Por que impulsionar publicações no Facebook é mais importante do que nunca?
O alcance orgânico do Facebook vem caindo cada vez mais. No ano passado, já havíamos falado sobre essa tendência, no artigo “Impulsionar publicações no Facebook vale a pena?”. A rede estava ganhando cada vez mais usuários, e as empresas começaram a impulsionar publicações para conseguir alcançar o público desejado.
2015 e 2016: o Facebook cada vez menos orgânico
Começando em 2015, em 2016 essa tendência ficou ainda mais forte. São mais de 1,4 bilhão de pessoas na rede, e o algoritmo do Facebook foi reduzido mais uma vez. O alcance de um post orgânico (não pago) atualmente é de 1,5%. Em 2016, a rede vai ganhar ainda mais usuários, muitos deles acessando via mobile. Isso aumenta o tempo que as pessoas passam no Facebook e em outras redes sociais, ou seja, a competição pela atenção de seus clientes aumentou de forma exponencial.
Por isso, esse é o momento para pensar na sua estratégia de marketing digital para o próximo ano, para que sua mensagem chegar nas pessoas certas, na hora certa. É fundamental saber impulsionar muito bem os Facebook Ads para divulgar seu negócio para o público-alvo correto, gerando leads e aumentando suas vendas. É o que fazemos aqui na Indiga.
Mais pessoas e mais empresas na rede: os negócios digitais ganham cada vez mais fôlego em uma economia global. Computação em nuvem é uma realidade. Apps são o modo de navegar em dispositivos móveis.
Como ganhar a atenção dos clientes em um mundo totalmente conectado?
Por meio de técnicas de segmentação. O Facebook Ads permite que você escolha exatamente o público-alvo que quer atingir. Lembre-se de que essas pessoas também estão sendo bombardeadas por mensagens da concorrência. Isso muda a forma de produzir conteúdo nas redes sociais. Ganha quem souber cativar melhor a atenção de quem realmente interessa. A sua mensagem não fica dispersa para qualquer um, ela é direcionada para os possíveis clientes interessados no seu produto ou serviço.
É possível escolher diversos filtros para impulsionar sua publicação, seja ela em formato de imagem, texto ou vídeo. Atualmente, os vídeos têm ganhado de destaque. Outra opção é usar imagens, já que o ser humano é basicamente visual, e poucas pessoas de fato leem apenas um texto escrito em um post. Lembre-se de impulsionar posts que contenham um call to action, que levem as pessoas até o site da sua empresa, ou a uma landing page, enfim, defina muito bem seu objetivo.
Atenção na hora da segmentação: é possível utilizar filtros de idade, local, gênero e interesses. É nessa hora que você tem que usar as palavras-chave corretas para atingir o público desejado.
Depois é hora de definir o orçamento (budget). Quanto você vai gastar com essa campanha e quanto tempo ela vai durar. Todos esses passos devem ser feitos a partir de uma estratégia de marketing meticulosa para que não haja desperdício de custo, gerando o lucro desejado com essa ação específica.
Não se esqueça de analisar o que aconteceu
Seu anúncio está pronto? Ótimo, chegou a hora de verificar os relatórios referentes a esse impulso. Na área de Informações da Página é possível verificar quantas pessoas viram seu anúncio e interagiram. Essa ferramenta é fundamental para fazer possíveis ajustes e melhorar o desempenho dos seus anúncios. Assim, sua empresa marca presença na internet, atinge o público desejado e você conquista cada vez mais clientes.
Um caso real:
Em Abril de 2015 rodamos uma campanha no Facebook e Youtube e tivemos resultados interessantes. Se você quiser saber o que aconteceu, o artigo está disponível no link abaixo.
Olá! Criei um blog de viagem há pouco tempo e estou divulgando os posts através da Fanpage do Facebook. Semana passada impulsionei a minha primeira publicação por 7 dias, com orçamento total de R$7,00. O assunto do post era sobre meu roteiro de 7 dias de viagem em Cusco e Machu Picchu. Selecionei o público-alvo com as seguintes tags de interesse: “Viagem”, “Peru”, “Machu Picchu”, “Huayna Picchu” e “Cusco”. Tive algumas curtidas não orgânicas ao longo do impulsionamento. Contudo, as pessoas que fizeram as curtidas não tem nada a ver com o meu público-alvo. Não quero parecer esnobe ou algo do tipo, mas as curtidas vieram de pessoas com extrema baixa renda, pessoas que não fazem viagens internacionais e nem devem saber onde fica/e o que é Machu Picchu ou Cusco. Fiz algo de errado com o direcionamento da publicação? Fiquei sem entender o que aconteceu. Pode ser o baixo valor do orçamento? Preciso entender melhor o que está acontecendo pois gostaria de utilizar essa ferramenta de divulgação. Agradeço a ajuda!
Olá Marcela: o que você descreve é muito comum em campanhas de Facebook. Apesar de ser espetacular para impulsionar publicações, não podemos esquecer que ele é um algoritmo, difícil de ser dominado. Com o aumento do número de anunciantes, a competição pelo espaço é cada vez maior e muitos querem atingir o mesmo público alvo: pessoas que tenham o poder aquisitivo para adquirir produtos e serviços. Aqui na agência, tomamos um cuidado imenso com as campanhas novas de clientes no Facebook. Normalmente nós iniciamos pela criação de públicos personalizados, como descrito no link do próprio Facebook – https://www.facebook.com/business/help/341425252616329 – e vamos otimizando usando nossas metodologias e análises. Sem isso, os resultados serão muito próximos aos que você teve.
Espero ter ajudado, Caetano