O que é e para que serve o Marketing de Conteúdo?

por out 28, 2016

marketing-de-conteudoVocê já deve ter ouvido falar e, provavelmente, esta estratégia faz parte da sua rotina – muito mais, inclusive, do que você imagina! O Marketing de Conteúdo não é novidade. Contudo, com a acensão da internet no cotidiano das pessoas, esta poderosa ferramenta de marketing vem ganhando cada vez mais espaço.

As novas formas de consumo têm interferência direta na crescente demanda desta estratégia. Seus clientes não “engolem” mais tão facilmente anúncios do tipo “compre batom”.

Por isso, alternativas inovadoras, com foco na busca do consumidor pelos produtos ou serviços comercializados por sua empresa, foram desenvolvidas. É o chamado Inbound Marketing: em vez de você interromper seu cliente com anúncios, sua empresa desenvolve estratégias que irão atraí-lo fomentando, assim, as conversões em vendas. Mas você sabe o que é, para que serve e como fazer Marketing de conteúdo em sua empresa?

O que é Marketing de Conteúdo?

Parte integrante do Inbound Marketing, o Marketing de conteúdo consiste na geração de conteúdo relevante para atrair, converter e reter clientes.

Não importa o tipo de conteúdo ou o canal que você os disponibiliza: a estratégia consiste em analisar o perfil do seu cliente e desenvolver posts em blogs ou sites, vídeos, infográficos, materiais ricos – como ebooks e whitepapers, por exemplo –, conteúdos em redes sociais, dentre outros, alinhados aos interesses deles e ao seu negócio.

Diferentemente das notícias, que trazem abordagem mais contextuais, o Marketing de Conteúdo segue a premissa de disseminar informação autoral, estabelecendo uma autoridade para a sua marca, ajudando possíveis clientes a “resolver” problemas ou entender sobre determinado assunto que não possuem muito domínio, mas que pode ser a porta de entrada para a compra do seu produto ou serviço, por exemplo.

Entendendo sobre Marketing de Conteúdo na prática

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o Marketing de Conteúdo não é uma estratégia recente. Ela apenas ganhou novos canais e formas de trabalho com foco na atração de novos consumidores, por exemplo. A goma de mascar ou chocolate que você consumia e vinha com um fato curioso; os papeis nas bandejas de grandes redes de fast-food com instruções ou informações interessantes; as embalagens de massas de bolo, macarrão ou outros alimentos com receitas. Tudo isso já era Marketing de Conteúdo.

Hoje, no contexto digital, a estratégia tem ganhado força com os blogs corporativos, onde marcas desenvolvem conteúdos associados ao seu negócio, sem falar diretamente dos produtos ou serviços que comercializa, para atração de pessoas interessadas, de alguma forma, em sua área de atuação.

Na prática, uma empresa com foco em vender passagens aéreas, por exemplo, desenvolve conteúdo sobre destinos interessantes, dicas para economizar com viagens, como planejar férias, arrumar malas e tudo o que estiver associado ao seu negócio principal, indiretamente, mas que possa vir a gerar o interesse pelo seu core business. Ou seja, se transformar em um cliente!

Mas não apenas de blog vive o marketing de conteúdo. Mídias Sociais, e-mail marketing e outras várias estratégias têm aderido com sucesso essa prática!

Mas por que investir em Marketing de Conteúdo?

Recente pesquisa da Content Marketing Institute, em parceria com a Tracto Content Marketing, divulgou, dentre as diversas informações, que Marketing de conteúdo não é apenas uma tendência.

A estratégia veio para ficar e incorpora diversas áreas do marketing digital – até mesmo o SEO (Search Engine Marketing ou Otimização de Sites para Mecanismos de Buscas).

O Marketing de Conteúdo, bem como o Inbound Marketing, auxiliam a sua empresa a gerar mais tráfego para o site, eficiência de suporte e nas vendas, retenção e educação de clientes, treinar e desenvolver talentos em sua empresa, além de, inclusive, atrair novos talentos para ela!

Cada um dos objetivos requer uma estratégia que envolve desde a definição das personas – público que você deseja atrair, educar, fidelizar ou vender – até a divulgação do conteúdo produzido. Mas com as definições orientadas por profissionais especializados, é possível atingir estes objetivos com investimentos consideravelmente inferiores a outras estratégias de marketing.

E aí, conseguiu identificar esta estratégia? Sua empresa já investe em Marketing de Conteúdo? Faça um Check-up Digital na Indiga e veja quais as melhores soluções para alavancar as vendas da sua empresa!

Abraços,

Caetano

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