Plano de Marketing Digital: principais componentes

por maio 20, 2020

Começamos esse post com um alerta: JAMAIS, em hipótese alguma, lance sua empresa nas redes sociais, blogs e qualquer outro canal da Internet sem ter um Plano de Marketing Digital devidamente elaborado. O alerta é importante, pois o sucesso ou fracasso de uma empresa pode SIM, ser definido por isso. É a velha máxima, levam-se meses, até anos, para construir e solidificar a imagem de uma marca e apenas um “tweet” de 140 caracteres para manchá-la. E você não quer isso, certo?

Então, mãos a obra, abordamos aqui os principais componentes de um bom Plano de Marketing Digital para te ajudar a começar com o pé direito.

Panorama atual da sua empresa

Se a sua empresa já encampa ações de Marketing Digital, o primeiro passo é identificar como está esse trabalho atualmente. Fazer um levantamento das taxas correspondentes a cada parte do Funil de Vendas é uma ótima maneira de entender o que está ou não dando certo na sua estratégia de Marketing Digital. Se o número de visitantes (topo do funil) corresponde às expectativas, mas a conversão desses em leads (meio do funil) não acontece como o esperado, talvez seja hora de investir em conteúdo de alta relevância, como e-books e whitepapers para converter de uma vez por todas esses leads em vendas efetivas. Por outro lado, se o problema é um número de visitantes abaixo do esperado, é hora de investir em boas newsletters, e-mail marketing, no conteúdo do blog e redes sociais, links patrocinados e pay per click, por exemplo. A análise profunda de cada parte do funil é eficiente também para o conhecimento do seu cliente. É preciso descobrir como os visitantes chegam ao seu site/blog. Através de links patrocinados, redes sociais, buscas orgânicas? Sabendo isso, é possível direcionar um pouco mais suas ações, focando onde ainda existem deficiências e intensificando ações que já trazem bons resultados. Agora, se você ainda não tem nenhuma ação de Marketing Digital, comece estabelecendo seus objetivos com isso. Ter clareza sob os resultados pretendidos é a única forma de medir o sucesso do seu Plano de Marketing.

Definindo objetivos

Saiba quais são suas metas de forma geral e específica. Defina se o seu objetivo é ampliar a relação com o público nas redes sociais; aumentar as taxas de visitação e recompra; melhorar o posicionamento da sua marca nos mecanismos de busca, ou outros. O importante, neste momento, é separar cada um dos objetivos em grupos com metas específicas. Por exemplo: para ampliar a interação nas redes sociais, você pode incluir como objetivo específico a conquista de um número X de seguidores no prazo Y, ou a ampliação de 30%, por exemplo, na média de comments do seu blog. O importante nesta fase é tornar os objetivos mensuráveis e claros para você e sua equipe. Lembre-se de que este Plano de Marketing não pode ficar só na sua cabeça: ponha tudo no papel! Não se esqueça de mostrar resultados financeiros no plano, principalmente se você trabalhar no B2B. Atrelar investimentos com retorno é a base para se conseguir mais recursos.

Escolha as ferramentas e canais ideais

Se você está começando seu negócio, procure conhecer seu público através da concorrência. Não, isso não é falta de criatividade! É saber utilizar outros cases como ferramentas para a construção do seu próprio sucesso. E as empresas fazem isso CONSTANTEMENTE. Isso não significa, de modo algum, que você não deva inovar, afinal, é preciso ter um diferencial. Faça um levantamento das principais redes sociais utilizadas pelo seu público, visite os blogs da concorrência e busque compreender como o público interage nesses blogs, considere buscar suas próprias pautas nos comentários dos posts, geralmente eles apontam para os interesses do público. O Instagram é um exemplo: fundamental para quem vende para pessoas físicas, começa a ser utilizado em campanhas de empresas de software, serviços de informática, e muitas outras. Neste caso, complementa campanhas institucionais. E, claro, lance mão sempre das ferramentas essenciais para todo plano de Marketing Digital que se preze.

Junte tudo em um Plano de Marketing Digital

Para finalizar, todo bom projeto possui prazos para a realização de cada uma das ações propostas. E o cumprimento desses prazos, bem como o sucesso das ações depende exclusivamente da competência da equipe que colocará o Plano em ação. Aliás, até mesmo para a elaboração de um bom Plano é preciso expertise. Se você ainda não conta com essas pessoas, é hora de ir atrás disso. E você, como faz para desenvolver o plano de marketing digital em sua empresa? Quais as grandes dificuldades encontradas? Compartilhe-as conosco através dos comentários! Elas podem se tornar assunto para um próximo encontro aqui no blog!

Photo by You X Ventures on Unsplash

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