O que é Conteúdo de Qualidade? E SEO Whitehat?

por abr 23, 2020

Entender o que o Google considera conteúdo de qualidade é o primeiro passo para aumentar o tráfego no seu site. Agora, o qual a relação disso com o trabalho do SEO WhiteHat?

Trabalhando de acordo com as regras – SEO WhiteHat

Hoje, os profissionais que trabalham com SEO de forma séria e dentro das regras são chamados de WhiteHat, e possuem um desafio imenso. Promover conteúdos que subam no ranking do Google, dentro das regras é cada dia mais difícil.

Basicamente trabalham em duas frentes: acertam o seu site para que seja mais fácil a leitura pelo Google, e também promovem o conteúdo através de técnicas corretas: usam relações públicas, contatam jornalistas, arranjam entrevistas com blogueiros, e por aí vai.

Links de alta qualidade – SEO Externo

Com as limpezas do Panda (2011), Penguin (2012), Fred (2017) e Broad Core Algorithm Upgrade (2018) alguns links hoje valem muito mais do que outros. Se vierem de universidades, de órgãos do governo, dos principais sites de notícias, de sites importantes no seu nicho contam muito. Funciona assim: quanto maior o Pagerank do site que te recomenda, maior o peso que vem com ele.

Sites novos têm Pagerank zero, mas os gigantes aqui, como UOL.COM.BR e OGLOBO.COM.BR já tem um PageRank de 8. Uma reportagem deles tem um peso maior que centenas de links de sites sem relevância. Aqui algumas dicas:

  • O ranking é por palavra digitada, ou palavra-chave no jargão. Moda, Moda Feminina, Moda Masculina, cada expressão tem um ranking separado;
  • Se os links contiverem apenas endereço do seu domínio, como por exemplo www.indiga.com.br, ajudam. Mas se também colocarem palavras, como Marketing Digital e nelas o seu link, aí ajudam muito no ranking da palavra-chave;
  • Fiquem amigos de jornalistas e pessoas influentes no seu setor; relações públicas começam a ter um novo papel nesse mundo onde o conhecimento é fundamental;
  • Sejam contribuidores em periódicos on-line, em fóruns da internet
  • Procurem ajuda especializada. SEO bem feito não é fácil, nem rápido.

Falei aqui muito superficialmente sobre um tema que justifica livros imensos sobre ele.

Otimização do site – SEO Interno

O Google usa robôs para vasculhar a Internet e entender do que o seu site fala. Se você não ajudar, ele vai tentar adivinhar e nem sempre da melhor forma possível.

Por isso é importante garantir que todas as páginas tenham um título adequado, que os campos de metadados possuam o tamanho correto e estejam alinhados ao conteúdo. Os campos de metadados são facilmente administrados em plataformas como WordPress. Se o seu site for em HTML, dá mais trabalho, mas compensa todo o esforço envolvido. Cadastre corretamente todas as fotos e imagens, colocando títulos e descrição alternativa. Aqui no nosso blog, isso é uma regra básica.

Dica: faça links de um artigo para outro do seu site, mas sem exagerar.

Qualidade do Conteúdo, a meta final

Fazer o que dissemos acima ajuda, mas não é suficiente. Se você quer ser relevante no mundo digital, tem que gerar conteúdo de alta qualidade. Para mostrar a importância desse assunto, segue um vídeo do Matt Cutts, um dos maiores executivos da Google e o xerife que mencionei anteriormente. Todo mundo que quer entender mais sobre o que pode e não fazer, tem que acompanhá-lo. O vídeo está em inglês, mas dá para colocar tradução na legenda – não espere algo perfeito, mas quebra bem o galho.

Recomendações para criação de artigos

Quando falamos de publicações de qualidade, não podemos esquecer que todos possuem um tamanho mínimo. Menos que 600 palavras é considerado insuficiente, isso dá quase duas laudas no formato tradicional. Já vejo gente torcendo o olho, dizendo que é demais, mas é isso mesmo, eles querem recompensar o esforço.

Outra coisa, tem que ser periódico, tem que colocar coisas novas. Veja o artigo sobre a importância do blog. Não escreva nada que não faça sentido para um ser humano. Dedique-se à escrever o que vale a pena, não algo para que um robô faça seu trabalho. Falarei no futuro sobre esses assuntos em detalhe, continue nos acompanhando. A dúvida hoje é: o que tem impede de começar a criar conteúdo de qualidade?

Abraços,

Caetano Notari

Ebook 9 Regras para vender bem na Internet

Photo by Reno Laithienne on Unsplash

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