Google AdWords sem segredos: o que é Rede de Pesquisas?

por out 26, 2016

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Dando continuidade à série “Google AdWords sem segredos”, hoje vamos apresentar a você a Rede de Pesquisa do Google: o que é, como funciona e como utilizar esta modalidade do AdWords para otimizar sua verba de publicidade e aumentar o retorno sobre seus investimentos online. Vamos começar?

Este é o terceiro artigo na série. Os dois primeiros estão aqui:

Google AdWords sem segredos: O que é Rede de Display?

Google AdWords sem segredos: o que é Remarketing?

O que é a Rede de Pesquisa

No último artigo da nossa série, você viu o que é como funciona a Rede de Display. A Rede de Pesquisas é outra modalidade do Google AdWords, com as características próprias que explicaremos a seguir.

A Rede de Pesquisa é formada por sites relacionados a pesquisa na web. O principal deles é o próprio Google, além do Google Shopping, Google Maps, Imagens do Google e Grupos do Google. Mas além destes, também fazem parte da rede os parceiros de pesquisa, como UOL, Terra e IG, entre outros.

Como funciona a Rede de Pesquisa

Os anúncios na Rede de Pesquisa, como o próprio nome indica, são exibidos em sites de busca, junto aos resultados da pesquisa. Vamos considerar, para esta análise, apenas o Google, que é o mais relevante.
A definição da ordem dos resultados das pesquisas é feita a partir de algoritmos computacionais, o que ocasiona uma verdadeira guerra pelas primeiras posições na busca.

Obviamente, nem todos podem estar na primeira página dos resultados naturais (orgânicos). E é aí que entram os anúncios da Rede de Pesquisa: eles são exibidos em formato de texto, o que os deixa com uma aparência similar aos resultados orgânicos. Contudo, são devidamente assinalados como anúncio e se localizam no topo da página de resultados do buscador ou no canto direito.

Segmentação é fundamental

Um dos grandes diferenciais da publicidade na Rede de Pesquisa é a segmentação. Você pode configurar campanhas com diversas particularidades e exibir seus anúncios próximos aos resultados orgânicos.

Digamos que você tenha um pub especializado em cervejas especiais e música celta na Savassi, em Belo Horizonte. Bem específico, não? Mas tudo bem. Você pode usar sua verba de forma totalmente otimizada, segmentando a campanha. Seus anúncios podem ser exibidos somente para buscas realizadas na cidade de Belo Horizonte (ou na região da Savassi, se considerar mais adequado) por termos específicos, como “cervejas especiais”, “cervejas artesanais”, “música celta” e “cultura celta”, por exemplo. Além disso, por ser adequado ao modelo de CPC (custo por clique), no qual você somente paga quando seus anúncios recebem cliques, os custos com a campanha são mais acessíveis e o retorno sobre o investimento, um dos melhores dentre as estratégias de marketing digital.

Anúncios para smartphones

Você pode, ainda, criar anúncios específicos para exibição em celulares. Considerando que o comportamento e as necessidades variam de acordo com a plataforma, neste caso seu anúncio pode exibir seu telefone com um call to action para efetuar chamada ou mesmo um link que abrirá o Google Maps com a rota entre o local do usuário e o seu estabelecimento.

Como iniciar sua campanha

A implementação de campanhas na Rede de Pesquisa tem passos simples, como relatado a seguir, mas exige atenção a minúcias e bastante acompanhamento:

  • Crie sua conta (ou faça seu login, caso já possua uma)
  • Selecione a Rede de Pesquisa como mídia
  • Defina as palavras-chave para cada campanha ou grupo de anúncios
  • Escolha a segmentação geográfica e de dispositivo (móvel ou desktop)
  • Defina a verba que deseja investir.

Este último ponto é outra grande vantagem do Google AdWords: você define quanto quer gastar e, uma vez atingido o valor, a campanha é pausada. Isso permite ótimo controle sobre seus gastos em mída online.

Como você pode ver, a implementação das campanhas é relativamente simples. Mas é importante considerar que, dependo do volume de anúncios, pode tomar bastante tempo. Também deve-se ter em mente que é indispensável monitorar diariamente os seus anúncios.

Acompanhamento de campanhas, a receita do sucesso

O sucesso de suas campanhas em AdWords depende diretamente do acompanhamento, testes e correção ou desativação de anúncios com performance abaixo do esperado. Além disso, existem técnicas avançadas de combinação e exclusão de palavras-chave, otimização de verba e redução do custo por clique que apenas profissionais capacitados têm a malícia para a execução.

Por isso, se você busca maior performance e otimização, é recomendável que contrate profissionais para auxiliá-lo no processo. Nós, da Indiga, somos especialistas em implementação e administração de campanhas de links patrocinados, com foco em otimização para resultados rápidos.

Se precisar de ajuda, solicite aqui o contato de um de nosso consultores.

Tem dúvidas sobre o funcionamento do Google AdWords ou da Rede de Pesquisas? Deixe seu comentário abaixo!

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