Nutrição de leads: quais as melhores plataformas e soluções?

por mar 11, 20200 Comentários

Ainda que sua empresa desenvolva ações de marketing voltadas para pessoas que já se encaixam no perfil do público-alvo, ainda existe a chance de que elas não estejam no momento adequado para efetuar uma compra.

E é justamente por isso que técnicas como a nutrição de leads podem trazer tanto retorno: falar na hora certa com a pessoa certa pode ser a melhor forma de fazer com que os produtos e serviços da sua empresa tenham maior aceitação entre os prospects e, consequentemente, mais conversões.

Descubra como funciona a nutrição de leads e quais as melhores soluções disponíveis no mercado para automatizar esse processo:

Acompanhando os leads

A nutrição de leads é um método que faz parte da estratégia de marketing global da empresa para personalizar as ações de comunicação e encorajar os prospects a comprarem somente quando eles se sentirem mais propensos a isso. Podendo ser feito por meio de ferramentas como e-mail marketing, redes sociais, entre outras.

Mesmo que um cliente não esteja interessado em comprar um produto ou serviço na sua empresa, esse método pode mantê-lo por perto, e, caso o interesse se manifeste mais adiante, sua marca ainda estará viva em sua memória.

Automatizando o processo

Para aumentar a produtividade, os vendedores precisam investir seu tempo em prospects que possam realmente trazer retorno para o negócio. E com as tecnologias disponíveis no mercado, gastar energia com pessoas que não se encaixam no perfil do público-alvo é inadmissível.

Por isso, avalie a implantação de ferramentas para automatizar a nutrição dos leads, que permitem que a empresa desenvolva envios automáticos para os prospects levando em conta a etapa que eles estão no funil de vendas.

Com isso, os vendedores entram em ação somente quando os prospects já tiverem passado pelas fases iniciais automatizadas da nutrição, economizando tempo e esforço.  

Avaliando as soluções informatizadas para auxiliar a tarefa

O mercado oferece algumas ferramentas que ajudam as empresas a administrarem seus leads, desde o momento em que conquistaram o contato, até se tornarem um lead qualificado e, em seguida, chegarem ao final do processo se transformando em consumidores.

Com elas, é possível criar campanhas de marketing personalizadas que levam em conta a interação que o consumidor vem demonstrando no site, na loja-online, nas redes sociais ou nas interações pelo e-mail marketing.

No Brasil, a RDStation é uma das primeiras e mais populares plataformas e oferece diversas funcionalidades para as empresas interessadas em automatizar  a nutrição de leads. Já a solução do Hubspot é uma das maiores referências no mercado em todo o mundo. Por ter “propagado” a linha de inbound marketing no mundo e pelo tempo de mercado, a solução traz recursos mais avançados, o que eleva as suas campanhas de marketing a um novo patamar.

Se você ainda acha que a nutrição de leads não é suficiente para alavancar o faturamento, basta conhecer os resultados de um estudo realizado pela Forrester Research: segundo a pesquisa, as empresas que investem nessa iniciativa podem aumentar em até 50% as vendas a partir de leads conquistados na internet.

Esse dado é suficiente ajuda a entender que, muito mais que aumentar o alcance das ações, as organizações precisam saber como conversar com aquelas que pessoas que já demonstram algum tipo de interesse por seu negócio.

E você? Quer descobrir outras formas de melhorar suas vendas por meio da web? Continue acompanhando o nosso blog e saiba o que pode ser feito para que a sua empresa conquiste uma fatia considerável em seu mercado de atuação!

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