4 empresas que fizeram campanhas incríveis no Facebook
Sabe aquele like que damos numa fração de segundo, quase que no automático? Pois esse clique é um dos resultados que diversas empresas buscam no Facebook, investindo pesado em marketing digital para atrair mais fãs e fortalecer o relacionamento deles com a marca.
Quando falamos dessa poderosa rede social, podemos discutir vários assuntos, como que tipo de conteúdo publicar ou de que maneira aumentar o engajamento de nossos fãs.
Hoje vamos falar um pouco sobre empresas que fizeram campanhas incríveis no Facebook. Elas foram promovidas por grandes marcas, mas você vai perceber que pensar em ações de impacto pode ser mais simples do que parece: basta deixar a criatividade falar mais alto e pensar com cuidado em quais materiais ou em que tipo de interação seus clientes poderiam ter mais interesse. Confira a seguir algumas páginas que apostaram em estratégias criativas no Facebook e fizeram muito sucesso:
Burguer King e a perda de 30 mil fãs
Em uma ação ousada, a gigante de fast food deu a cara a tapa. Em sua Fan Page norueguesa, a marca pediu que os fãs curtissem a sua nova página. Aqueles que não quisessem eram eliminados da página e ainda ganhavam um Bic Mac – 30 mil preferiram o lanche. Resultado: com a limpa de usuários que não estavam realmente interesssados no Burguer King, a empresa qualificou o seu público e aumentou o poder de engajamento em cinco vezes. O que são 30 mil Big Macs perto disso, não é verdade? A página passou de cerca de 38 mil fãs para oito mil.
De acordo com a empresa, mais valem oito mil que trazem engajamento e interatividade para o canal de forma positiva do que os 30 mil que na primeira oportunidade preferiram o concorrente. O “menos é mais” pode ser o melhor caminho melhor a seguir.
Não adianta pensar em quantidade, ainda que isso pareça mais impactante. É preciso focar também na qualidade dos usuários: é claro que fãs que dispensaram um lanche de graça e preferiram manter contato com o Burguer King têm chances muito maiores de serem excelentes influenciadores, os chamados agentes da marca, que vão disseminar o conteúdo de forma positiva.
BMW: App simula viagem pela vida dos usuários
Quando atingiu a marca de um milhão de fãs, a BMW do Brasil resolveu proporcionar uma experiência diferente para os seus seguidores. Eles podiam dirigir um carro da marca alemã por um simulador e, de quebra, fazer um passeio por sua própria história. Como? Durante a “viagem”, os fatos mais marcantes da linha do tempo do usuário iam aparecendo na tela.
Ainda era posíver compartilhar a experiência com toda a rede. A marca sempre busca relacionar tecnologia com as suas ações de marketing. O aplicativo foi uma ótima oportunidade de proporcionar entretenimento e novas possibilidades de interação com os fãs – e eles adoraram!
Sabendo que tem muita gente fã de exclusividade, personalização e que o brasileiro é um eterno apaixonado por carros, a BMW do Brasil juntou isso à interação do usuário com a própria marca. O ponto-chave da campanha está na experiência proporcionada pela empresa e em explorar as possibilidades do espaço on-line para promover essa interação com o público.
Pepsi grátis em troca de likes
Enquanto o Burguer King não se preocupava muito com os likes que poderia perder, a Pepsi decidiu presentar os novos fãs da sua página no Facebook. Ficou com sede, meu amigo? Era só ir até uma máquina de venda automática do refrigerante.
O equipamento foi programado para não aceitar dinheiro: a moeda, nesse caso, era o like! Lá você deveria acessar a Fan Page da marca pela própria tela da máquina, dar o seu curtir e pronto: uma latinha como agradecimento. Além disso, como a mecânica ocorria individualmente, era fácil saber quem eram os novos fãs da página e conhecer melhor sobre eles.
Parmalat resolve a carência dos consumidores por seus produtos
Esqueça os mamíferos fofos da Parmalat quando for pensar em alguma estratégia de marketing da marca italiana. Em tempos de revolução digital a história é outra! Em algumas regiões da Austrália, o leite OAK Milk, produzido pela empresa, é a paixão de muitos consumidores.
Quando foi diagnosticado o volume de reclamações sobre a falta dele no mercado, a Parmalat fez o que chamou de “roubo ao contrário”. A ideia era entregar o leite nos locais onde o produto estava em faltava.
Os funcionários, disfarçados de ladrões, entravam nas lojas e recolocavam a mercadoria nas prateleiras. A interação da ação com o público, por sua vez, veio através de sua Fan Page, onde os fãs preenchiam um formulário para informar as cidades onde não havia mais o OAK Milk.
O sucesso da campanha está na oportunidade que a Parmalat viu de converter uma crise, com inúmeras repercussões negativas nas mídias sociais, em algo que fez o consumidor se sentir atendido de forma privilegiada. Belo jeito de virar o jogo!
Agora que já apresentamos diversos exemplos de sucesso, pense com carinho a respeito da sua empresa e do posicionamento dela no Facebook. O que pode ser mudado? Como você pode proporcionar uma experiência inovadora e instigante aos seus fãs?
Para mais dicas sobre como realizar campanhas de sucesso nas redes sociais, não deixe de acompanhar o nosso blog – e aproveite para nos seguir no Facebook!
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