Quais indicadores são chave para medir o desempenho do marketing digital?

por out 27, 2016

quais-indicadores-sao-chave-para-medir-o-desempenhoO grande diferencial dos ambientes digitais para a aplicação de estratégia de marketing é você poder medir e acompanhar os resultados de perto, bem diferente de outros meios, como TV, rádio e impresso. Porém, esta análise e mensuração de dados e informações pode ser complexa, gerando muita confusão na cabeça dos empreendedores.

E para ajudar você nesse momento cheio de números, índices e gráficos, vamos responder aqui a pergunta que não quer calar: afinal, quais são os indicadores chave para medir o desempenho de campanhas de marketing digital? Acompanhe!

ROI (Return On Investiments)

O ROI – sigla em inglês que significa “retorno sobre investimentos” – é o índice mais buscado pelos gestores, uma vez que ele mede a receita gerada por determinada campanha em comparação com o que foi investido nela. É por meio do ROI que algumas perguntas básicas são respondidas, como “vamos recuperar o que gastamos?”, “essa campanha realmente está valendo a pena?”.

Tráfego e suas origens

É elementar para qualquer negócio digital saber quantos acessos têm as páginas de seu site – sim, “páginas” mesmo, pois é essencial determinar o tráfego de usuários não somente da sua homepage, mas também das páginas internas, sobre produtos, dentre outras. Além disso, é possível saber de onde vêm as pessoas que acessam o seu site: de ferramentas de busca, como o Google e o Bing, de links nas redes sociais, de acessos diretos digitados no navegador, de campanhas de e-mails marketing, entre outros. Dessa forma, você pode determinar quais os canais e tipos de campanha estão sendo mais bem-sucedidos, investindo mais neles.

Taxa de conversão

Claro, não basta apenas que o usuário visite o seu site e leia toda a página institucional ou só “dê uma passada” pelo seu portfólio de produtos e serviços – ele precisa comprar! Por isso, a taxa de conversão relaciona o índice de visitantes geral do seu site com o índice de visitantes que realmente efetivam uma compra.

Interações sociais

Os índices de interações sociais medem o quanto o seu o público interage com as mensagens e o conteúdo publicado nas redes sociais. Entram nesta análise quantos comentários, curtidas, compartilhamentos, seguidores, etc os seus posts ou a sua página tem. Esse tipo de indicador serve para fornecer um panorama de como anda a “popularidade” e o conhecimento da sua marca, produto ou serviço entre os internautas.

Performance das palavras-chave

Quando você planeja suas campanhas de marketing digital, uma das principais ações é definir quais as palavras-chave que serão trabalhadas.

A performance de cada uma delas, ou seja, quantas pessoas as pesquisaram nas ferramentas de busca e foram direcionadas para o seu site, dirá se devem ou não continuar sendo trabalhadas, quais estratégias irão impactar melhor, entre outras ações relativas ao seu desempenho.

Taxa de rejeição

Tão importante quanto os índices que determinam as visitas ao seu site e as taxas de conversão, são os dados que mostram quem entra na sua página e, por algum motivo, sai. Esse tipo de mensuração, chamado também de “bounce rate”, é bastante útil para detectar se há algo errado com alguma página em específico ou se a arquitetura do site merece uma revisão.

Colocar a mão na massa

Agora que já sabe quais são os principais indicadores para acompanhar suas estratégias de marketing digital! Comece a mensurá-los já! Compartilhe com a gente suas experiências e fique ligado no blog!

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