Google lançou Panda 4.0. Veja o estrago que fez no SEO.

por out 26, 2016

matt_cutts_panda4-0

O trabalho de SEO não está fácil. Não bastasse o fato das técnicas antigas não funcionarem mais, agora o Google fecha cada vez mais o cerco.

E essa noite foi noite de horror para os especialistas em SEO. O Matt Cutts twittou que o Google estava lançando a atualização do Panda 4.0, e o pânico foi instalado. Mas, realmente temos que nos preocupar?

Sim se você usa técnicas não aprovadas pelo Google. De verdade. Só para mostrar a importância, as atualizações do mecanismo de busca acontecem com razoável frequência e ninguém fala nada. Quando o líder mundial da prática no Google vem falar isso, você percebe que é pra valer.

E não foi só essa. No final de semana também ativaram o Google Payday Loan Algorithm 2.0.

Começaram pelo básico, as fazendas de links que existiam para conseguir subir no ranking. Na prática, você contratava um serviço que colocava milhares de links fraudulentos apontando para o seu site. Você subia rapidamente e ficava no topo por um bom tempo.

Panda: um nocaute no Blackhat

O Panda em 2011 foi o primeiro divisor de águas. Da noite para o dia 11.8% dos sites em inglês foram afetadas, segundo dados do Search Engine Land.

Hoje, mais de 7% das buscas foram afetadas. E isso é só para o povo de sites não muito confiáveis. Não. Não mesmo. A pancada foi grande em sites como : ask.com, ebay.com, history.com, yellowpages.com. Estamos falando de reduções de mais de 30% na busca orgânica. Se quiser checar mais, veja o artigo do “Is ebay a big loser in Google’s Panda 4.0 update? – Winners & Losers“.

Payday Loan 2.0

Esse teve um impacto muito baixo nas buscas em inglês, já que o foco são empresas que cometem crimes e fraudes. O nome Payday Loan já remete a empréstimos, que junto com seguros, remédios e outros, são fonte infindável de links para sites de criminosos. Acrescente aí a pornografia e já tem um prato cheio para os analistas do Google.

Aqui na Indiga o impacto foi baixo e, para nossa felicidade, alguns termos deram uma boa subida. Os que baixaram foram poucas posições, nada excepcional. Lembro que até hoje nunca usamos link building agressivo, queremos mostrar os impactos de crescer no tráfego orgânico apenas.

E você, já checou o seu ranking hoje?

Share This

Curtiu?

Compartilhe nas mídias sociais.