O que é Instagram e como posso usá-lo na minha empresa?

por out 27, 2016

Atualmente o Instagram possui mais de 500 milhões de usuários ativos, por mês em todo mundo. A marca histórica, atingida em 2016, apenas reafirma o que a maioria das pessoas já sabia: o Instagram é um verdadeiro sucesso!

O Instagram, nos últimos meses tem repercutido bastante. Muita gente usa e fala sobre essa rede social. Mas você a conhece? Sabe como o Instagram funciona? Descubra agora como usar essa grande rede social de fotos para alavancar os resultados positivos no seu negócio!

O que é Instagram?

blog_instagram_01Instagram Tela Principal | Indiga Marketing DigitalVolta e meia ouvimos falar sobre o Instagram, mas você sabe o que esse nome quer dizer? Em poucas palavras o Instagram é uma rede social de fotos, a princípio voltada para usuários de aplicativos móveis, já que é compatível com os sistemas operacionais Android e iOS.

Ele é um app gratuito que pode ser facilmente baixado. Feito isso, é possível tirar foto com os tablets e smartphones, aplicar filtros às imagens e compartilhar instantaneamente entre os integrantes da sua rede de contatos. Além disso, há a possibilidade de integração com o Facebook e Twitter, já que as fotos publicadas no Instagram podem ser compartilhadas também nessas redes.

Instagram no contexto corporativo

Febre entre famosos, queridinho entre jovens, o Instagram está conquistando cada vez mais espaço. O que pouca gente sabe é que essa rede social também pode ser uma boa ferramenta para as empresas.

Mesmo não havendo nenhuma receita de bolo infalível para usar o Instagram no contexto corporativo, muitos empreendedores já estão utilizando essa rede social (com sucesso diga-se de passagem), para divulgar as suas marcas, apresentar produtos, estreitar os laços com o público-alvo, gerar engajamento e consequentemente aumentar os lucros.

Na verdade, qualquer empresa deve ficar de olho nas movimentações que acontecem nas mídias sociais e encarar cada nova ferramenta ou rede que surge, como uma nova oportunidade para ganhar espaço no mercado. É justamente isso que tem acontecido com o Instagram.

A força do Instagram está nas imagens

blog_instagram_b2b_generalelectricSe você está planejando usar o Instagram nos negócios, a primeira coisa que você precisa aprender é que em uma rede social baseada em fotos, a imagem é tudo. Especialmente no Instagram as fotografias são mais importantes do que as palavras e é por isso que as imagens postadas devem falar por si só.

Para alcançar esse resultado, sempre use imagens originais, criativas, com boa resolução e que traduzam bem a identidade da sua marca, além de gerar identificação com o público alvo. Em outras palavras, as fotos devem ser as protagonistas e não as coadjuvantes de suas publicações.

Capriche nas hashtags para bombar no Instagram

Usar hashtags auxilia as empresas na segmentação dos conteúdos, bem como, facilita potencialmente as buscas realizadas pelos usuários. As empresas devem estimular seus seguidores a postar imagens com hashtags específicas, promovendo assim uma interação ainda maior entre a marca e os clientes.

Recentemente uma grande empresa do segmento de moda e vestuário incentivou os usuários a postarem fotos de beijos em diferentes lugares do Brasil, sempre com uma hashtag sugerida pela empresa. Milhares de pessoas participaram da ação e o casal que enviou o maior número de fotos ganhou uma viagem internacional. Esse é só um exemplo, mas poderíamos citar muitos outros sem nenhuma dificuldade, porém, a finalidade aqui é apenas deixar claro que criatividade aliada ao bom uso de hashtags é uma dobradinha que pode levar a sua empresa longe!

Integre o perfil de sua empresa às outras redes sociais

Outra dica bacana é integrar o perfil da sua empresa no Instagram às outras redes sociais, pois assim, toda vez que você publicar uma nova foto, ela será replicada no Twitter e no Facebook.

Essa é uma estratégia para atualizar todos os seus perfis de uma vez só, além de aumentar a visibilidade e alcance das suas postagens. Pense assim: em quanto mais redes a sua empresa aparecer, mais ela será vista e mais será lembrada. Não tem erro!

Divulgue a marca, propague o seu estilo de vida!

Não use o Instagram apenas para divulgar marcas, produtos e serviços. Faça a sua empresa ser querida e admirada! Se você seguir essa dica, já é meio caminho andado para ser bem sucedido nessa rede social. A sua empresa deve estar preparada para vender um conceito e inspirar os seguidores.

Antes de mais nada, você deve se perguntar: Quem sua empresa quer atingir? Quais sensações ela pode provocar? Por que os clientes devem escolhê-la? Respondidas essas questões, procure motivar os seguidores por meio de imagens diferentes, estimulantes, interessantes e que, sobretudo, transmitam a mensagem que seu negócio deseja passar.

Boas práticas para usar o Instagram comercialmente

  • Faça um planejamento! Não adianta usar imagens aleatórias e sem nenhum critério. Tenha um objetivo (gerar tráfego, aumentar o engajamento, fortalecer a marca, divulgar produtos, etc) e crie estratégias para alcançá-lo.
  • Monte um cronograma de postagens e leve em consideração as sazonalidades.
  • Estabeleça métricas para mensurar e avaliar os resultados de sua ação no Instagram.
  • Evite o uso de hashtags complexas ou triviais demais, como por exemplo #foto e #nossonovolançamentoinvernocollection.
  • Não use imagens de gosto duvidoso, nem mesmo se a intenção for gerar polêmica. Estamos falando de um perfil corporativo!
  • Divulgue imagens de ações paralelas de cunho social ou sustentável que agreguem valor à marca.
  • Não exagere no uso de filtros, a ponto de distorcer as imagens.

Use séries temáticas para despertar o interesse e criar um vínculo mais longo com os usuários. Use imagens com textos, como cartazes e convites para lançamentos.

E aí, curtiu as nossas dicas? Preparado para ingressar no Instagram? Depois que a sua empresa já estiver presente nessa rede social, volte para nos contar os resultados, #entendido?

Artigos Relacionados:

Share This

Curtiu?

Compartilhe nas mídias sociais.