CPC, CPM e CPA: Entenda como funciona cada uma dessas modalidades de pagamento para ações digitais

por out 25, 20162 Comentários

cpc-ppc-cpa-entenda-como-funcionamRetorno sobre o investimento: é isto que buscam as empresas e agências especializadas em desenvolver ações de marketing digital para elas. Contudo, para obter um resultado favorável e otimizar as conversões, é preciso conhecer as modalidades de pagamento mais comuns paara elas. Dessa forma é possível tomar uma melhor decisão para a estratégia elaborada, conforme orçamento disponível.

Por isso, vamos apresentar a seguir o funcionamento dos principais modos de pagamento do mercado digital. Confira cada um deles e decida qual se encaixa melhor com os objetivos das ações propostas:

 

O CPC é modalidade mais popular de pagamento. Com ele, o anunciante pagará o preço estipulado por cada clique efetuado em seu anúncio. Essa modalidade é bastante utilizada no sistema de anúncios da gigante da internet, a Google.

No sistema do Google Adwords, por exemplo, o preço do clique é definido por um sistema de leilões que imprime um valor máximo a ele, mas isso não significa necessariamente que o anunciante pagará este valor, apenas que ele pode pagar caso seja necessário. Ao vencer o leilão, o anunciante ganha o direito de usar a palavra-chave durante o período de sua campanha pagando o CPC Real, ou seja, o preço final definido por uma série de fatores.

A grande vantagem do custo por clique é que o anuncio pode ser exibido e visto por muitas pessoas, mas o anunciante só pagará por quem efetivamente clicar no link disponibilizado. Portanto o CPC deve ser a sua escolha caso sua campanha tenha como objetivo fazer com que o usuário acesse o seu site, onde pode converter uma compra, preencher um cadastro, por exemplo.

Quality Score, o herói ou vilão do CPC

Além da qualidade do anúncio, o que vai definir se o seu clique custará mais caro ou barato é o Quality Score. Quality Score é a combinação vários fatores, escondidos a sete chaves pelo Google, e que define o quanto seu clique custará a mais que os outros. Segundo a Wordstream, você pode pagar 20-40% a menos, ou até 600% a mais no clique.

Se você quiser aumentar seu Quality Score, seguem algumas dicas no artigo como aumentar o quality score no Google AdWords

CPM: Custo por Mil impressões

O CPM é baseado nas impressões do anúncio, ou seja, na exibição dele para o seu público-alvo. O anunciante, então, paga o valor definido por mil impressões (visualizações). Diferentemente do CPC, as pessoas não precisam clicar no anúncio, apenas visualizar seu conteúdo.

O custo por mil é uma modalidade indicada para campanhas que objetivam a divulgação de marcas, produtos ou trabalho de branding. A mensagem principal está apenas no anúncio, sem depender que as pessoas cliquem em um link para acessarem uma landing page – o que não significa que sua empresa não precise ter uma ou que não dê importância a ela.

Esta modalidade é comumente utilizada na rede de display do Google, o Adsense, que trabalha com uma rede de blogueiros e sites parceiros na divulgação de produtos, serviços e marcas.

CPA: Custo por Ação

O CPA também pode ser conhecido como Custo por Ação, Custo por Aquisição ou Custo por Conversão. É uma modalidade ainda mais focada nas conversões em vendas, em que o anunciante definirá uma ação específica para servir de critério para o pagamento. Por exemplo, você quer que os usuários entrem em seu site e comprem um produto ou façam um cadastro: através do CPA você só irá pagar se essa conversão acontecer.

A vantagem do CPA é que você pode direcionar a campanha para a ação que você deseja realizar. Assim, o seu investimento reflete exatamente o resultado obtido, potencializando o retorno sobre ele.

O CPA é muito utilizado em parcerias e em redes de afiliados, sejam próprias – sua empresa desenvolve um sistema específico – ou em programas já consagrados. As parcerias também funcionam muito bem nesta modalidade que garante, assim, um investimento proporcional ao sucesso dela.

CPC, CPM ou CPA – cada um no seu lugar

Como você viu, tanto o CPC quanto o CPM e o CPA possuem, cada um, suas vantagens específicas. É importante conhecer as opções disponíveis para criar estratégias ou simplesmente aprovar ações.

Para definir qual é a melhor modalidade de pagamento para sua campanha, é preciso ter em mente quais são os objetivos que você deseja alcançar, bem como os canais que utilizará e a infraestrutura disponível. Ao casar uma boa campanha com o formato de pagamento correto, você potencializa seus resultados e garante o melhor retorno sobre investimento.

E você, já está investindo em PPC?

Caetano Notari

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