Marketing Digital: 50 artigos para turbinar seu conhecimento em 10 dias

por out 13, 201911 Comentários

Quando comecei a aprender sobre Marketing Digital, eu resolvi fazer uma ampla busca na Internet. Procura daqui, procura dali e descobri 87 blogs interessantes. Carreguei em um RSS reader e voilá: mais de 35.000 artigos para ler! Impossível. Hora do plano B. Descobrir o que realmente era muito melhor que o resto. E isso tomou tempo demais: 9 meses para ser mais exato.

Como ninguém merece passar por isto também, fiz essa compilação de tudo o que acho importante saber sobre o Marketing Digital. Vamos lá. 

 

Ajudando a separar o joio do trigo

 

Esse artigo é para você que está querendo aprender mais sobre Marketing Digital. Não importa se já domina algumas áreas, ou se está começando em tudo, a lista contempla todo mundo. É a lista que eu adoraria receber no começo da minha jornada. Teria facilitado muito a minha vida, e espero que faça o mesmo por você.

Optei por colocar 50 posts escolhidos a dedo, cada um para um bloco do Marketing Digital. São bem amplos, de SEO a Mídias Sociais, de Inbound Marketing a Landing Pages.

Você pode se perguntar: “mas eu trabalho só com mídias sociais, preciso saber do resto?”. A minha resposta é simples: sim. Os profissionais que busco para a Indiga têm um conhecimento específico profundo em uma área, mas pelo menos uma noção básica de tudo. Então, mãos à obra, que isso deixará você muito acima do restante dos profissionais.

 

Como usar este Post:

 

Este artigo está dividido em seções. Algumas com mais, outras com menos artigos.

Dedique pelo menos uns 30-45 minutos para cada bloco. Leia cada um dos artigos e baixe os ebooks. Eu também gosto de imprimi-los em PDF e deixar em uma pasta dedicada a isso, para consulta rápida, afinal nem sempre temos uma conexão disponível quando precisamos de uma informação de bate-pronto. Os blocos são:

  • Dia 01 – Marketing Digital: conceitos básicos
  • Dia 02 – O que é Marketing de Conteúdo?
  • Dia 03 – O que é Inbound Marketing?
  • Dia 04 – Entendendo o que é SEO
  • Dia 05 – O que são Landing Pages?
  • Dia 06 – O que é Automação de Marketing?
  • Dia 07 – Geração e Nutrição de Leads com Workflows
  • Dia 08 – Dominando as Mídias Sociais
  • Dia 09 – KPIs para Marketing Digital
  • Dia 10 – Como estruturar uma área de Marketing Digital?

A sequência de tópicos foi desenhada para garantir que o conhecimento necessário para entender cada dia, tenha sido abordado no(s) dia(s) anterior(es).

 

Importante: faça um bloco por dia

 

Comece pelo primeiro grupo. Leia os artigos, imprima e deixe o resto do dia para descansar. A informação assentará no seu cérebro de forma mais fácil. No dia seguinte, faça o próximo conjunto e em 10 dias você dominará todos os principais conceitos.

Escolhi artigos em Português e em Inglês, que por sinal é um idioma básico para quem quer dominar esse mercado dos blogs e empresas que considero que tenham um conteúdo top. Vamos aos artigos, lembrando que a numeração é apenas para organizar, não refletindo a importância de cada um.

 

Dia 01 – Marketing Digital: conceitos básicos

 

dia 01 - o que é marketing digital

 

Antes de entramos no detalhe, vale a pena rever o básico e olhar de forma ampla o mundo digital. Leia todos os artigos antes de mudar para o bloco seguinte.

 

#01: Marketing Digital: o que é isso afinal?

 

Esse post foi publicado no blog Marketing De Conteúdo, da Rock Content, e está no link:

http://marketingdeconteudo.com/marketing-digital/

O que gosto deste artigo é que ele explica, de maneira didática, muito sobre o Marketing Digital. Quais as vantagens, como funciona, quais as principais ferramentas e como aprender. É uma visão geral boa para quem está começando.

 

#02: Cases de Sucesso em Marketing Digital para te inspirar

 

Esse é um e-book publicado pela Resultados Digitais, com cases reais de Marketing Digital. Gosto dele porque mostra que funciona tanto para B2B, quanto para B2C.

http://materiais.resultadosdigitais.com.br/ebook-cases-marketing-digital

 

#03: What Makes Top Company Blogs So Successful?

 

Marketing Digital moderno sem Blog não dá certo. Principalmente para empresas B2B. Neste artigo, a HubSpot cria uma metodologia incrível para avaliar blogs de empresas e mostra resultados surpreendentes. Apesar de ser sobre o mercado britânico, as conclusões ajudam a entender melhor o que devemos pensar na hora de criar um blog corporativo. Em Inglês:

http://blog.hubspot.com/marketing/top-10-business-blog

 

#04: 9 regras para Vender Bem Pela Internet

 

Mais um e-book, dessa vez nosso. Vender pela Internet hoje em dia exige que sigamos algumas regras. Nós compilamos nesse e-book as 9 que consideramos mais importantes para todos que querem se aventurar no mundo das vendas online.

9 Regras para Vender Bem Pela Internet

 

#05: Como criar buyer personas para estratégia de marketing de conteúdo

 

Uma comunicação eficaz começa pelo entendimento a fundo do seu público-alvo, e isso se consolida em uma Buyer Persona. O artigo do blog da Contentools explica o que são buyer personas, e como essas representações fictícias dos seus clientes podem ajudar na sua estratégia de comunicação.

http://contentools.com.br/marketing-de-conteudo/aprenda-criar-buyer-personas-para-sua-estrategia-de-marketing-de-conteudo/

 

#06: Marketing Digital é mais barato que o Marketing Tradicional?

 

Sempre nos perguntam por que o Marketing Digital é uma tendência. Uma comparação com o marketing tradicional mostra o que você ganha ao aumentar a participação do Marketing Digital nas suas atividades. Artigo da Indiga:

http://www.indiga.com.br/por-que-o-marketing-digital-e-mais-efetivo-que-o-marketing-convencional/

 

Dia 02: O que é Marketing de Conteúdo?

 

dia 02 - o que é marketing de conteúdo

 

Ontem você aprendeu sobre os conceitos de Marketing Digital, mas leu algumas vezes sobre Marketing de Conteúdo, que muitas vezes é confundido com Inbound Marketing. Para evitar esses problemas, vamos primeiro explicar em detalhes o que é Marketing de Conteúdo. Também falaremos de ROI, o Retorno sobre o Investimento.

 

#07: What exactly is content marketing and why do you need it?

 

Gosto muito desse artigo. Acho uma maneira rápida e simples de explicar um conceito complexo como Marketing de Conteúdo, e tem referências adicionais interessantes. Em Inglês.

http://www.inc.com/anita-newton/what-exactly-is-content-marketing-and-why-do-you-need-it.html

 

#08: Comparing the ROI of Content Marketing and Native Advertising

 

A HBR, Harvard Business Review, é uma das publicações mais conceituadas no mundo dos negócios. Em uma comparação interessante, ela analisa o ROI, tanto do Marketing de Conteúdo quanto do Native Advertising. Artigo em Inglês.

https://hbr.org/2015/07/comparing-the-roi-of-content-marketing-and-native-advertising

 

#09: 65 Estatísticas de Marketing de Conteúdo para Você Conquistar seus Leitores

 

Um artigo interessante do Henrique Carvalho, criador do Viver de Blog. São estatísticas interessantes, com um link para baixar o e-book com todos os números e análises.

http://viverdeblog.com/65-estatisticas-marketing-de-conteudo/

 

#10: A Enciclopédia do Marketing De Conteúdo

 

Nada como um bom material de referência para deixar sempre ao alcance das mãos. Como me explicou o amigo Vitor Peçanha, da Rock Content, a ideia dele foi criar uma material completo. E conseguiu. São mais de 80 páginas explicando todos os conceitos de Marketing De Conteúdo. Não deixe de baixar.

http://marketingdeconteudo.com/a-enciclopedia-do-marketing-de-conteudo

 

#11: 4 Dicas para Engajar Toda a Empresa com Seu Marketing de Conteúdo

 

O Marketing de Conteúdo não decola se a sua empresa não estiver realmente engajada. Compartilhar artigos e feedbacks faz parte de uma estratégia de Marketing de Conteúdo. Vale a pena conferir.

http://contentools.com.br/marketing-de-conteudo/4-dicas-para-engajar-toda-a-empresa-com-seu-marketing-de-conteudo/

 

Dia 03: O que é Inbound Marketing?

 

dia 02 - o que é inbound marketing

 

Um dos tópicos mais quentes do mercado, o termo Inbound Marketing foi definido pela HubSpot. Então, que tal ter acesso aos melhores artigos para aprender o que é o Inbound Marketing? De quebra, você saberá explicar a diferença entre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.

Reserve pelo menos uns 45 minutos no dia de hoje.

 

#12: What is Inbound Marketing?

 

Começando pelos inventores do termo, nada melhor que verificar a definição da HubSpot do Inbound Marketing. O artigo está em Inglês, mas ainda é a principal referência para muitos sites e blogs.

http://www.hubspot.com/inbound-marketing

 

#13: O que é o Inbound Marketing que está virando o Marketing do Avesso?

 

Esse é mais um dos nossos artigos. O Inbound tem suas origens no Marketing de Permissão, de Seth Godin, e a implantação digital teve um grande impulsionamento pela HubSpot. Explicamos de forma simples e direta o que é o Inbound Marketing, por que vale a pena e como se beneficiar dele.

http://www.indiga.com.br/o-que-e-o-inbound-marketing-que-esta-virando-o-marketing-do-avesso/

 

#14: Inbound.org

 

Esse não é apenas um artigo, mas um site no qual você pode se cadastrar e interagir com especialistas em Inbound Marketing no mundo todo. O fórum é muito concorrido e as pessoas têm boa vontade em responder às suas dúvidas.

A maior parte das discussões são em Inglês, mas há muitos brasileiros cadastrados lá. É grátis e vale a pena.

http://inbound.org/

 

#15: Consumer Survey Reveals the Efficacy of Inbound Vs Outbound

 

A Moz, antiga SEOMoz, é uma fornecedora de ferramentas de SEO e Inbound Marketing das mais conceituadas no mundo. Em um artigo longo, faz uma comparação entre Outbound (o marketing tradicional baseado em publicidade e anúncios) com o Inbound Marketing. Em Inglês, longo e complexo, mas repleto de dados valiosos. Se precisar de referências para análises, não deixe de consultar.

https://moz.com/blog/consumer-survey-reveals-the-efficacy-of-inbound-vs-outbound

 

#16: Inbound Marketing: O Guia Definitivo

 

Mais um e-book interessante. Dessa vez da Rock Content em parceria com a Endeavor. Um guia de Inbound Marketing, de leitura leve e rápida. Preencha o formulário e receba o E-book na hora.

http://materiais.rockcontent.com/inbound-marketing-definitivo

 

#17: Por que toda empresa de tecnologia deveria investir em Inbound Marketing

 

Nesse artigo, a Resultados Digitais explica os benefícios do Inbound Marketing para empresas de tecnologia. Nós concordamos totalmente com o artigo, já que muitos de nossos clientes são do setor de tecnologia e têm tido resultados cada vez melhores com Inbound Marketing.

http://resultadosdigitais.com.br/blog/por-que-toda-empresa-de-tecnologia-deveria-investir-em-inbound-marketing/

 

Dia 04: Entendendo o SEO

 

dia 02 - entendendo seo

 

Saber o que é SEO (Seach Engine Optimization) e como otimizá-lo é um conhecimento desejável para qualquer profissional de marketing digital.

Esse dia é mais longo que os outros, até por incluir um vídeo de uma hora. Reserve pelo menos duas horas e caia de cabeça. Garanto que você se impressionar com o que aprenderá aqui.

 

#18: Beginner’s Guide to SEO

 

A Moz continua sendo uma das maiores fontes de informação sobre SEO no mundo. Além do tradicional Whiteboard Friday, eles criaram um guia de SEO para iniciantes. Didático, explica de forma detalhada o que uma pessoa precisa saber para começar a entender mais sobre SEO. Em Inglês, mas não deixe de ler.

https://moz.com/beginners-guide-to-seo

 

#19: Fatores de Rankeamento para SEO em 2015

 

O Fabio Ricotta, da Agência Mestre, publicou um artigo mostrando o que ainda vale para o SEO em 2015. Tem dúvida se backlinks ainda funcionam, ou se as palavras-chave no conteúdo ainda têm o peso de antes? Confira no artigo.

http://www.agenciamestre.com/seo/fatores-de-ranqueamento-para-seo-em-2015/

 

#20: It’s official – Google Says More Searches Now On Mobile Than On Desktop

 

Com a explosão dos smartphones e tablets, era apenas uma questão de tempo para que eles passassem as buscas feitas nos desktops. No artigo da Search Engine Land, o Google confirma que há mais buscas mobile que em desktops/laptops. Seu site já está responsivo? Isso entra no ranking feito em cada busca. Artigo em inglês.

http://searchengineland.com/its-official-google-says-more-searches-now-on-mobile-than-on-desktop-220369

 

#21: 17 mitos sobre SEO que você deve deixar para trás em 2015

 

Mais um e-book. Dessa vez, a HubSpot mostra quais os maiores mitos sobre SEO que você já pode desconsiderar. Leitura rápida e direta, não deixe de baixar.

http://br.hubspot.com/ofertas/17-mitos-seo-deixar-para-tras-2015

 

#22: Auditoria SEO – Dicas e Ferramentas (Webinar)

 

A SEMRush, que tem uma das ferramentas mais utilizadas de SEO, fez um webinar sobre dicas e ferramentas para uma auditoria de SEO. O webinar é grátis, basta preencher o formulário e assistir. Tem quase uma hora de duração e o conteúdo é carregado de coisas práticas, por isso, garanta um tempinho dedicado a isso para aproveitar ao máximo.

http://pt.semrush.com/webinars/auditoria-seo-dicas-e-ferramentas/

 

Dia 05: O que são Landing Pages?

 

 

dia 05 - o que são landing pages

 

Hojé é dia de conhecer algo novo e muito crítico para o mercado B2B: Landing Pages.

Não adianta montar uma campanha de AdWords e jogar o tráfego para o seu site. Na maior parte das vezes, os visitantes navegarão em uma, duas páginas e irão para o próximo resultado na busca do Google. Entram em cena as Landing Pages, páginas com uma única finalidade: capturar contatos.

Uma boa Landing Page é estruturada com poucos elementos, um texto otimizado para a venda, uma oferta excepcional e um formulário para captura de contatos. Isso é melhor descrito nos artigos abaixo:

 

#23: Landing Pages: o guia absolutamente completo

 

O pessoal do Viver de Blog reuniu em um infográfico algumas das melhores dicas para criar uma boa Landing Page. Leitura recomendada para quem está pensando em criar uma LP e está com dúvidas.

http://viverdeblog.com/landing-pages-infografico/

 

#24: 22 Brutally Honest Landing Page Critiques

 

Só quem já criou uma Landing Page sabe o quanto é difícil sair da teoria e ir para a prática. A Unbounce oferece um serviço para criação de Landing Pages completo, de alta performance e, de quebra, tem um blog sobre conversão de tráfego incrível.

Um dos posts que mais gosto é da análise de Landing Pages feitas por empresas na plataforma. Indo de ponto a ponto, mostram por que as páginas são boas, ruins e péssimas, e dá para aprender muito com essas informações. Em Inglês, vale muito a pena.

http://unbounce.com/landing-page-examples/22-brutally-honest-landing-page-critiques/

 

#25: O que é uma Landing Page e para que serve?

 

Landing Pages têm um função bem definida no marketing digital: capturar contatos. O artigo mostra de forma simples o que são, como funcionam e alguns exemplos. Para quem está começando.

http://www.indiga.com.br/o-que-e-uma-landing-page-e-para-que-serve/

 

#26: 101 Elements Of A Complete eCommerce Product Page

 

Uma boa landing page tem mais do que texto e imagens. O pessoal da VWO fez uma lista com mais de 100 elementos que devem estar em uma página de produtos, mas eu colocaria muitos deles em uma landing page. Em Inglês, mas bem recomendada.

https://vwo.com/blog/101-elements-product-page/

 

Dia 06: O que é Automação de Marketing?

 

dia 06 - o que é automação de marketing

 

Campanhas de Marketing Digital sem Automação de Marketing são como carros sem injeção eletrônica: funcionam, mas gastam demais e têm baixa performance.

Indo muito além do Google Analytics ou de uma ferramenta de e-mails, a Automação permite avaliar de forma ampla e completa tudo o que sua empresa faz no marketing digital.

É um dia um pouco mais longo. Reserve uma hora para aproveitar ao máximo os seguintes artigos:

 

#27: Automação de Marketing e Inbound Marketing: a verdade nua e crua

 

Esse nosso e-book deixa o marketing um pouco de lado e mostra, com resultados reais, os impactos do Inbound Marketing e da Automação de Marketing em empresas no Brasil. Leitura recomendada para quem pensa em começar a investir. 

http://indiga.com.br/inbound-marketing-e-automacao-de-marketing/

 

#28: Um case real de Automação de Marketing

 

Publicado no Blog da HubSpot Brasil, este artigo apresenta os resultados da utilização do Marketing Digital e Automação de Marketing pela Sky.One. Em pouco mais de um ano, eles conseguiram aumentar o tráfego orgânico com uma estratégia de blog atrelado ao SEO e resultados surpreendentes com a nutrição de leads.

http://br.hubspot.com/blog/case-de-sucesso-real-de-automacao-de-marketing

 

#29: What is Marketing Automation?

 

Para quem está disposto a ler bastante em inglês, o artigo da HubSpot é completíssimo. Indo além dos conceitos básicos, explica por que a automação falha para algumas empresas, como decidir se você já está pronto para implantar a ferramenta e muito mais. Recomendo que você leia antes os outros artigos, para já chegar sabendo um pouco sobre o assunto. Mas não deixe de ler.

http://www.hubspot.com/marketing-automation-information

 

#30: 3 motivos matadores para sua empresa pensar em Automação de Marketing

 

Ainda em dúvida se Automação de Marketing vale a pena para sua empresa? Veja então o que a Resultados Digitais, a empresa do RD Station, fala no artigo. Argumentos sólidos e muito bem explicados.

http://resultadosdigitais.com.br/blog/automacao-de-marketing/

 

#31: The Definitive Guide to Marketing Automation

 

Neil Patel, do QuickSprout, é uma das figuras mais conhecidas no mundo do Marketing Digital nos EUA. De uma forma simples, consolidou as informações de Automação de Marketing em um infográfico de fácil leitura. Em inglês.

https://www.quicksprout.com/the-definitive-guide-to-marketing-automation-chapter-1/

 

#32: 6 Marketing Automation Features that are revolutionizing marketing agencies

 

A SharpSpring é uma das melhores fornecedoras de Automação de Marketing nos EUA, ampliando a sua área de atuação para o resto do mundo. Em um artigo interessante, mostra como o conceito de Automação de Marketing muda radicalmente a forma como as agências aumentam sua eficiência e entregam resultados para seus clientes.

http://sharpspring.com/blog/article/6-marketing-automation-features-that-are-revolutionizing-marketing-agencies/

 

Dia 07: Geração e Nutrição de Leads com Workflows

 

 

dia 07 - o que é geração e nutrição de leads

 

Se você trabalha no B2B, vendendo para outras empresas, com certeza já ouviu falar de Leads de Vendas, as famosas oportunidades de vendas.

Os artigos de hoje foram escolhidos para mostrar como você pode montar a sua geração de leads e, mais importante ainda, como transformar um lead frio em um lead quente.

Vamos aos artigos.

 

#33: O que é nutrição de leads e como criar uma sequência de nutrição básica

 

Nutrição de Leads exige um bom planejamento. O Saulo Medeiros, amigo e divulgador de Inbound Marketing, fez um post muito bom no blog da HubSpot Brasil. Vale a pena ler.

http://br.hubspot.com/blog/o-que-e-nutricao-de-leads-como-criar-uma-sequencia-de-nutricao-de-leads-basica

 

#34: Nutrição de Leads de Vendas – Quais as melhores plataformas e soluções

 

Nesse artigo nós explicamos a importância da nutrição de leads e mostramos as principais plataformas do mercado para o B2B e B2C.

http://www.indiga.com.br/nutricao-de-leads-quais-as-melhores-plataformas-e-soluces/

 

#35: Lead Scoring 101: How to Use Data to Calculate a Basic Lead Score

 

Quando você começa a sua primeira nutrição de leads, tudo vai bem – até os 50 contatos iniciais. Você os acompanha, monitora um a um, entende o que estão fazendo. Mas se a sua geração de leads é boa, em pouco tempo você terá gente demais na sua nutrição para acompanhá-los individualmente. Nessa hora entra o Lead Scoring, no qual você dá notas para as atividades que as pessoas fazem em seu site. O artigo da HubSpot explica muito bem isso. Em inglês.

http://blog.hubspot.com/marketing/lead-scoring-instructions

 

#36: 9 Spam-Free Recipes for Nurturing and Converting PPC Leads

 

Muitas vezes ficamos sem saber como começar uma nutrição de leads. A solução veio com o Neil Patel, da QuickSprout (e outras empresas). Em um artigo muito bom, descreve 9 “receitas” para a nutrição de leads. Por exemplo, criar um curso de 7 dias. Recheado de infográficos, dicas, etc. Em inglês.

http://neilpatel.com/2015/07/11/9-spam-free-recipes-for-nurturing-and-converting-ppc-leads/

 

#37: As 7 atividades para montar do zero a sua geração de leads

 

Se você já compra leads no mercado e gostaria de gerar os seus próprios leads, que tal um guia explicando o que fazer? Simples e didático.

http://www.indiga.com.br/as-7-atividades-para-montar-do-zero-a-sua-geracao-de-leads-de-vendas/

 

#38: Geração de Leads com Google AdWords

 

O Google AdWords é uma das ferramentas mais eficientes na geração de leads para o B2B. Quando combinado com uma Landing Page, se torna ainda mais efetivo. No blog da RD, você aprende como deve preparar uma campanha de AdWords.

http://resultadosdigitais.com.br/blog/geracao-de-leads-com-google-adwords/

 

Dia 08: Dominando as Mídias Sociais

 

dia 08 - dominando as mídias sociais

 

Mídias Sociais já são parte integrante do nosso cotidiano. Usamos Facebook direto, tanto no micro quanto no smartphone, Twitter, LinkedIn, Instagram e agora, Snapchat e Periscope. A lista não para nunca.

Nesse tópico escolhi artigos que ajudarão você a gerenciar de forma eficiente o seu trabalho em mídias sociais. Passamos por ferramentas, tamanhos de imagens para cada uma, dicas sobre estratégia, Facebook Ads Manager e muito mais.

Dedique um bom tempo a cada uma delas, principalmente na parte de Ferramentas. Teste uma a uma até achar aquela que mais se adequa à sua rotina. Então, comecemos:

 

#39: Ferramentas Gratuitas para monitoramento de redes sociais

 

O trabalho em mídias sociais mudou muito nos últimos anos e passou a ter muito mais ênfase na parte analítica. Todos os clientes perguntam a mesma coisa: quais foram os resultados? Como você mede o sucesso? Quais as métricas?

Em agências, nós usamos ferramentas pagas (e caras) para monitorar e medir as redes. Mas para nossa sorte, o pessoal da Rock compilou uma lista com 15 ferramentas GRATUITAS que dão conta do recado. Vale a pena ler e testar.

http://marketingdeconteudo.com/ferramentas-gratuitas-para-monitoramento-de-redes-sociais/

 

#40: Ultimate Guide to Social Media Image Sizes

 

Trabalhar com mídias sociais é tentar se lembrar o tempo todo do tamanho de cada imagem. Será que no Facebook é 851 ou 850? No Twitter, qual é a dimensão do Header? 1500, 1600?

Esse artigo mostra tamanhos de todas as mídias socias. Posts, headers, anúncios. Mantenho esse link nos meus favoritos. Em inglês.

http://www.socialmediaexaminer.com/social-media-image-sizes/

 

#41: Why your Social Media Strategy isn’t working

 

Artigo interessante da Forbes, explicando por que a sua estratégia de mídias sociais não está funcionando. Em inglês.

http://www.forbes.com/sites/neilpatel/2015/06/17/why-your-social-media-strategy-isnt-working/

 

#42: 5 Advanced Social Media Advertising Strategies From the Experts

 

Nada como escutar de um expert algumas dicas. O blog da Hootsuite entrevistou 5 dos maiores especialistas no mercado sobre estratégias de mídias sociais. Vale a pena checar as recomendações deles. Em inglês.

http://blog.hootsuite.com/5-advanced-social-media-advertising-strategies-from-the-experts/

 

#43: New Facebook Ads Manager

 

Até uns 3 anos atrás, era possível fazer campanhas nas páginas do Facebook com resultados incríveis. Uma ideia criativa podia bombar e trazer muitas visitas a um site.

Infelizmente, o Facebook, como toda empresa, também precisa ganhar dinheiro. Cada mês que passa, vemos resultados cada vez menores nas publicações sem impulsionamento. Sejamos honestos: ser um profissional de mídias sociais exige um bom conhecimento das regras de anúncios no Facebook. O Jon Loomer é especializado no assunto e publicou um artigo interessante sobre o Ads Manager. Em inglês.

http://www.jonloomer.com/2015/07/03/new-facebook-ads-manager/

 

#44: 5 exemplos de campanhas de sucesso no Instagram

 

Que o Instagram é um sucesso, todo mundo sabe. Mas será que dá certo para empresas também?

Elencamos no artigo 5 empresas que usaram o Instagram de forma excepcional, conseguindo resultados memoráveis. De Nike a GE, são cases que funcionam tanto no B2B quanto no B2C.

http://www.indiga.com.br/5-exemplos-de-campanhas-de-sucesso-no-instagram/

 

Dia 09: KPIs para Marketing Digital (Indicadores Chave de Performance)

 

dia 09 - kpis para marketing digital

 

Esse é o dia do seu chefe!

Chefe e Cliente só têm uma coisa em mente quando você apresenta o impacto das campanhas de Marketing Digital: números. Claro que é um exagero, mas as métricas nas mídias sociais são fundamentais.

Selecionei um grupo de artigos que te ajudarão a montar um dashboard e deixar seu chefe muito satisfeito.

 

#45: KPI’s: O que são Key Performance Indicators (Indicadores Chaves de Performance)

 

Uma das maiores vantagens do Marketing Digital é permitir que tudo seja medido. Só que ao mesmo tempo, são tantas informações que nos perdemos. Eu gosto muito deste artigo pelo uso inteligente do infográfico para explicar alguns desses conceitos. Comece por ele.

http://www.marketingdeconteudo.com.br/infograficos/kpis-o-que-sao-key-performance-indicators-indicadores-chaves-de-performance/

 

#46: How to Create an Actionable KPI Dashboard to Save Time & Manage Your SEO Better

 

SEO sem KPIs não existe. Para quem busca uma seleção inicial, bem como uma excelente explicação de cada um, o artigo do Search Engine Journal cai sob medida.

http://www.searchenginejournal.com/create-actionable-kpi-dashboard-save-time-manage-seo-better/139508/

 

Dia 10: Como estruturar uma área de Marketing Digital

 

dia 10 - como estruturar uma área de marketing digital

 

No último dia, um tópico para lá de polêmico e complexo: como estruturar uma área de marketing digital de alta performance.

Confesso que essa categoria foi um desafio e tanto. Não há muita literatura profunda no país e acho que isso tem a ver com o estágio de desenvolvimento das organizações. Ficam aqui 4 artigos interessantes, três em inglês e um em português.

 

#47: Hybrid Marketing Professionals: The Next Generation of Talent

 

Quer saber quem é o funcionário ideal para o marketing digital moderno? É o profissional híbrido. Mas afinal, que é isso?

O Paul da PR2020 explica, de forma completa, quem é essa pessoa que mescla competências técnicas com uma veia de marketing. É o tipo de profissional que será cada vez mais disputado no futuro.

http://www.pr2020.com/blog/hybrid-marketing-professionals-the-next-generation-of-talent

 

#48: The Marketing Department of the Future

 

Pensar na estrutura de uma organização de marketing é uma tarefa ingrata para os gestores. Muitas coisas que parecem estanques, como SEO, Mídias Sociais e Assessoria de Imprensa, acabam tendo atividades com uma grande superposição.

Este artigo no site do Moz traz uma perspectiva nova e interessante. Começando pelo seu primeiro emprego, que é impagável, ele mostra os desafios dos atuais CMOs na hora de pensar na sua organização. Em inglês.

https://moz.com/blog/the-marketing-department-of-the-future

 

#49: 10 New “Must Have” Skills for Digital Marketers

 

Montar uma equipe não é o único desafio de um gestor. Mantê-la bem treinada também pode se revelar uma tarefa difícil.

Aqui vai uma lista de 10 habilidades que passam a ser mandatórias em áreas que trabalham com Marketing Digital. Dê uma olhada e veja se a sua organização está bem em todas elas.

http://www.searchenginejournal.com/10-new-must-skills-digital-marketers/132241/

 

#50: 5 dicas para escolher o funcionário certo na área de Marketing Digital

 

E para fechar, um artigo de nossa autoria para quem está buscando uma equipe talentosa e preparada para lidar com todos os desafios do dia a dia de uma agência de marketing digital. Confira.

http://www.indiga.com.br/5-dicas-para-escolher-o-funcionario-certo-na-area-de-marketing-digital/

 

 

 

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