Como grandes empresas planejam seu marketing digital?

por set 22, 2020

Estabelecer presença sólida na internet já não é mais privilégio das grandes empresas, tendo se transformado em requisito obrigatório para qualquer empreendimento atual, independente do seu tamanho.

Apesar disso, as micro e pequenas organizações podem (e devem) aprender muito com as práticas em marketing digital levadas a cabo pelas grandes empresas.

Afinal, como essas gigantes do mercado planejam e executam suas estratégias de marketing digital?

A principal premissa de toda e qualquer estratégia de marketing digital passa de forma obrigatória pela experiência do usuário com a marca, em detrimento de mensagens de persuasão típicas. Ou seja, o usuário deve interagir com a marca de forma positiva, divertida, espontânea e de forma que acrescente na sua vida e/ou supra alguma necessidade, sem que ele tenha que, necessariamente, prover algo em troca.

Grandes empresas, de forma geral, encaram o marketing digital com uma importância estratégica muito acentuada – sendo este um dos principais fatores que diferenciam e separam os grandes dos pequenos. Campanhas on-line devem receber o mesmo tratamento e se tornar pauta das decisões mais importantes dentro da empresa, tendo o devido destaque e dedicação dentro do planejamento geral e estratégico da empresa.

Padronização do discurso e do visual

Basta uma pesquisa rápida para perceber que as grandes empresas não fazem as coisas “de qualquer jeito” na internet. Tudo é planejado: o que será dito, como será dito, que canais utilizar, que público atingir e o que esperar de resultado. Isso é padronizar.

Além de ter bem definidos todos esses aspectos com relação ao conceito e à mensagem a ser transmitida, é também importante estabelecer padrões visuais nessas comunicações. Site, página no Facebook, conta no Twitter, campanhas de e-mail marketing e e-mails genéricos (até mesmo os enviados internamente) devem obedecer layout e cores estabelecidas no planejamento, usados sempre de forma harmoniosa.

E tudo isso é importante não porque é “bonito” – o público sabe reconhecer, na maioria das vezes de forma inconsciente, quando uma empresa constrói sua presença na internet de forma caótica, sem planejamento e sem uma mensagem clara.

Personalização da mensagem

A despeito de paradoxos aparentes, a personalização da mensagem que sua empresa transmite é parte integrante do planejamento, atuando em conjunto com a padronização. Falas “prontas” não são bem vistas pelo público – ao invés disso, o ideal é que cada interação direta seja feita de forma única, personalizada, para cada usuário.

Nesse sentido, as grandes empresas trabalham o relacionamento com os usuários na internet de forma exclusiva e personalizada, levando em consideração a premissa de que uma de suas principais necessidades na rede é ser tratado de forma única, passando a se sentir especial.

Oportunidades na “real-life”

Outra estratégia bastante utilizada pelas grandes do mercado são as inserções relacionadas a fatos e eventos ocorridos no mundo “off-line”. Bons exemplos são as campanhas veiculadas durante espetáculos como o Super Bowl, nos EUA.

Esse tipo de ação pode ter como alvo também fatos e acontecimentos na vida real, “offline”, de pessoas comuns – como, por exemplo, uma simples e corriqueira ida a um bar ou restaurante, cinema, compra de algum produto, dentre outros.

As grandes empresas promovem campanhas que estimulam consumidores/usuários a interagirem com a marca, postando fotos, vídeos e comentários com marcações específicas, garantindo visibilidade.

Qual a estratégia da sua empresa para que os clientes tenham um maior engajamento com a marca? Quer uma ajudinha? Entre em contato conosco e vamos falar de estratégias digitais!

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