O que é uma Landing Page e para que serve?

por abr 18, 2020

Quando você desenvolve ações para gerar tráfego ao seu site, leads e, consequentemente, vendas, é necessário ter uma página, geralmente associada ao seu site, que fomente as conversões estimuladas, inicialmente, através de estratégias digitais como links patrocinados, redes sociais, e-mail marketing, dentre outros. Essa página, a Landing Page, é crucial, mas você sabe o porquê?

O que é uma landing page

Em uma tradução mais simples e direta, as landing pages são as páginas de entrada (ou captura), ou seja, qualquer página em seu site, hotsite ou até mesmo aba em rede social em que o usuário é direcionado para iniciar a navegação após a abordagem em uma campanha.

Para que fique mais claro, consideremos uma loja virtual com foco em moda feminina. Em seu mix de produtos, ela opta por desenvolver ações de conversão sobre suas bolsas. Para divulgar seus produtos, ela investe em e-mail marketing, links patrocinados e redes sociais. Nestes canais são divulgadas informações concisas, porém criativas e que estimulam a ação de clique pelos potenciais consumidores.

Ao clicarem no link disponibilizado nesses canais de divulgação, estes potenciais consumidores são direcionados a uma landing page: uma página específica para o produto divulgado, estrategicamente pensada para atingir um objetivo – seja ele a captação de dados desse possível consumidor ou até mesmo a conversão em venda diretamente.

Para que serve esta página

Resumidamente, as landing pages servem para ampliar as conversões em vendas. Isso se deve ao fato de serem desenvolvidas com detalhes minuciosos para fomentar estas conversões.

Apesar da conversão em vendas estar no fundo do funil, a landing page é fundamental também para o processo de topo do funil: atrair tráfego e gerar leads.

Como criar uma landing page matadora

Como tudo em marketing, não há uma fórmula secreta que fará com que suas landing pages tenham sucesso. Alguns elementos, que descrevemos abaixo, ajudam na sua confecção, mas isso dependerá do objetivo que você possui com ela.

Se você pretende aumentar os acessos ao site, por exemplo, mesmo que você tenha a landing page perfeita, será necessário investir em ferramentas de divulgação para obter os resultados almejados.

Com objetivos de geração de leads, além do investimento em divulgação será necessário dispor de algo, um material rico para negócios B2B e descontos em um negócio B2C, por exemplo. Veja no artigo como atrair milhares de clientes com e-books e landing pages algumas sugestões nesse caso.

Já para a conversão em vendas, botões de CTA – call-to-action, descrições interessantes, boas imagens – para negócios B2C, por exemplo – devem ser trabalhadas na página.

Para ajudá-lo nessa empreitada, selecionamos algumas informações básicas que devem constar em uma landing page:

Atente-se ao título da página

O titulo de sua landing page é fundamental para instigar o consumidor a vasculhar as informações nela dispostas. Contudo, é necessário atentar-se à necessidade de manter um título padrão em todas as ações digitais que envolverem determinado produto ou serviço.

Isso significa que o título da landing page precisa ser igual ao anunciado nos links patrocinados em sua campanha de e-mail marketing e onde mais houver divulgação. Dessa forma você trabalha a confiança do consumidor quanto ao bem anunciado e à sua marca.

Algumas sugestões estão no artigo: desperado por uma headline matadora para sua landing page e não sabe o que fazer?

 

Layout profissional para gerar confiança

A sua landing page deve seguir a identidade visual de seu site ou marca. Gerar confiança no consumidor tanto para a compra quanto para a troca de dados por informações é fundamental.

Além disso, não faça a sua landing page de qualquer jeito. O visual interfere bastante em relação à crença deste consumidor quanto a sua empresa

 

CTA, o Call-to-action

Landing page sem call-to-action é uma página ineficaz. É necessário direcionar o cliente à ação que sua empresa espera que seja por ele realizada. Por isso, não se esqueça de colocar botões com cores destacadas, frases com verbos imperativos e, assim, conseguir um melhor retorno quanto aos objetivos definidos.

 

Agora que você já sabe o que é uma landing page e para que ela serve, avalie junto aos profissionais de marketing de sua empresa como estão as páginas de entrada das ações estabelecidas. Talvez seja a hora de rever a estratégia e contar com profissionais especializados para alavancar suas conversões!

Abraços,

Caetano Notari

 

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Photo by Le Buzz on Unsplash

 

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