Terceirização de marketing digital vale a pena?
O marketing digital é bastante amplo e possui diversas facetas, o que exige uma série de competências bastante específicas dos profissionais que atuam nesta área. Desde o desenvolvimento de sites até a produção de conteúdo, cada profissional deve ser especializado na atividade que desenvolve a fim de prestar um serviço com excelência.
Justamente por essa miscelânea de profissionais requeridos, nem todas as empresas podem ou querem ter uma equipe completa, pois os custos envolvidos são bastante altos. Sendo assim, a terceirização do marketing digital vem como a solução mais adequada para garantir a presença online da empresa, sem aumentar as despesas de pessoal. Mas, o que vale a pena terceirizar e o que não deve ser colocado nas mãos de outras pessoas?
Desenvolvimento e design
O desenvolvimento de sites, blogs, landing pages e outros recursos que exigem conhecimento de design e programação podem ser facilmente terceirizados sem comprometer a imagem e a operação da empresa. Basta que o empreendedor converse com a agência responsável pelo desenvolvimento e passe detalhes do que deseja, acompanhando passo a passo os resultados para não ter nenhuma surpresa no final.
Publicidade online
Um investimento que costuma ser terceirizado é a publicidade online, que exige profissionais qualificados para desenvolver campanhas, desde sua criação até o acompanhamento diário de seuas métricas. Ao terceirizar a publicidade online, você está garantindo maior efetividade para os seus investimentos, já que terá uma equipe qualificada e competente para gerar resultados para você.
SEO
A otimização para mecanismos de busca é uma das atividades mais carentes de profissionais no mercado, portanto, para garantir o sucesso da sua empresa no marketing digital, o melhor é terceirizar! As agências contam com profissionais gabaritados e que conhecem a dinâmica dos mecanismos de busca, fornecendo soluções que dificilmente você teria em uma equipe in house. Além disso, vale lembrar que o SEO é algo em constante evolução, por isso contar com uma empresa especialista pode ser muito mais eficaz.
Conteúdo
O marketing de conteúdo tem se transformado na estratégia mais bem-sucedida para gerar visibilidade e tráfego para as empresas na internet, e pode ser terceirizada sem maiores problemas, desde que você conte com um parceiro de qualidade, que entenda suas necessidades e busque profissionais qualificados para desenvolver os conteúdos da sua empresa de acordo com o perfil dos seus clientes.
Monitoramento
O monitoramento da sua presença online também pode ser terceirizado, pois requer uma série de recursos e ferramentas que seriam custosos para a sua empresa, mas que são comuns nas agências. Além disso, o perfil do profissional que lida com métricas é bastante específico e difícil de ser encontrado: um desafio a mais para montar uma equipe de marketing digital interna.
Mas por que terceirizar o seu marketing digital?
Como dissemos no início, entre os principais motivos para terceirizar o marketing digital da sua empresa está a redução dos custos de contratação e a possibilidade de ter à sua disposição uma equipe altamente qualificada para cuidar da sua imagem online. Mas existem outros benefícios que você pode avaliar antes de tomar essa decisão:
- Maior agilidade no desenvolvimento de campanhas e ações;
- Tecnologia de ponta à sua disposição;
- Adoção de estratégias e ações condizentes com o seu mercado de atuação;
- Profissionais atualizados com as melhores práticas do mercado;
- Melhor relação custo/benefício.
E aí, terceirizar ou não terceirizar? Qual a sua decisão? Conte para a gente e continue acompanhando o nosso blog!
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