Seu Site já está pronto para os milhões de smartphones do Brasil?

por out 26, 2016

blog_smartphone_01O Brasil já é o quarto país no mundo em número de smartphones, totalizando mais de 160 MILHÕES em funcionamento em 2016! Com essa imensa penetração de mercado, smartphones e dispositivos móveis nos últimos anos geraram um demanda ainda não atendida por produtos e conteúdo. Como podemos aproveitar isso para conseguir mais negócios para as nossas empresas?

Smartphones – uma realidade no país

Grande parte dos usuários de smartphones utiliza seus aparelhos para acessar a conta bancária, visualizar perfis nas redes sociais, fazer compras on-line, baixar aplicativos e mais uma infinidade de utilidades na palma da mão.

De olho no mercado, muitas empresas adquiriram uma “visão mobile de negócio”, implementando mecanismos e construindo ferramentas para trilhar novas estratégias que capturem a atenção do consumidor, que nesta era apresenta um novo comportamento para a tomada de decisões.

Mudança de hábitos: como o smartphone mudou nossa vida

Reflita: quantas vezes você começou a ler uma mensagem ou e-mail no seu celular enquanto fazia compras, por exemplo, e interrompeu a leitura para concluí-la em casa pela dificuldade em dar continuidade no formato mobile? Ou talvez, você viu um comercial interessante na televisão e buscou em seu smartphone onde comprar o produto on-line pela comodidade?

Este tipo de comportamento é reflexo da dinâmica multi-tela, na qual as pessoas se deslocam entre os aparelhos: pcs, tablets, smartphones, tv, etc; para realizar um objetivo.

Sites de e-commerce, por exemplo, têm se beneficiado do fácil acesso que os smartphones permitem aos usuários, para pesquisa de preços e por produtos, agilizando o processo de compra. Diante dessa perspectiva, será que seu website está preparado para a tendência móvel?

Listamos abaixo 4 dicas para que você inclua o smartphone como meio relevante de tráfego para o seu site.

Olhe para o que você já tem

Antes de sair correndo para adaptar seu site, olhe para o que você já tem em mãos. As telas de dispositivos móveis estão cada vez maiores e alguns sites já precisam de pequenos ajustes para adaptação ao formato dos smartphones.

Responsividade: seu site tem que funcionar bem em celulares. Não adianta esperar que os usuários tenham a paciência para ficar dando zoom e scroll para ler seu texto.

Sites cheios de tabelas, gráficos e detalhes são inapropriados, mas design simples e agradável, disposição inteligente de conteúdo e rolagem ajustada são um ótimo começo.

Se você tem muito conteúdo em flash, agora é a hora de repensar seu site. Lembre-se que o flash morreu nos dispositivos móveis.

Quem você está tentando alcançar?

Fique atento ao feedback dos visitantes do site ao adaptar a solução de forma eficiente, que seja fácil de usar e que transmita a imagem da marca, empresa ou produto.

Utilize seus dados de tráfego para saber por quem e com que tipo de navegadores e dispositivos o seu conteúdo está sendo visualizado. Analise estes dados e se atente para as tendências de mercado: esse passo é essencial para traçar o perfil de seu público-alvo e entregar ao cliente a melhor experiência digital possível.

Estude porque seus clientes acessam seu site.

Descobrir o propósito de acesso é uma tarefa árdua. As pessoas usam os dispositivos móveis de tantas formas diferentes e com objetivos distintos que é preciso uma pesquisa ampla para descobrir como agir corretamente. Os usuários usam seu site para verificar e comparar preços, buscar informações detalhadas sobre diferentes produtos ou para conhecer sua marca ou negócio?

Por exemplo, um site em que a maioria dos usuários acessa para buscar informações, sem ter certeza sobre a decisão de compra, deve refletir em seu design e layout uma experiência de navegação rápida e intuitiva. Seria apropriado que o acesso aos produtos fosse imediato e organizado. É inteligente ter uma lista de produtos recomendados com base em compras anteriores ou mesmo associada ao conteúdo abordado.

O objetivo é que o cliente tenha rápido acesso para que a decisão de compra seja rápida e a conversão eficiente. O design e acessibilidade deste tipo de site pode ser voltado para recursos de pesquisa, onde poucos produtos são expostos até que se tenha informações suficientes sobre o que o usuário está procurando. O processo é mais apurado e direciona a intenção de compra do cliente.

Usuários buscam coisas instantâneas quando usam a Internet no Celular

Uma coisa importantíssima é lembrar que o uso da Internet fora de casa normalmente é para algo rápido, urgente. Faça um exercício interessante: junte sua equipe e pergunte o que levaria alguém a acessar o seu site da rua. Seria a busca de um produto, ou de um telefone de contato?

Como é possível saber se estão usando smartphones para acessar o serviço, também é possível deixar a página pronta e acertada para esse usuário.

Dispositivos conectados: um universo amplo e diverso

É importante reconhecer que o universo mobile não é restrito a um aparelho, mas a um cenário, uma janela a mais para contato com o consumidor. E a cada novo cenário, uma nova promessa: o que você vai oferecer de surpreendente aos seus clientes? Delimite “o que” e “porque” seus clientes querem saber sobre você quando estão em um ambiente onde o celular é o canal mais adequado para a conexão.

Pergunte-se: “O que posso oferecer aos meus clientes que irá melhorar suas vidas?” Essa é a primeira linha do roteiro que você precisa ter em mãos para formular um site caprichado e adequado à tendência do mercado.

E aí, o seu site já está preparado para a era da mobilidade?

Abraços,

Caetano Notari

Artigos Recomendados:

http://www.indiga.com.br/blog/bid/287270/%C3%89-melhor-publicar-meus-artigos-no-facebook-ou-no-meu-blog

Share This

Curtiu?

Compartilhe nas mídias sociais.