro e produz bolsas e outros acessórios, o melhor é trabalhar com palavras-chave mais genéricas, como “couro”, “bolsa”, “cinto” e “carteira”, certo? Não mesmo.

As palavras-chave muito óbvias são as mais licitadas e, por isso, têm um custo por clique muito alto. O ideal é trabalhar com palavras de cauda longa que, além de otimizar o custo da sua campanha de AdWords, também atraem somente aquele público que está de fato interessado no produto que você vende.

Os termos de cauda longa são mais específicos. No exemplo dado, é melhor trabalhar com termos mais completos, como “maxibolsa em couro tratado” ou “carteira masculina em couro envernizado”, para direcionar o seu anúncio para quem busca especificamente este tipo de produto.

Esta ação traz resultados mais efetivos, pois você não fica tão dependente das palavras-chave com o preço mais alto e consegue mais conversões por meio de outros termos que são mais baratos.

3. Construa landing pages efetivas

A página principal de um site não é necessariamente a melhor porta de entrada para um cliente em potencial. Quando o usuário clicar no anúncio, ele deve ser encaminhado para uma landing page específica, que cumpra a promessa do anúncio e que esteja relacionada ao público que você definiu. Esta página é determinante para a conversão final, logo, o conteúdo, as imagens e os botões devem ser pensados com critério.

Uma boa landing page conta com conteúdo relevante e, principalmente, uma boa experiência de navegação por meio de usabilidade, navegabilidade, velocidade de carregamento, entre outros fatores. Se a sua página de destino não for totalmente relevante, com base em palavras-chave no nível do anúncio e propiciando uma boa experiência ao usuário, seu quality score vai cair.

Uma ótima forma de você reconhecer uma landing page de qualidade, é utilizar a “regra dos 5 segundos”. Isso mesmo! Uma landing page de qualidade precisa nesse tempo, mostrar ao consumidor o que ele está procurando.

4. Acompanhe o desempenho no Analytics

É possível mensurar o desempenho das campanhas de links patrocinados com exatidão por meio dos dados do Google Analytics. Basta vincular sua conta de AdWords com a do Analytics para saber qual a taxa de conversão de cada termo específico.

Ao acompanhar estes números, você identifica o conteúdo que mais teve relevância, por meio dos termos com as melhores taxas de cliques e, com isso, otimiza sua campanha.

Você ainda tem dúvidas em como planejar e potencializar suas campanhas de links patrocinados? Compartilhe sua experiência e dúvidas com a gente deixando um comentário!

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