CPC, CPM e CPA: Entenda como funciona cada uma dessas modalidades de pagamento para ações digitais
Retorno sobre o investimento: é isto que buscam as empresas e agências especializadas em desenvolver ações de marketing digital para elas. Contudo, para obter um resultado favorável e otimizar as conversões, é preciso conhecer as modalidades de pagamento mais comuns paara elas. Dessa forma é possível tomar uma melhor decisão para a estratégia elaborada, conforme orçamento disponível.
Por isso, vamos apresentar a seguir o funcionamento dos principais modos de pagamento do mercado digital. Confira cada um deles e decida qual se encaixa melhor com os objetivos das ações propostas:
CPC: Custo por Clique, a opção mais popular do AdWords
O CPC é modalidade mais popular de pagamento. Com ele, o anunciante pagará o preço estipulado por cada clique efetuado em seu anúncio. Essa modalidade é bastante utilizada no sistema de anúncios da gigante da internet, a Google.
No sistema do Google Adwords, por exemplo, o preço do clique é definido por um sistema de leilões que imprime um valor máximo a ele, mas isso não significa necessariamente que o anunciante pagará este valor, apenas que ele pode pagar caso seja necessário. Ao vencer o leilão, o anunciante ganha o direito de usar a palavra-chave durante o período de sua campanha pagando o CPC Real, ou seja, o preço final definido por uma série de fatores.
A grande vantagem do custo por clique é que o anuncio pode ser exibido e visto por muitas pessoas, mas o anunciante só pagará por quem efetivamente clicar no link disponibilizado. Portanto o CPC deve ser a sua escolha caso sua campanha tenha como objetivo fazer com que o usuário acesse o seu site, onde pode converter uma compra, preencher um cadastro, por exemplo.
Quality Score, o herói ou vilão do CPC
Além da qualidade do anúncio, o que vai definir se o seu clique custará mais caro ou barato é o Quality Score. Quality Score é a combinação vários fatores, escondidos a sete chaves pelo Google, e que define o quanto seu clique custará a mais que os outros. Segundo a Wordstream, você pode pagar 20-40% a menos, ou até 600% a mais no clique.
Se você quiser aumentar seu Quality Score, seguem algumas dicas no artigo como aumentar o quality score no Google AdWords
CPM: Custo por Mil impressões
O CPM é baseado nas impressões do anúncio, ou seja, na exibição dele para o seu público-alvo. O anunciante, então, paga o valor definido por mil impressões (visualizações). Diferentemente do CPC, as pessoas não precisam clicar no anúncio, apenas visualizar seu conteúdo.
O custo por mil é uma modalidade indicada para campanhas que objetivam a divulgação de marcas, produtos ou trabalho de branding. A mensagem principal está apenas no anúncio, sem depender que as pessoas cliquem em um link para acessarem uma landing page – o que não significa que sua empresa não precise ter uma ou que não dê importância a ela.
Esta modalidade é comumente utilizada na rede de display do Google, o Adsense, que trabalha com uma rede de blogueiros e sites parceiros na divulgação de produtos, serviços e marcas.
CPA: Custo por Ação
O CPA também pode ser conhecido como Custo por Ação, Custo por Aquisição ou Custo por Conversão. É uma modalidade ainda mais focada nas conversões em vendas, em que o anunciante definirá uma ação específica para servir de critério para o pagamento. Por exemplo, você quer que os usuários entrem em seu site e comprem um produto ou façam um cadastro: através do CPA você só irá pagar se essa conversão acontecer.
A vantagem do CPA é que você pode direcionar a campanha para a ação que você deseja realizar. Assim, o seu investimento reflete exatamente o resultado obtido, potencializando o retorno sobre ele.
O CPA é muito utilizado em parcerias e em redes de afiliados, sejam próprias – sua empresa desenvolve um sistema específico – ou em programas já consagrados. As parcerias também funcionam muito bem nesta modalidade que garante, assim, um investimento proporcional ao sucesso dela.
CPC, CPM ou CPA – cada um no seu lugar
Como você viu, tanto o CPC quanto o CPM e o CPA possuem, cada um, suas vantagens específicas. É importante conhecer as opções disponíveis para criar estratégias ou simplesmente aprovar ações.
Para definir qual é a melhor modalidade de pagamento para sua campanha, é preciso ter em mente quais são os objetivos que você deseja alcançar, bem como os canais que utilizará e a infraestrutura disponível. Ao casar uma boa campanha com o formato de pagamento correto, você potencializa seus resultados e garante o melhor retorno sobre investimento.
E você, já está investindo em PPC?
Caetano Notari
Conteúdo fantástico, tirou uma dúvida que eu tinha sobre CPA. CONTEÚDO objetivo e resumido sem enrolação, vou ler mais conteúdo por aqui….pois esse achei pelo google e respondeu minha dúvida….Parabéns
Obrigado Edson: continue no blog.