Consigo gerenciar sozinho uma campanha de Google Ads?

por nov 7, 20161 Comentário

google-adwords-4-dicas-para-aumentar-o-score-da-sua-empresaCampanhas de links patrocinados do Google AdWords são essenciais em qualquer estratégia de otimização de buscas na internet. Isso porque o serviço de publicidade online ajuda a atrair mais clientes, uma vez que gera tráfego qualificado para o seu site por meio de anúncios no Google relacionados a palavras-chave.

Há empresários que se arriscam a utilizar a ferramenta sem a orientação de uma equipe capacitada, principalmente os que estão começando o negócio agora. Afinal, basta criar uma conta e publicar o anúncio, certo? No entanto, se você está pensando em se aventurar sozinho no Google AdWords, primeiro responda duas perguntas fundamentais:

Tenho tempo para administrar minhas campanhas?

Publicar o anúncio em si é fácil, mas para que o link patrocinado dê os resultados que você espera, isso não é o suficiente. É preciso se dedicar à campanha para avaliar a performance dos anúncios e excluir os que renderam poucos cliques, analisar os índices de conversão e geração de leads e escolher as melhores palavras-chave para a sua estratégia.

Tenho conhecimento necessário para criar e administrar minhas campanhas?

Uma boa campanha de AdWords começa com um ótimo planejamento. É importante ter um objetivo, fazer o diagnóstico do seu público-alvo, analisar o potencial do seu negócio, buscar dados do seu site no Google Analytics (como “quantas visitas meu site tem atualmente” e “quanto tempo os usuários navegam na minha página”). E depois que a campanha estiver no ar, você deve acompanhar seu desempenho. Tudo isso demanda conhecimentos específicos, que vão além dos que qualquer curioso em links patrocinados tem.

Mas afinal, consigo gerenciar sozinho uma campanha no Google AdWords?

Os resultados do Google AdWords dependem da capacitação e da dedicação do responsável em administrar as campanhas. Para não investir seu tempo e dinheiro em uma ação que, no final, não vai gerar resultados – o famoso barato que sai caro –, o ideal é contar com uma agência especializada em marketing digital. Quer conhecer algumas vantagens?

Tenha mais tempo para o seu negócio

Enquanto a equipe da sua agência cuida dos anúncios da sua campanha, você utiliza seu tempo para administrar o negócio, cuidar das finanças, verificar quais melhorias são necessárias no atendimento, como anda seu estoque e aumentar a satisfação do cliente. Ou seja, você poderá se dedicar 100% ao seu empreendimento.

Uma campanha normal, mas bem administrada, costuma tomar de 16 a 32 horas por mês. Se você não contar com uma solução informatizada, que faça uma administração mais simplificada, com certeza gastará um tempão no AdWords Editor ou direto na plataforma. Não são muito amigáveis, e ajustem são individuais. Tente mudar o preço do custo por clique em 50 ou 100 palavras-chave, na mão, um a um.

Garanta uma campanha em várias modalidades

Os anúncios por meio do Google AdWords vão além dos links na página de resultados do buscador. Há ainda a Rede de Displays, que são anúncios em sites parceiros; a Rede de Pesquisa, que são os anúncios próximos aos resultados orgânicos e que tem como diferencial a segmentação; e o Remarketing, que mostra anúncios sob medida para os visitantes que já visitaram o seu site. Você sabia disso? Pois as agências de marketing digital sabem!

Melhore seu quality score

O Google AdWords trabalha com o modelo de cobrança chamado Custo por Clique (CPC), em que você define um orçamento diário e um custo máximo por cada clique em seu anúncio. Para isso, há o quality score, que classifica as campanhas de acordo com algumas variáveis, como as palavras-chave selecionadas. Quanto melhor sua classificação, menor será seu custo por clique. Uma equipe especializada conta com conhecimento para otimizar os valores no sistema CPC e ajustar as estratégias de acordo com o quanto você pode investir.

O modelo de cobrança CPC também facilita na hora de alocar os recursos na estratégia de otimização do site. Você pode usar parte para a contratação e o restante na campanha de AdWords.

Viu só como contratar uma agência para cuidar das suas campanhas não é um gasto, mas sim um investimento? Caso você tenha alguma dúvida, deixe um comentário para a gente!
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Photo by Tobias Moore on Unsplash

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