Você sabe o que é SEO?

por out 26, 2016

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Muitas empresas já passaram por aquele momento em que é necessário avaliar o porquê de seus websites não terem a quantidade desejada de acessos.

Algumas vezes, a solução encontrada é reformular o visual do site para chamar mais a atenção dos internautas, uma medida que pode ser totalmente inócua caso não esteja alinhada com outras ações.

Um dos pontos-chave para atrair mais acessos para o website e, consequentemente, gerar mais leads e aumentar as vendas, é o uso do SEO, um conjunto de técnicas muito mais simples do que você pode imaginar.

O que é SEO

SEO vem da sigla em inglês Search Engine Optimization (Otimização de Busca), que nada mais é que uma estratégia de marketing digital utilizada para melhorar o posicionamento de sites ou páginas da web nos mecanismos de busca, como o Google e o Bing.

O uso das técnicas não é garantia de que o site da sua empresa irá ficar bem posicionado, pois outros endereços da web também podem adotar essas medidas e ser considerado mais relevante. Por isso, o SEO não pode ser confundido com os links patrocinados, que é o anúncio pago pela empresa para se posicionar de forma privilegiada em relação aos demais resultados de busca.

Como funciona a otimização de busca

Nos principais buscadores da web, a visibilidade do site irá depender de sua relevância, que é definida por algoritmos que calculam a importância de uma página com relação aos termos pesquisados.

Um dos principais fatores que impacta na relevância de um site é a sua estruturação: é preciso organizá-lo, usar URLs claras e precisas, além de títulos adequados para que os mecanismos de busca consigam entendê-lo e classificá-lo da melhor forma possível.

Outros aspectos importantes são a quantidade de links que apontam para seu site e quais websites apontam para ele, os backlinks, mostrando para os algoritmos como seu conteúdo é importante. Além disso, a produção de conteúdo exclusivo e de qualidade também é um fator considerável.

É importante ressaltar que o trabalho de SEO pode ter como foco as buscas não apenas de sites e páginas da web, mas também de imagens, vídeos, pesquisas acadêmicas, notícias, entre outros tipos de conteúdo.

Quem deve cuidar da estratégia

A estratégia de SEO pode ser conduzida internamente, por funcionários da própria empresa que cuidam do website. No entanto, muitas organizações têm procurado agências especializadas, com experiência para trabalhar técnicas de SEO, já que possuem maior conhecimento sobre as maneiras mais adequadas de melhorar o posicionamento do site, além de se manterem sempre atualizadas sobre a constante evolução dos algoritmos dos mecanismos de busca.

Além disso, a produção do conteúdo para fomentar o ranqueamento também pode ser produzida das duas maneira: com profissionais internos ou com empresas especializadas. Contudo, é fundamental definir a estratégia de conteúdo mais adequada para o seu negócio. Somente assim será possível alcançar o sucesso.

Vantagens em investir na otimização do seu site

O uso de estratégias de Otimização de Busca traz uma grande vantagem para as empresas: aumento da visibilidade nos mecanismos de buscas quando os internautas fazem pesquisas de a assuntos relacionadas ao seu negócio, produtos ou serviços.

Como exemplo, podemos pensar em um usuário que busca por compra de carros na cidade de São Paulo. As concessionárias e outras empresas que prestam esse serviço e utilizarem das práticas de SEO em seus sites e páginas da internet, com maestria, concorrem pelas primeiras posições do mecanismo de busca usado, aumentando as chances que o usuário prossiga com a compra nesses estabelecimentos.

Dessa forma, as empresas devem procurar formas de melhorar seu posicionamento nos resultados de busca, pois aumentarão a visibilidade de seus sites e, provavelmente, observarão um aumento nas vendas.

E aí, o seu site já utiliza de técnicas de SEO? Como anda o posicionamento orgânco (proporcionado pela estratégia)? Se ainda restam dúvidas, compartilhe-as conosco nos comentários!

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Caetano Notari

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