Pinterest: empresas que usam e como alcançaram o sucesso na rede

por nov 11, 20160 Comentários

o que é pinterestUma volta ao passado: você lembra daquela febre de recortar imagens legais de revistas ou jornais e colar no mural do seu quarto? Pois o hábito antigo (e bem analógico) ganhou uma versão mais moderninha: o Pinterest é a rede social que propõe essa brincadeira no mundo virtual. Mas não são só os perfis pessoais que aderiram ao mural de imagens. Muitas marcas apostaram no Pinterest e fizeram muito sucesso na rede.

Você já viu aqui em nosso blog como essa rede social pode ser aproveitada pelas empresas. Depois que o Pinterest lançou a sua página de negócios, muitas empresas começaram a usá-lo para promover a sua marca, seus produtos e gerar vendas. Elas focaram sua estratégia em formas criativas para atrair o público que procura imagens na rede. Com o Pinterest é como se os seus seguidores tivessem acesso a uma vitrine virtual, onde eles podem compartilhar as fotos com amigos e também realizar compras.

Veja alguns exemplos de empresas que utilizam a rede com sucesso e como isto foi feito:

Honda e o #Pintermission: um dia de folga do Pinterest

Já a Honda investiu em uma ação um pouco mais engenhosa para marcar presença na rede. Batizada de #Pintermission, a campanha tinha o objetivo de promover o Honda CR-V. A marca identificou que o público-alvo do carro é composto por jovens que estão muito habituados com as mídias sociais, entre elas o Pinterest. A partir daí, bolou uma estratégia que identificou os cinco usuários mais ativos da rede e ofereceu a eles 500 dólares para que eles se desligassem um dia dela. A ideia é que os usuários, nesse dia livre, transformassem algum pin seu em realidade.

Depois disso, no perfil da marca, a Honda criou um poster personalizado e um board para cada um desses usuários, onde eles puderam compartilhar o resultado do dia de folga. Cada pinner também criou no seu próprio perfil um board e a Honda entrou como colaboradora, potencializando a exposição da marca, já que os selecionados possuíam muitos seguidores. Com isso, a Honda conseguiu contabilizar mais de 4,6 milhões de pessoas expostas aos boards #Pintermission, 16 milhões de visualizações foram geradas a partir da campanha e, de quebra, toda essa repercussão acabou respingando também no Facebook e Twitter.

Sephora: tornando o caminho mais fácil para os seguidores

sephora-pinterest-screenshotA Sephora é uma das maiores marcas de cosméticos do mundo. Tem lojas espalhadas por 30 países, com 250 marcas e 14 mil produtos. Ao perceber que muitos dos seus seguidores no Pinterest estavam pinando (compartilhando) suas imagens, a empresa resolveu investir em campanhas para potencializar essa ação espontânea dos consumidores e, além disso, atrair novos clientes.

Uma das iniciativas foi preparar o site da Sephora para que os usuários pudessem já a partir dele fazer o compartilhamento de imagens no Pinterest. O site também mostrava aos visitantes como eles poderiam criar um pin e, para não perder tempo, por ali mesmo eles já podiam seguir o perfil da empresa na rede, por meio do botão follow us, que antes não existia.

Mas a empresa não parou por aí! Uma série de outras ações foi feita com foco na rede. O envio de e-mails marketing com produtos que poderiam virar pins a partir da própria mensagem foi outra sacada. Para ajudar os visitantes a encontrarem seus produtos por meio da ferramenta de busca do Pinterest, a Sephora passou a usar diversas hashtags que facilitam as buscas aos usuários. O uso dos chamados rich pins, que informavam preço, descrição e se o produto ainda estava disponível no estoque, foi outra estratégia que deu muito certo. Como resultado, a Sephora conseguiu aumentar em 60% o tráfego gerado a partir da rede social, fez crescer o engajamento de um público altamente qualificado e ainda constatou que os pinners gastam 15 vezes mais em compras no site do que os fãs do Facebook.

Four Seasons: conectando seus hotéis com o Pinterest

A ideia da rede de hotéis Four Seasons foi usar o Pinterest para conectar seus hotéis espalhados por todo mundo e fornecer informações aos viajantes. Após criar seu perfil na rede, a empresa criou perfis individuais para cada um de seus hotéis e resorts. Lá eles compartilham conteúdos relacionados ao turismo para inspirar seus seguidores. Além disso, por meio do botão pin it, a rede promove o Pinterest em suas campanhas de e-mail marketing e usa o place pins para organizar pins em uma mapa.

Outra estratégia bem certeira da empresa foi monitorar os assuntos mais populares no Pinterest e produzir conteúdos semelhantes. Assim, ela conseguiu aumentar em 900% a média de usuários que compartilham seus conteúdos diariamente e o número de pins para o site da Four Seasons vem crescendo 600% ao ano. A partir dessas ações, foi registrado também aumento no número de cliques diários para o site em até 1.700%.

Apesar de estarem ainda um pouquinho atrás em relação às marcas internacionais, existem também algumas iniciativas legais aqui pelo Brasil. Casas Bahia, Magazine Luiza e Ponto Frio são varejistas que já marcam presença na rede e ajudam os usuários na hora das compras. A revista Casa Vogue, por exemplo, criou uma campanha convidando arquitetos famosos a criarem seus boards e inspirarem os leitores.

E você, já utiliza o Pintrest para alavancar a presença digital de sua marca e a até mesmo as vendas para o seu negócio? Ficou inspirado com as ações realizadas? Então aproveite a oportunidade e desenvolva uma estratégia inovadora para a sua marca! Em caso de dúvidas, você já sabe: deixe seu comentário abaixo que podemos ajudá-lo com dicas pontuais para o sucesso de suas ações na rede social!
 
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Você já viu aqui em nosso blog como essa rede social pode ser aproveitada pelas empresas. Depois que o Pinterest lançou a sua página de negócios, muitas empresas começaram a usá-lo para promover a sua marca, seus produtos e gerar vendas. Elas focaram sua estratégia em formas criativas para atrair o público que procura imagens na rede. Com o Pinterest é como se os seus seguidores tivessem acesso a uma vitrine virtual, onde eles podem compartilhar as fotos com amigos e também realizar compras.

Veja alguns exemplos de empresas que utilizam a rede com sucesso e como isto foi feito:

Honda e o #Pintermission: um dia de folga do Pinterest

Já a Honda investiu em uma ação um pouco mais engenhosa para marcar presença na rede. Batizada de #Pintermission, a campanha tinha o objetivo de promover o Honda CR-V. A marca identificou que o público-alvo do carro é composto por jovens que estão muito habituados com as mídias sociais, entre elas o Pinterest. A partir daí, bolou uma estratégia que identificou os cinco usuários mais ativos da rede e ofereceu a eles 500 dólares para que eles se desligassem um dia dela. A ideia é que os usuários, nesse dia livre, transformassem algum pin seu em realidade.

Depois disso, no perfil da marca, a Honda criou um poster personalizado e um board para cada um desses usuários, onde eles puderam compartilhar o resultado do dia de folga. Cada pinner também criou no seu próprio perfil um board e a Honda entrou como colaboradora, potencializando a exposição da marca, já que os selecionados possuíam muitos seguidores. Com isso, a Honda conseguiu contabilizar mais de 4,6 milhões de pessoas expostas aos boards #Pintermission, 16 milhões de visualizações foram geradas a partir da campanha e, de quebra, toda essa repercussão acabou respingando também no Facebook e Twitter.

Sephora: tornando o caminho mais fácil para os seguidores

sephora-pinterest-screenshotA Sephora é uma das maiores marcas de cosméticos do mundo. Tem lojas espalhadas por 30 países, com 250 marcas e 14 mil produtos. Ao perceber que muitos dos seus seguidores no Pinterest estavam pinando (compartilhando) suas imagens, a empresa resolveu investir em campanhas para potencializar essa ação espontânea dos consumidores e, além disso, atrair novos clientes.

Uma das iniciativas foi preparar o site da Sephora para que os usuários pudessem já a partir dele fazer o compartilhamento de imagens no Pinterest. O site também mostrava aos visitantes como eles poderiam criar um pin e, para não perder tempo, por ali mesmo eles já podiam seguir o perfil da empresa na rede, por meio do botão follow us, que antes não existia.

Mas a empresa não parou por aí! Uma série de outras ações foi feita com foco na rede. O envio de e-mails marketing com produtos que poderiam virar pins a partir da própria mensagem foi outra sacada. Para ajudar os visitantes a encontrarem seus produtos por meio da ferramenta de busca do Pinterest, a Sephora passou a usar diversas hashtags que facilitam as buscas aos usuários. O uso dos chamados rich pins, que informavam preço, descrição e se o produto ainda estava disponível no estoque, foi outra estratégia que deu muito certo. Como resultado, a Sephora conseguiu aumentar em 60% o tráfego gerado a partir da rede social, fez crescer o engajamento de um público altamente qualificado e ainda constatou que os pinners gastam 15 vezes mais em compras no site do que os fãs do Facebook.

Four Seasons: conectando seus hotéis com o Pinterest

A ideia da rede de hotéis Four Seasons foi usar o Pinterest para conectar seus hotéis espalhados por todo mundo e fornecer informações aos viajantes. Após criar seu perfil na rede, a empresa criou perfis individuais para cada um de seus hotéis e resorts. Lá eles compartilham conteúdos relacionados ao turismo para inspirar seus seguidores. Além disso, por meio do botão pin it, a rede promove o Pinterest em suas campanhas de e-mail marketing e usa o place pins para organizar pins em uma mapa.

Outra estratégia bem certeira da empresa foi monitorar os assuntos mais populares no Pinterest e produzir conteúdos semelhantes. Assim, ela conseguiu aumentar em 900% a média de usuários que compartilham seus conteúdos diariamente e o número de pins para o site da Four Seasons vem crescendo 600% ao ano. A partir dessas ações, foi registrado também aumento no número de cliques diários para o site em até 1.700%.

Apesar de estarem ainda um pouquinho atrás em relação às marcas internacionais, existem também algumas iniciativas legais aqui pelo Brasil. Casas Bahia, Magazine Luiza e Ponto Frio são varejistas que já marcam presença na rede e ajudam os usuários na hora das compras. A revista Casa Vogue, por exemplo, criou uma campanha convidando arquitetos famosos a criarem seus boards e inspirarem os leitores.

E você, já utiliza o Pintrest para alavancar a presença digital de sua marca e a até mesmo as vendas para o seu negócio? Ficou inspirado com as ações realizadas? Então aproveite a oportunidade e desenvolva uma estratégia inovadora para a sua marca! Em caso de dúvidas, você já sabe: deixe seu comentário abaixo que podemos ajudá-lo com dicas pontuais para o sucesso de suas ações na rede social!
 
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