Planejamento Digital 2017: como começar e definir o orçamento necessário

por out 28, 2016

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Contar com uma presença digital forte é essencial para que a sua empresa, independentemente do porte ou do segmento em que ela atue, consiga se relacionar com os consumidores cada vez mais conectados e gerar resultados. Mas não basta apenas criar um site ou um perfil nas principais redes sociais e alimentar seus canais com informações aleatórias.

É preciso publicar o conteúdo certo, no momento e com a frequência correta, além de utilizar ferramentas e lançar ações para aumentar o alcance da sua empresa na internet. Todo esse trabalho começa com um bom planejamento. Só assim você vai agregar mais valor à sua marca, se posicionar melhor no Google e em outros mecanismos de busca, gerar interação com seu público, receber informações de forma rápida e eficiente e fechar novos negócios.

Como começar um plano de marketing digital

Com tantas frentes para atuar na web, parece difícil começar seu planejamento de marketing digital, mas esta tarefa é mais fácil do que você imagina. O primeiro passo é conhecer seu próprio negócio, seus clientes e o mercado em que você atua. E isso você já sabe, certo?

Depois, você precisa traçar alguns objetivos e conhecer os canais e ferramentas disponíveis para dar o start na sua presença digital. Vamos começar?

Faça o raio-x da sua presença digital

Sua empresa já está, de alguma forma, na web? Então faça uma análise profunda dos resultados obtidos em cada parte do funil de vendas para saber qual delas precisa ser mais trabalhada, ou merece um foco maior. Se você diagnosticou que precisa melhorar sua estratégia de nutrição de leads, dê prioridade às ações voltadas para isso: produção e divulgação de materiais ricos como e-books, webinars, videoaulas.

Faça perguntas como:

  • O tráfego do meu site vem de onde?
  • Quantos seguidores tenho nas redes sociais?
  • Quais os principais assuntos das minhas campanhas de e-mail marketing?
  • Meus leads estão se tornando clientes de fato?

Estes pontos serão a base para a próxima etapa, que é a de identificação de objetivos e metas.

Enfim, você pode, por exemplo, optar pela automatização deste processo, estudos apontam um aumento significativo das vendas nas empresas que investiram em automatização. Analise seus resultados e defina quais projetos poderão te ajudar atingir os objetivos para o próximo ano.

Trace objetivos

O marketing digital é excelente para aumentar o tráfego orgânico do seu site, tornar sua empresa referência nas redes sociais, construir relacionamento com sua base de leads por meio do e-mail marketing, fisgar mais clientes com conteúdo relevante ou aumentar sua taxa de vendas em um canal específico.

A escolha dos objetivos vai depender dos problemas encontrados na fase de diagnóstico. Para facilitar o desenvolvimento das ações, trace um objetivo geral e objetivos específicos, para que você tenha uma ideia clara de onde quer chegar e de quais passos precisará dar.

Desenvolva um plano de ação

Neste momento você vai definir exatamente o que será feito no meio digital para garantir sua presença na web e atingir seus objetivos. Você pode atuar com uma estratégia de conteúdo para ampliar o tráfego orgânico do seu site ou blog, desenvolver um trabalho de SEO ou uma campanha de AdWords para criar audiência qualificada na sua página, definir modelos de atuação para interagir com seu público nas redes sociais, criar campanhas de e-mail marketing para divulgar promoções, redefinir um novo design em seu site, entre outras inúmeras ações.

É importante detalhar o prazo e um orçamento para a aplicação de cada atividade definida, além de dar uma atenção especial aos seguintes pontos:

Foco no consumidor

Por meio dos interesses e necessidades dos clientes você identifica demandas e o potencial do seu negócio para traçar estratégias de atuação na web. Por isso, procure saber mais do que os dados demográficos do seu público-alvo – como idade, gênero e ponto de localização. Conheça seus gostos pessoais, o que costumam falar nas redes sociais e como interagem com a sua marca.

Pesquise a concorrência

A internet ampliou a concorrência. Se um cliente não está satisfeito com a sua empresa, ele abre a janela do navegador e busca outras que vão atender suas preferências. Por isso, fique de olho no que os seus concorrentes estão fazendo na web, quais ações estão promovendo para interagir melhor com o público e faça o monitoramento constante do market share para não perder mercado.

Ferramentas como SEM Rush são ótimas para este fim. Uma boa agência é capaz de fazer uma avaliação completa dos seus concorrentes.

Conheça os canais de contato

Há muitos canais para se relacionar com seu consumidor na internet. Só de redes sociais, há inúmeras com foco em perfis específicos de usuários. Faça uma pesquisa para saber em quais canais você deve atuar, ou seja, naqueles em que o seu público está.

Defina conteúdo e o tom das mensagens

Muito do marketing digital é baseado na produção de conteúdo. Afinal, seu consumidor não está apenas atrás de produtos e serviços, ele também quer se informar. Oferecer conteúdo relevante dá mais credibilidade à sua marca, por isso, identifique o que seus clientes querem saber, alie este conteúdo ao uso de palavras-chave e fale “a língua” deles.

Acompanhe os resultados

O trabalho não acaba quando você tira do papel seu plano de ação. Você ainda precisa fazer o monitoramento dos resultados. Há inúmeras ferramentas e plataformas que auxiliam na coleta e organização dos dados, que devem ser constantes e permanentes. Afinal, com estas informações em mãos, você consegue analisar se seu plano está dando certo e melhorá-lo cada vez mais.

Orçamento para o Marketing Digital

2015-vem-ai-como-comec%cc%a7ar-o-planejamento-de-marketing-digitalSe você já fez o planejamento segundo os passos acima, está na hora de colocar um valor no orçamento para o ano que vem. Como o assunto é longo, separamos duas dicas para você não esquecer dos pontos principais

Defina os projetos para 2017

Já dissemos que o primeiro passo para começar o planejamento de marketing digital da sua empresa é fazer um levantamento do panorama atual da mesma na rede. Como está a visibilidade da sua marca atualmente?

Se você está começando sua estratégia agora, certamente terá que trabalhar todas as fases do funil de vendas, mas tenha como prioridade o topo dele, com a atração de visitantes para seus canais. Ampliar a visibilidade da sua marca e se tornar uma referência deve ser um dos seus objetivos nesta fase. Defina quais ações (anúncios pagos, SEO) e canais digitais (site, blog, facebook, twitter, linkedin) serão as ferramentas foco da sua estratégia e parta para o próximo passo.

Liste tudo que for necessário para a realização destes projetos

Se um dos seus projetos é a inclusão de um anúncio pago de frequência semanal no Google, por exemplo, faça um levantamento dos custos médios deste anúncio de acordo com as palavras chave que você pretende usar. Defina um orçamento máximo diário para cada campanha e opte pelo lance automático do Google Adwords, nele você pagará por clique em seus anúncios, respeitando seu orçamento máximo diário.

Se a gestão de um blog corporativo é outro projeto para 2015, inclua em seu orçamento os valores referentes à agência que ficará responsável pela criação do canal (caso você ainda não tenha um), bem como pela produção de todo o conteúdo necessário (inclusive páginas de entrada – landing pages), acompanhamento dos resultados, enfim, busque uma agência focada em resultados e faça um orçamento do pacote de serviços anual. No mínimo considere:

  • Custo de criação de artigos. Inclui pesquisa sobre tópicos, impactos em SEO, frequência;
  • Publicação dos artigos no WordPress ou no CMS da sua empresa: parece trivial, mas é bom subir um conteúdo limpo, sem formatação “Word”, com imagens adequadas, metadados, etc;
  • Monitoramento no Google Analytics;

Você também deverá orçar serviços de gestão da sua marca nas redes sociais escolhidas e isso inclui:

  • Produção de conteúdo;
  • Monitoramento e métricas;
  • Controle da frequencia de postagens;

Email marketing funciona muito bem, se bem feito. Estime um número anual de campanhas de e-mail, lembre de incluir ações sazonais (dia das mães, pais, natal, aniversário da loja, promoções de virada de estação) e inclua este número no orçamento. Aqui você precisa se preocupar com:

  • Custo de redação dos e-mails;
  • Criação e geração dos HTMLs;
  • Custo de disparo dos e-mails;
  • Monitoramento e acompanhamento de resultados;

As ferramentas de automação de Marketing, como HubSpot, RD Station, SharpSpring, Mautic, todas têm um custo mensal. Acrescente à isso o custo de gestão da plataforma. A grande vantagem é que você precisa de menos recursos para métricas e monitoramento, que já são feitos nas soluções.

Contar com uma única agência, capacitada para atuar em todas as frentes da estratégia, é uma ótima opção para facilitar tanto os trabalhos, tornando-os mais orgânicos e coerentes, quanto o planejamento do orçamento necessário. Pronto para começar?
 
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