Como aumentar o tráfego orgânico do meu site?

por set 16, 2020

Já percebeu que há uma corrida desenfreada para aparecer nos primeiros lugares dos mecanismos de buscas? Algumas empresas investem milhões nisso, mas é importante notar que existem medidas mais baratas e duradouras capazes de colocar seu site lá na frente. Basta trabalhar em cima do aumento do tráfego orgânico da sua página. Quer saber como? Confira a seguir!

 

Saiba chamar a atenção do Google

Os sites de busca estão ávidos por conteúdo de qualidade. Sabe o motivo? Eles precisam passar credibilidade aos seus usuários!

Imagine se as pessoas começarem a ficar decepcionadas com a busca? Elas podem simplesmente migrar para outra ferramenta. É por isso que eles desenvolvem mecanismos que conseguem julgar os sites que consideram mais relevantes que os outros e, assim, colocá-los no topo.

Invista em conteúdo de qualidade

Esse é o primeiro passo para aparecer bem nas listas de ferramentas como o Google. O seu site deve conter informações que despertem o interesse do seu público-alvo.

Blogs ou portais corporativos que copiam conteúdo ou apenas replicam coisas que já saíram em outros lugares, por exemplo, não vão atrair mais visitas. Não se esqueça de que o site reflete seu negócio e pode ser a primeira impressão que seu cliente vai ter da sua empresa, por isso, cuidar dele, é cuidar da própria reputação.

Use técnicas de SEO

Algumas regras básicas na hora de montar e atualizar o site ajudam a fazer com que os mecanismos o classifiquem como relevante. São as técnicas de SEO (Search Engine Optimization), praticamente a chave de tudo no aumento do tráfego orgânico.

Isso envolve, por exemplo, o uso de aplicativos para que o conteúdo não saia duplicado dentro do site e o cuidado para que o URL seja amigável e reflita o conteúdo daquela página.

Aposte nas palavras-chave certas

Outro fator importante são as palavras-chave do seu negócio, que vão servir de chamariz para quem digitar sobre o assunto no buscador. Seria ótimo se o usuário digitasse “curso de inglês” e aparecesse sua escola de idiomas, não é mesmo? Mas imagine a concorrência que já existe para essa palavra-chave!

Um bom SEO vai introduzir frases mais específicas no seu site, capazes de fugir da concorrência. Pode ser “curso de inglês em São Paulo” ou “curso de inglês no bairro X”. Mesmo que seja mais longo, esses termos vão aumentar a relevância e seu site se destacará da concorrência!

Trabalhe bem as redes sociais

A interatividade é outro fator fundamental para o aumento do tráfego orgânico, e nada melhor do que as redes sociais para estabelecer uma boa comunicação com os seus clientes ou potenciais clientes.

Tenha perfis ativos que publiquem coisas interessantes sobre o assunto e não apenas divulguem produtos ou promoções. O importante é fazer com que as pessoas compartilhem os artigos com a rede de contato deles. A linguagem deve ser apropriada e compatível com o público que quer atingir.

Quem consegue ter uma presença significativa nas redes ganha de volta um tráfego orgânico de qualidade. É uma ótima forma de fazer propaganda e fortalecer a marca sem gastar uma fortuna com o marketing tradicional.

O tráfego orgânico é trabalhoso, mas no final vale muito a pena pela qualidade das visitas que consegue atrair e pela durabilidade das ações. O Retorno sobre o Investimento ou ROI costuma ser maior do que ações pagas com finalidades imediatistas.

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