Como o digital se tornou Core Business para todos os segmentos durante e no pós-pandemia

por out 27, 2020

A pandemia causada pelo novo coronavírus impactou a economia global, sendo responsável por mudanças acentuadas nos hábitos de consumo. Diante desses acontecimentos, como as empresas precisam encontrar respostas para se posicionarem de forma competitiva no mercado? Sem dúvidas, uma transformação digital é um dos caminhos a seguir.

Assim, utilizando as ferramentas adequadas, elas permitem implementar rotinas de trabalho remoto, realizar vendas on-line, oferecer canais de atendimento ao cliente, etc.

Além disso, com uma boa estratégia de Marketing Digital as empresas podem explorar todo o potencial da era de dados, para elaborar campanhas personalizadas, assertivas e mensuráveis. Com isso, é possível melhorar os resultados das vendas, fidelizar clientes e muito mais.

Dessa forma, fica evidente que as empresas que já estavam com sua estratégia de transformação digital consolidada conseguiram responder mais pronta e assertivamente aos desafios impostos pela COVID-19.

Mas, o que as empresas podem fazer para embarcarem nesta jornada? Qual a importância do digital no pós-pandemia? A resposta a essas e outras perguntas você encontra a seguir!

O que é a transformação digital?

O conceito de transformação digital pode variar de empresa para empresa, uma vez que cada uma tem demandas e necessidades diferentes.

No entanto, de forma extensiva, ela significa usar a tecnologia para criar formas diferenciadas de fazer negócios para impulsionar o crescimento em mercados novos e existentes.

Ou ainda, a transformação digital também como o processo de integração da tecnologia em todas as áreas de um negócio. Não se trata apenas de aprimorar os métodos tradicionais, mas também de reformulá-los para atender às mudanças nas expectativas do mercado.

Para exemplificar, basta analisar como a jornada de compra mudou nos últimos anos. Hoje, antes de realizar uma aquisição, é comum que os consumidores leiam sobre os produtos, comparem preços em diferentes sites, confiram as avaliações do item desejado e a reputação do fornecedor e muito mais.

Transformação Digital no Marketing e Vendas

Nesse cenário, é fundamental que as empresas tenham uma forte presença digital. E isso não significa apenas ter um site ou redes sociais.

É preciso que eles estejam otimizados para que sua empresa e seus produtos ou serviços possam ser facilmente localizados pelos mecanismos de buscas e, assim, aumentar o tráfego orgânico em seu site.

Nesse sentido, ter um bom Marketing Digital faz toda a diferença. Isso porque, além de otimizar seu site, essa estratégia ajuda sua empresa a aumentar as vendas, uma vez que permite criar campanhas personalizadas para atingir o público de maneira muito mais assertiva.

Além disso, essa abordagem ajuda as empresas a tornarem o processo de prospecção de clientes muito mais assertivo e mensurável.

Ao integrar as ferramentas de marketing on-line com soluções de CRM, por exemplo, é possível ter um acompanhamento muito mais preciso da taxa de conversão de clientes e da efetividade de suas estratégias.

De fato, o objetivo central da transformação digital é oferecer às empresas recursos apropriados para que elas possam competir de maneira eficaz em uma economia digital em constante mudança.

Assim sendo, fica evidente que esse processo de uso da tecnologia não é apenas uma resposta ao cenário atual de pandemia. Pelo contrário, é um requisito essencial para as empresas que desejam superar os desafios atuais e futuros de forma assertiva.

Por que o digital se tornou Core business para todos segmentos durante e no pós-pandemia?

Como já citado, as empresas que já tinham iniciado o processo de transformação digital antes da pandemia, conseguiram se adaptar melhor a esse novo cenário e oferecer soluções rápidas para lidar com os novos desafios.

No entanto, as mudanças de comportamento dos consumidores condicionados pela COVID-19 ainda exigem adaptações dos modelos de negócio para que as empresas consigam se manter competitivas no momento atual e no pós-pandemia.

Isso fica evidente quando analisamos os números e as tendências de mercado. O e-commerce brasileiro, por exemplo, registrou uma expansão de 40% no ano de 2020.

Por mais que seja, em grande parte, uma necessidade, essa não deve ser uma tendência momentânea. Um levantamento realizado pelo NZN Intelligence, antes da pandemia, revelou que  compra on-line já era a preferida de cerca de 74% dos brasileiros.

Esse cenário de forte crescimento do e-commerce e os novos hábitos de compra justificam os resultados da pesquisa realizada pela Endeavor, PEGN e Resultados Digitais, com cerca de 1.200 PMEs. Nela, 70,9% dos entrevistados disseram que melhorar o Marketing e as vendas são os tópicos mais relevantes no cenário atual.

Analisando o cenário atual e as projeções futuras, fica evidente que as empresas precisam voltar suas estratégias para o mundo digital, o que inclui adequação de seus processos e otimização do Marketing on-line.

Hoje, mais do que nunca, o marketing digital é visto como uma estratégia eficaz para expandir as operações e ajudar as empresas a reinventar seu modelo de negócios, entrar em novos mercados e atingir novos consumidores.

Mas, para obter os resultados esperados, é preciso utilizar as estratégias adequadas para o seu negócio. Ou seja, para não perder tempo e obter o melhor retorno do investimento é fundamental contar com a assessoria de empresas especializadas. Assim, sua empresa pode embarcar na transformação digital de forma assertiva.

Como ser competitivo no pós-pandemia?

Embarcar na transformação digital é essencial para as empresas moldarem sua cultura, seus processos, bem como modernizarem suas ferramentas de trabalho, de modo a atender às demandas de mercado, cada vez mais mutáveis.

No entanto, isso, por si só, não é o suficiente para torná-las competitivas. Para isso, também é preciso desenvolver e implementar estratégias assertivas para atrair clientes e oferecer-lhes uma experiência positiva.

Nesse sentido, ter um site otimizado é fundamental para que sua empresa consiga atingir seus objetivos.

Primeiramente, para que a sua empresa possa ser encontrada no universo digital é necessário implementar algumas técnicas que permitam que ela seja bem ranqueada nos sites de pesquisa.

Dentre as soluções possíveis, podem ser implementadas as estratégias de SEO, prática consolidada no universo do inbound marketing.

No entanto, não basta apenas atrair o cliente em potencial para o seu site, é preciso oferecer-lhe uma navegação fácil, um design atrativo, uma interação prática e funcional, enfim, uma ótima experiência de navegação.

Com uma estratégia de marketing digital adequada, sua empresa terá muito mais chances para atrair e converter prospects em clientes.

Nesse sentido, você pode contar com a Indiga Marketing Digital. Sabemos que o futuro dos negócios é digital e estamos preparados para ajudar a sua empresa a traçar e implementar as melhores estratégias para atrair clientes e gerar novas vendas. Como, por exemplo, verificar se o site oferece uma navegação fácil, um design atrativo, uma interação prática e funcional, enfim, uma ótima experiência de navegação. Analisar também como está o SEO, prática consolidada no universo do inbound marketing. Revisar sua estratégia de anúncios, e-mails, nutrição de leads, ou seja, fazer uma avaliação de ponta a ponta.

Aproveite a oportunidade e descubra como está a saúde da sua estratégia digital. Clique aqui e faça o check-up digital Indiga, que desde 2013 ajuda empresas a criar estratégias de crescimento sólidas e bem estruturadas.

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Photo by Headway on Unsplash

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