Page Authority x Domain authority: entenda o que é e como interfere no SEO

por out 26, 20161 Comentário

segredos_do_seo_page_domain_autorithyQuando se fala em SEO, talvez a principal questão seja: quais são os critérios utilizados pelo Google para definir os sites que serão exibidos no topo da lista em cada busca?

O Google é, de longe, o site de buscas mais utilizado pelos internautas para localizar conteúdos online. São aproximadamente 3 bilhões de pesquisas realizadas diariamente. O grande objetivo das empresas tem sido colocar seus sites no topo dos resultados de palavras-chave relacionadas ao seu negócio e à sua área de atuação.

Como os critérios do Google não são divulgados (além de estarem em constante mutação), os especialistas no assunto definem métricas que dão indicativos da probabilidade de um site estar bem posicionado nos resultados. Existem várias, com diversas finalidades. Hoje iremos falar do Page Authority e do Domain Authority e qual a influência delas no SEO.

Page Authority x Domain Authority

Domain Authority e Page Authority são métricas criadas pela empresa Moz, essenciais para medir e monitorar a eficiência de suas ações de SEO. Elas podem fornecer importantes insights para suas estratégias. E na medida em que são parâmetros de comparação entre sites concorrentes, servem muito bem como forma de prever quem está em vantagem nessa disputa.

De forma geral, podemos dizer que o Domain Authority mede a autoridade (a “reputação”) do site como um todo na internet, enquanto o Page Authority mede a autoridade de uma página específica dentro de um site.

Defininindo autoridade

E o que seria esta autoridade? É basicamente o resultado do conjunto das variáveis do algoritmo de busca que vai definir quem ficará melhor posicionado em seu resultado.

Trocando em miúdos, se você e seu concorrente disputam a mesma palavra-chave, vai ficar melhor posicionado na busca quem tiver a maior autoridade – ou melhor reputação perante o buscador, se quiser chamar assim.

O que é Page Authority?

Page Authority é uma métrica que calcula a força de rankeamento de uma página da web específica, de acordo com os parâmetros do algoritmo do Google. Quanto maior, melhor. Quanto mais alto for seu Page Authority, maior é o potencial de uma página da web específica de rankear bem nos resultados de busca.

Esta métrica é muito importante, pois, no final das contas, o Google indexa páginas avulsas e não sites inteiros. Se você tem páginas que atraem muitos links de outros sites com boa autoridade, isto irá ajudar a aumentar a sua própria autoridade. Mas lembre-se: o Page Authority não é permanente. Então se você perde links ao longo do tempo, seu rankeamento poderá cair.

O Page Authority é calculado através de uma escala logarítimica de 1 a 100, o que significa que quanto maior seu score, mais difícil é aumentá-lo. Subir de 10 para 20 é muito mais fácil que subir de 80 para 90, por exemplo.

O que é Domain Authority?

Enquanto o Page Authority calcula a força de rankeamento de uma página da web específica, o Domain Authority calcula a autoridade de um domínio ou sub-domínio – ou de um site, no fim das contas.

As regras para o cálculo são similares à do Page Authority, com as adequações necessárias ao cálculo para o site como um todo. São mais de 150 variáveis levadas em conta, e o algoritmo é constantemente revisto e atualizado.

Cuide do seu site. O resto são “apenas” métricas

Com as frequentes mudanças no algoritmo do Google e até mesmo na forma de calcular o Page e o Domain Authority, podemos concluir que você deve se preocupar em fazer as coisas certas na sua própria casa: o seu site. Boa estruturação de código, bom design e, principalmente, bom conteúdo. O Google cada vez mais tenta aproximar seu algoritmo das necessidades do usuário. E o usuário quer bom conteúdo para satisfazer suas necessidades de busca.

Seu foco deve ser atender a estes requisitos. As métricas, como Page Authority e Domain Authority, servem para indicar se você está logrando sucesso nesta tarefa.

O tema é um pouco complexo, não? Restam dúvidas? Deixe seu comentário abaixo e vamos continuar a conversa! Podemos ajudá-lo!

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