8 dicas para aumentar o engajamento da página no Facebook

por out 26, 2016

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O aumento do uso das redes sociais por empresas não é à toa. Por meio destas ferramentas de fácil manuseio – porém de não tão simples estratégia – e investimento relativamente baixo – quando comparados a outros canais tradicionais – é possível explorar novos nichos de mercado e novos públicos, maximizando os relacionamentos entre a empresa e seus clientes em tempo real com muito mais personalização que qualquer outra ferramenta de marketing de relacionamento.

É por essas e outras características que as empresas vêm buscando fidelizar e engajar clientes e consumidores no Facebook, hoje a rede com o maior número de usuários ativos no Brasil e no mundo. E é por isso que vamos lhe dar algumas dicas de como seguir nesse caminho de maneira correta e com resultados satisfatórios.

Confira 8 dicas para aumentar o engajamento da sua página no Facebook.

Regra 1: Conheça o seu público

De nada adianta sair atirando para todos os lados. É preciso identificar o seu público atual e conhecer seus hábitos de consumo, valores, e afinidades quanto à sua empresa. Por isso, antes de investir para ter milhões de curtidas na sua fan page, foque no seu cliente real, aquele que precisa e compraria o seu produto ou serviço.

Além disso, invista algum tempo em observar quais canais de comunicação online e offline o seu cliente utiliza, em quais plataformas ele se sente mais à vontade e invista pesado nestes recursos. É melhor ter menos fãs engajados que milhões sem dar importância à sua marca!

Regra 2: Saiba o que ofertar

Existem diversos perfis de clientes e consumidores, por isso, é preciso adequar o seu conteúdo ao que o seu público busca na internet, associando os assuntos às questões relacionadas à sua empresa .

Se ele é mais intelectualizado ou se prefere posts mais descontraídos, se passa muito ou pouco tempo na internet, pelo que ele realmente se interessa. Com informações consistentes em mãos, desenvolva uma boa estratégica de conteúdo preparando pautas, selecionando imagens e compartilhando notícias e informações relevantes a eles.

Regra 3: Humanize a sua marca, no facebook e no seu site

A opção por aplicativos que distribuem conteúdo é bastante atraente para quem não tem tempo. Contudo, sua estratégia de social media no Facebook exige uma forma diferente de comunicar: timing e humanização de sua marca são fundamentais e automatizar o processo sem estratégia definitivamente não funciona.

Ademais, as pessoas buscam relacionamento na plataforma, não informação pura e simples. O relacionamento é consequência da distribuição de um conteúdo personalizado e feito especialmente para o seu público, que dará feedback imediatamente – seja positivo ou negativo – e esperará um retorno de sua parte com a mesma agilidade com que o post foi publicado.

Regra 4: O aspeto visual conta muito no facebook

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Mais do que postar algo interessante, é preciso dar uma “cara” para o seu conteúdo, com imagens e distribuição de texto harmoniosos, que instiguem o leitor a ler, curti e compartilhar (engajar!).

Muitas pessoas sequer compreendem o que está escrito, mas tendo contato com uma imagem chamativa e atraente, logo compartilham o conteúdo porque aquilo lhes agrada de certa maneira. Imagens contam bastante para aumentar o engajamento. Abuse delas!

Regra 5: Abuse da criatividade

Compartilhar apenas textos ou apenas imagens, ou ainda apenas links não traz muitos resultados. É necessário aliar todos esses recursos ao longo do dia, combinando-os em todos os conteúdos e ressaltando o que for mais importante com acessórios visuais que chamem a atenção. Aqui a criatividade é fundamental, por isso, estimule-a.

Regra 6: Mantenha uma regularidade nos posts

Aparecer nas redes sociais, em especial no Facebook, só de vez em quando não contribui para que a sua empresa seja vista e reconhecida. Você já ouviu falar naquele ditado “quem não é visto não é lembrado”?

Pois bem, no Facebook ele é atualíssimo. Seja qual for a frequência estabelecida, mantenha-na. Dessa forma você mantém seu público fiel e engajado, sem ser chato e repetitivo.

Regra 7: Crie estímulos e interações

Pessoas são curiosas por natureza e adoram demonstrar sua opinião.

Aproveite essas características para lançar perguntas, promoções, enquetes, enfim, ações de engajamento que façam com que as pessoas participem efetivamente da sua página e forneçam informações relevantes para adequação de sua estratégia.

Regra 8: Invista em anúncios

Conforme últimas alterações realizadas pelo Facebook, apenas entre 3 e 7,5% dos seus fãs de fato recebem as atualizações de sua fan page no feed de notícias. Isso, por sí só, já prejudica drasticamente o engajamento em sua página. Por isso, é importante considerar em sua estratégia uma verba destinada ao formato de anúncios “impulsionar publicação”.

Ele foi especialmente pensado para contribuir com o alcance das publicações e, consequentemente, impacta o engajamento.

Mas atenção: utilizar este recurso requer uma estratégia bem executada. Quando você impulsiona a publicação, deve pensar se a sua página está preparada para, além dos “likes, shares e comments” da publicação patrocinada, engajar também outras publicações. Isto, com o tempo, demonstra uma maior número de fãs que definem o seu conteúdo como relevante para eles e ajuda, assim, a crescer sua participação orgânica na rede.

Ao seguir essas dicas, você notará que o seu público ficará mais satisfeito com a sua empresa e manterá um contato mais frequente, além de ter sempre em mente a quem procurar quando precisar de um produto ou serviço que sua marca oferece. Os compartilhamentos aumentarão à medida que a sua empresa entender o que os clientes estão procurando, expandindo assim a visibilidade da sua empresa: o real objetivo de um trabalho sério de marketing no Facebook.

Caetano Notari

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