Inbound Marketing: porque é importante saber classificar os seus leads de vendas

por out 26, 2016

Estar na internet significa estar atento às mudanças que se apresentam na maneira de se relacionar com seus clientes, pois a tecnologia traz avanços e possibilidades que até pouco tempo atrás não eram sequer cogitados.

Mais do que oferecer produtos e serviços de qualidade para conversões em vendas, com o novo comportamento consumidor, uma nova linha estratégica deve ser incorporada, incluindo conteúdo autoral e informativo que proporcione à sua audiência um apoio para a tomada de decisão com relação ao que ele está buscando, transformando-o em um cliente. Mas como fazer essa mágica?

Inbound Marketing: uma nova estratégia de vendas

4-passos-para-implementar-controles-de-marketing-digital-que-funcionamQuando falamos de proporcionar maior poder de decisão, estamos nos referindo a responder perguntas frequentes dos seus clientes, dar-lhes informações detalhadas sobre o produto ou serviço, ou seja, um atendimento de primeira qualidade. E para que a sua empresa se torne referência neste tipo de atendimento, é importante saber como classificar os seus leads de vendas, ou seja, como gerenciar o Inbound Marketing de maneira a atrair, reter, fidelizar e acompanhar permanentemente seu público-alvo na internet.

O Inbound Marketing é uma técnica de atração de clientes, a qual visa melhorar a percepção da sua marca e, consequentemente, suas vendas pela atração de clientes na web com interesse em seu negócio.

Com uma boa estratégia de Inbound Marketing você conquista espaço na internet através de informações úteis aos seus possível clientes, que visualizarão o seu conteúdo e o assimilarão à sua marca quando houver a necessidade de compra.

Fases do Inbound Marketing

O Inbound Marketing possui quatro fases que, se bem aplicadas, tornarão o seu trabalho muito mais fácil, já que os seus leads estarão classificados de acordo com as reais necessidades dos seus clientes.

Além disso, ele permitirá que você atenda aos seus consumidores em todas as etapas do processo de decisão de compra, aumentando suas chances de fidelização e engajamento por parte dos internautas. As fases do Inbound Marketing são:

Atrair tráfego não basta; tem que ser tráfego de qualidade

Tenha em mente de que nada adianta ter um número exorbitante de tráfego em seu site e uma taxa de conversão de clientes mínima. Você não quer apenas visitantes, você quer os visitantes certos, aqueles que realmente estão em busca do seu produto ou serviço. Sendo assim, desenvolva conteúdos personalizados e direcionados para atender ao público que você deseja atingir.

Para atrair tráfego com o Inbound Marketing, existem algumas ferramentas indispensáveis:

  • Blogs: servem como porta de entrada para o seu cliente. No seu blog, compartilhe conhecimento com seus clientes, responda a perguntas, ofereça conteúdo rico – e-books, videoaulas, whitepapers, dentre outros materiais mais densos -, e eduque o seu público para uma compra mais consciente.
  • Mídias Sociais: excelentes canais de interação com o seu público, as redes sociais devem ser nutridas com informação relevante, que desperte o interesse e leve o seu cliente à ação. Cada clique que você obtiver em um link disponibilizado em uma rede social já é uma vitória e um passo a mais para a fidelização.

Converter visitantes em leads

Para converter seus visitantes em leads, é preciso dar-lhes algo em troca. Um e-book, uma informação privilegiada, uma conta premium, enfim, algo que realmente lhe interesse e que faça com que ele deixe seus dados de contato para um relacionamento mais duradouro.

Não peça informações demais, apenas o necessário para um segundo contato, ainda mais personalizado e profissional. Essa é a hora de fazer uma landing page matadora.

Transformar leads em clientes

A partir do segundo contato que você fizer com seus leads, você já poderá destinar-lhes conteúdos mais personalizados, de maneira mais amigável e próxima. Quando seus leads se sentirem confortáveis com a sua empresa, conhecendo-a mais a fundo, poderão efetivar uma compra e assim se tornarem clientes.

O segredo do fracasso é começar a enviar ofertas e mais ofertas nessa hora. Use a tática do 80/20: para cada 4 e-mails de conteúdo relevante enviados, mande uma oferta.

Fidelizar os clientes

Para transformar o seu cliente de uma única compra em um cliente fiel, é preciso proporcionar-lhe uma experiência de compra agradável, que lhe dê boas lembranças da sua empresa. Oferecer um cupom de descontos para a próxima compra, um cartão fidelidade e cumprir com o que foi acordado na hora da compra são mecanismos bastante eficientes para este processo.

Depois da fidelização, basta monitorar e manter o relacionamento permanentemente.

A importância em classificar seus leads

Diante ao conhecimento adquirido sobre o processo do Inbound Marketing, é importante ressaltar que atrair audiência para o seu conteúdo, quando ele é de qualidade e as estratégias de divulgação são bem feitas, não é das tarefas mais difíceis.

Contudo, nem todos os dados de leitores deste conteúdo que você recebe são aptos a se transformarem em clientes e mesmo os que são, talvez não tenham o perfil que a sua empresa busca. Para que o trabalho nas etapas seguintes não sejam em vão – ao desperdiçar tempo e esforços a clientes que não se encaixam ao perfil de compras do seu negócio – a classificação de leads é fundamental.

Desta forma você e sua equipe de vendas dedicam energia àqueles que realmente podem se tornar consumidores de seus produtos ou serviços.

E você, já realiza a classificação de leads em sua estratégia?

Abraços,

Caetano Notari

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