Quais os melhores cursos para se capacitar em Marketing Digital?

por out 13, 201686 Comentários

O marketing digital se tornou uma ferramenta essencial para qualquer empresa, de qualquer ramo ou segmento, que queira se aventurar na selva de bits que é a internet. Conhecer as premissas do marketing clássico são bastante úteis – mas não é o suficiente, uma vez que o público conectado hoje possui peculiaridades que exigem estratégias e ações específicas e bem diferentes daquelas que colocamos em prática no marketing tradicional.

Assim como em qualquer área do conhecimento, é necessário muito estudo e formação específica para que um profissional absorva essas novas técnicas e metodologias, e consiga atuar com marketing digital de forma eficiente, trazendo resultados concretos para as empresas e marcas.

Nesse sentido, tanto a educação formal quanto formações baseadas em práticas de mercado nessa área, têm sido bastante requisitadas por profissionais que querem se atualizar e entrar de vez na era dos mercados digitais.

 

Profissional de Marketing Digital

 

Há uma grande variedade de profissões no Marketing Digital, do atendimento ao especialista em SEO, e descrevemos as principais no artigo: “O que faz um profissional de marketing digital?”

Depois de escolher a que mais se adequa ao seu perfil, aqui vai uma lista com alguns dos mais conceituados e melhores cursos para capacitação em marketing digital disponíveis no mercado. Vamos a eles?

 

Marketing Digital na Educação Formal

 

Por “educação formal” entendemos cursos com valor acadêmico, como pós-graduações do tipo “lato sensu” (especialização), cursos de extensão e MBAs Executivos.

Com o crescimento da demanda por formação em marketing digital, muitas instituições de renome passaram a oferecer cursos na área. Se você pretende conferir um bom peso ao seu currículo, ou quer um curso que seja bem completo e focado em conceitos, essa é a melhor opção.

A ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), uma das mais tradicionais instituições de ensino em propaganda e marketing do país, oferece um MBA e Pós em marketing digital no campus São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis. A FGV, outra instituição bastante conceituada e tradicional da capital paulista, também tem formações em marketing digital em seu portfólio.

 

Cursos rápidos e práticos

 

Com a demanda crescente por conhecimentos em marketing digital, não demorou para surgirem na internet inúmeros cursos dos mais diversos tipos, duração e valores. Por serem rápidos, mais baratos e focados na prática, esses cursos são ideais para aqueles profissionais que já trabalham em uma empresa ou projeto, com demanda imediata de aplicação dos conhecimentos em marketing digital.

Uma instituição que tem oferecido muitos e bons cursos nessa área e em muitas outras relacionadas é a São Paulo Digital School – além de marketing digital, o profissional pode fazer cursos focados em marketing para as redes sociais (como Facebook Marketing), Google Analytics, métricas, dentre outras opções.

 

Aprendendo por conta própria

 

O Marketing Digital é dinâmico e exige um aprimoramento constante, só que a quantidade de sites para seguir é imensa. Nós acompanhamos mais de 30 feeds de RSS continuamente.

Como tempo é dinheiro, nós fizemos uma lista com os 50 melhores artigos e ebooks que lemos nos últimos 3 anos. Fundamental para quem está começando, ou que quer se aprofundar em alguma área específica, como SEO, Inbound Marketing, Automação de Marketing, Mídias Sociais, e muito mais:

 

Marketing Digital: 50 artigos para Turbinar seu Conhecimento em 10 dias

 

Ainda em dúvida se o Marketing Digital é para você?

 

Após a publicação do artigo original, recebi uma grande quantidade de dúvidas sobre cursos e planos de carreira. Hoje, vejo dois grandes grupos bem diferentes migrando para o Marketing Digital: profissionais com formação em TI e profissionais com formação em Comunicação, Jornalismo e Publicidade. Há espaço para todos, já que as necessidades são amplas, mas é bom saber o que é mais adequado à cada perfil. Para isso, escrevi um artigo, “O que faz um profissional de Marketing Digital?” que mostra a grande diversidade de opções de trabalho alinhadas com a formação de cada pessoa.

 

Todo cuidado é pouco!

 

Cuidado para não perder dinheiro e tempo! Antes de escolher qual curso de marketing digital fazer, é importante pesquisar muito sobre a instituição, para saber se o ensino é de qualidade. O melhor é buscar em fóruns e comentários nas redes sociais, e se possível conversar com alguém que tenha feito o curso.

E você? Já fez algum curso na área, ou anda apenas pesquisando sobre? Quais as suas impressões e experiências? Comente!

 

Descubra o que dá certo no Marketing Digital

Descubra o que dá certo no Marketing Digital

Compilamos mais de 8 anos de experiência da agência em nossos e-mails. Cadastre-se e veja o que realmente funciona!

You have Successfully Subscribed!

Share This

Curtiu?

Compartilhe nas mídias sociais.