Quais os conhecimentos essenciais que um profissional de marketing digital deve ter?
Hoje em dia é impossível conceber uma empresa que atua na internet e não coloque em prática nenhuma estratégia de marketing digital. Por isso, é praticamente uma obrigação que toda organização tenha em suas fileiras profissionais devidamente qualificados e que possuam conhecimentos tanto práticos quanto teóricos na área. Mas, afinal – quais seriam esses conhecimentos?
Separamos neste post alguns tópicos essenciais em marketing digital, que devem estar bem frescos na memória de todos os profissionais que trabalham na área, ou de aqueles que pretendem se aventurar no mercado feito de bits. Algumas competências são equivalentes àquelas que possuem profissionais do marketing profissional, enquanto que outras são específicas de quem atua com marketing digital. Acompanhe:
SEO e Redes Sociais – Básicos para o Marketing Digital
Um bom profissional de marketing sabe lidar com todos os canais de comunicação e divulgação das marcas e produtos da empresa – e, no marketing digital, este paralelo fica por conta das estratégias nas redes sociais e das metodologias de SEO (Search Engine Optimization).
O profissional deve, então, ter domínio pleno das ações de relacionamento e divulgação de conteúdo nas redes sociais, reforçando assim valores de marca e benefícios do produto ou serviço. Já com as técnicas de SEO, ele será capaz de desenvolver sites e páginas otimizados para os buscadores mais populares, como o Google.
Programação
Como tudo na web tem por trás uma extensa quantidade de linhas de código, é importante que o profissional de marketing digital conheça as principais linguagens de programação responsáveis por fazer os sites funcionarem. Dentre eles estão o HTML, que é usado para construir o “esqueleto” dos sites, e o CSS, que define tamanhos, cores e posicionamento de todos os elementos dentro das páginas.
Claro, não há problema em não ser um “expert” em programação, mas é imprescindível que pelo menos se conheça os termos-chave do assunto, como as principais linguagens, o que fazem e suas tendências de aplicação no marketing digital.
Estatística
A internet tem uma peculiaridade interessante: é o único meio de propagação de informação totalmente mensurável – ou seja, provém resultados numéricos de praticamente tudo o que acontece com sua campanha e suas ações online. Essa massa de números e estatísticas é um prato cheio para quem sabe manipulá-los e deles extrair informações que podem embasar tomadas de decisões importantes para a marca.
Design
“Que nos perdoem os sites feios, mas beleza é fundamental” poderia ser a frase de cabeceira de qualquer profissional de marketing digital, dada a importância do design para os resultados. Nesse sentido, é fundamental também que ele tenha pelo menos algumas noções de estética na web – afinal, a posição daquele menu, o enquadramento daquela foto ou a cor daquele botão “comprar” podem ser a diferença entre vender milhares de produtos ou não.
Testar, testar muito!
Além de todos esses conhecimentos, o profissional de marketing digital deve ter uma perseverança e paciência quase divinas na hora de testar. Testar qualquer coisa, aliás. Por ser uma área nova, a produção de conhecimento em marketing digital está a todo vapor, e novos métodos e técnicas estão sendo testados e postos à prova o tempo inteiro. Ou seja: não dá mesmo para saber se aquela sua ideia de ação para as redes sociais vai funcionar – tem que testar!
Para quem quer saber um pouco mais, há um artigo nosso mais completo:“O que faz um profissional de marketing digital”!