KPIs de Marketing Digital: quais os principais para monitorar?

por out 28, 20160 Comentários

quais-os-principais-kpis-para-monitorar-em-marketing-digital-1-1Monitorar KPI’s, os chamados Indicadores Chave de Performance, é a única maneira realmente viável de aferir os resultados de uma estratégia de marketing digital. Ao contrário das métricas, que trazem os mais diversos números referentes ao comportamento dos internautas em seu site, redes sociais ou perante seu e-mail marketing (taxas de cliques, taxa de aberturas) , KPI’s são indicadores que se referem mais diretamente aos resultados da estratégia de acordo com seus objetivos principais. São números mais relevantes quando o objetivo é verificar se conjunto de iniciativas que compõem a estratégia de marketing digital está alcançando os objetivos propostos pela a empresa.

Se o objetivo de uma estratégia de Marketing Digital é, inicialmente, gerar leads qualificados, por exemplo, o número de leads conquistados é um KPI relevante dentro deste contexto. Muitas vezes, para o cálculo dos KPI’s, métricas importantes são utilizadas e cruzadas com outros dados e indicadores.

E como existem milhares de formatos de negócio, cada um com seus objetivos específicos, existem também muitos KPI’s passíveis de medição. O desafio, muitas vezes, é saber quais sãos os principais KPI’s para monitorar em cada negócio.

E você, sabe quais são os seus? Se não sabe, conheça os mais importantes indicadores chave de performance para mensurar sua estratégia de marketing digital.

Visitantes Únicos

Apesar de ser um indicador bastante simples, saber o número de visitantes únicos de um site é fundamental para avaliar se as ações voltadas para o topo do funil de vendas (atração de leads) estão realmente surtindo efeito. E como dissemos lá em cima, o que faz um KPI ser um KPI é a sua relevância para a mensuração dos objetivos da estratégia. Saber quantos visitantes únicos seu site teve em um determinado período (após o início das suas ações de marketing digital), por exemplo, é imprescindível para aferir se o objetivo da estratégia para essa parte do funil de vendas está sendo realmente atendido. Como verificar este KPI? O Google Analytics está aí pra isso.

Taxa de Conversão

Há quem diga que este é o principal KPI do marketing digital. Para além das controvérsias, temos que concordar que a Taxa de Conversão é realmente importante, já que ela diz muito sobre o sucesso das ações de uma estratégia especialmente para o meio do funil, fase em que todas as ações se voltam para a transformação de visitantes em leads. Isso mesmo, este indicador mostra quantos visitantes realmente interagiram com seu conteúdo e demonstraram interesse em seu produto ou serviço.

Mas, afinal, por que leads são tão importantes para uma estratégia de marketing digital? Simples, por que leads são verdadeiros clientes em potencial, são prospects em fase de análise para a compra, estágio onde um simples conteúdo pode definir a venda.

ROI – Retorno Sobre o Investimento

O ROI, ou Retorno Sobre o Investimento, é o KPI que definitivamente mostra se a estratégia como um todo trouxe lucratividade para uma empresa. Ele mostra o retorno financeiro do conjunto das ações em marketing digital com base nas vendas e negócios decorrentes delas.

Para calcular o ROI é preciso aferir o lucro líquido da estratégia, reduzindo do lucro bruto todos os custos do investimento e dividindo esse resultado pelos custos da estratégia. Basicamente, é preciso levantar duas variáveis: lucro líquido e custos do investimento. Para chegar ao lucro liquido, considere TODO o lucro da ação, ou seja, o lucro bruto das vendas ou novos negócios adquiridos no período delimitado para o cálculo. Reduza deste valor todos os custos do investimento, desde a contratação de agências às horas de trabalho e gastos de locomoção da equipe interna, bem como os gastos necessários com infraestrutura. Feito isso, é só dividir o lucro líquido pelos custos do investimento. Eis o seu retorno!

Precisa de uma ajuda na definição dos seus KPI’s? Compartilhe conosco os objetivos da sua estratégia de marketing digital, podemos te auxiliar!

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