Competências e habilidades para um profissional de marketing digital

por out 26, 2016

quais-competncias-e-habilidades-um-profissional-de-marketing-digital-precisa-desenvolver-s-1Se existe uma área de estudos realmente multidisciplinar, essa é o marketing. Reunindo campos de conhecimento como administração, comunicação, vendas, finanças, matemática e estatísica, o marketing e suas vertentes – principalmente o marketing digital – exige dos profissionais e pesquisadores dedicação ampla em todas essas áreas. Mas será que apenas o conhecimento puro é suficiente para o sucesso com o marketing digital?

A vivência de mercado de diversos profissionais mostra que não – além de devorar uma verdadeira miríade de livros, apostilas e artigos, é necessário desenvolver algumas competências e habilidades que serão decisivas para que os projetos e campanhas de marketing digital tenham eficácia. Vamos conhecer algumas delas?

Planejamento

images_7Básico do básico. Possuir boa capacidade de planejamento é imprescindível para qualquer profissional na atualidade, em especial para aqueles que lidam com negócios. No caso, planejar significa observar o processo a uma certa distância, de forma holística (como um todo), e prever todas e cada uma das etapas a serem realizadas para que o projeto tenha sucesso. Um bom planejamento de uma campanha de marketing digital, por exemplo, tem itens como objetivo (o que fazer), metodologia (como fazer), ferramentas (o que usar), orçamento (quanto gastar), cronograma (quanto tempo levar), dentre outros.

Organização

Enquanto o planejamento está no papel, ele não passa de uma ideia bem estruturada que ainda não se tornou realidade, e cabe à capacidade de organização do profissional de marketing digital fazer a coisa se movimentar. Assim, ele deve separar o projeto (planejamento) em atividades, delegar cada uma delas a outros profissionais, estabelecer prazos e controlar resultados.

Comunicação

Saber se comunicar também é outro item obrigatório para qualquer pessoa hoje em dia, tanto profissionalmente quanto socialmente. O profissional de marketing digital deve absorver cada vez mais informações sobre seu público interlocutor e conseguir emitir mensagens na mesma codificação e expressar conceitos de forma clara e concisa. Além disso, boa comunicação tem tudo a ver com bom relacionamento interpessoal, fator importante para o desenvolvimento e evolução profissional de forma global.

Persuasão

Competências e habilidades ligadas à persuasão seriam um “adendo” importante à capacidade de comunicação do profissional de marketing digital. Pois, além de comunicar-se bem, ele deve possuir conhecimentos sobre as necessidades e desejos do público, usando essas informações de forma positiva para levar o usuário a tomar determinadas decisões e realizar algumas ações, que incluem cadastrar-se em uma newsletter, assistir a um vídeo ou ver determinado conteúdo, para no fim realizar a ação “final”, geralmente a compra de um produto ou contratação de um serviço.

Julgamento e Estatística

O profissional constantemente se vê frente a uma enorme quantidade de dados, informações e estatísticas, na maioria das vezes “crus”, sem nenhum tipo de interpretação. Cabe a ele desenvolver e utilizar sua capacidade de julgamento sobre o que esses dados querem dizer e tomar as devidas decisões – e de preferência com bastante agilidade, uma vez que o mundo digital trabalha com um resguardo mínimo de tempo, na casa dos minutos.

Cursos e Artigos para quem quer aprender mais

Para se preparar, recomendamos dois artigos:

Share This

Curtiu?

Compartilhe nas mídias sociais.