Google AdWords sem segredos: o que é Rede de Display?
A partir de hoje você acompanhará uma série, com 3 posts, muito útil para quem investe ou pretende acrescentar às suas estratégias de marketing digital os links patrocinados da Google: a Google AdWords sem segredos.
Hoje vamos apresentar a você a Rede de Display do Google: o que é, como funciona e como utilizar este recurso para otimizar sua verba de publicidade e aumentar o retorno sobre seus investimentos online. Vamos começar?
O que é a Rede de Display
Você provavelmente já viu anúncios da Rede de Pesquisa na página de resultados do Google. Mas é possível ir muito além, alcançando novos grupos de usuários e maior segmentação através de anúncios na Rede de Display.
A Rede de Display é formada por sites do próprio Google, como o Gmail, Youtube e Blogger, além de alguns milhões de sites parceiros que alcançam mais de 80% de todos os usuários da internet no mundo, em diversas categorias. Ao utilizar a Rede de Display, você pode fazer com que seu anúncio seja exibido para o público-alvo exato, escolhendo os sites que abordam temas específicos de interesse.
Exemplo de anúncio da Rede de Display. Anúncio exibido de acordo com o tema da página.
Vantagens da Rede de Display
As redes de Display e de Pesquisa normalmente são usadas de forma complementar. É importante entender as particularidades do seu público e mercado, para definir corretamente os anúncios em cada uma das redes. E, claro, sempre testar e rever a estratégia.
Como estamos tratando especificamente da Rede de Display, vamos listar algumas de suas vantagens:
- Utilização de anúncios gráficos: ao contrário de Rede de Pesquisa, em que os anúncios são exibidos em formato de texto, a Rede de Display permite a exibição de banners em diversos formatos (inclusive vídeo). Isto pode ser especialmente útil para alguns segmentos, como Moda, por exemplo.
- Segmentação por interesses do usuário: se você vende, digamos, suplementos alimentares, o que acha de exibir seus anúncios apenas para usuários interessados em fitness?
- Escolha de sites específicos: através dos canais gerenciados, você pode selecionar os sites que julga mais adequados à sua campanha e exibir seus anúncios apenas neles.
- Remarketing: recurso que atinge altas taxas de conversão, o remarketing consiste em exibir anúncios para usuários que já visitaram seu site mas não chegaram a converter. Anúncios do produto visitado são exibidos para o seu potencial cliente enquanto ele navega pelos milhões de sites da Rede de Display, promovendo um recall e incentivando a finalização da compra ou outros tipos de conversão.
Como iniciar sua campanha
A implementação de campanhas na Rede de Display é relativamente simples. O Google inclusive disponibiliza uma página com todas as informações necessárias para se iniciar uma campanha. Uma vez decidido, você deverá seguir os seguintes passos:
- Criar sua conta (ou fazer seu login, caso já possua uma conta)
- Criar uma campanha
- Criar grupos de anúncios
- Definir segmentação e lances
- Criar anúncios gráficos
Voilà, sua campanha está no ar!
Lembre-se de monitorar diariamente os seus anúncios. O sucesso de suas campanhas em AdWords depende diretamente do acompanhamento frequente, testes e correção ou desativação de anúncios que não estejam alcançando os resultados esperados. Uma boa estratégia é iniciar com investimentos mais baixos até se familiarizar com a ferramenta. Quando se sentir seguro, considere aumentar a verba.
Apesar de relativamente simples, é necessário um acompanhamento mais aproundado e constante das campanhas em prol da otimização dos resultados e, consequentemente, do retorno sobre o investimento. Por isso, é sempre importante contar com profissionais altamente qualificados. Caso você precise de ajuda ou tenha alguma dúvida, conte com a Indiga!
Mantenha-se atento também aos outros posts da série Google AdWords sem segredos e, claro, queremos sempre ouvir suas opiniões e dúvidas. Deixe seu comentário abaixo!
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