Desperado por uma headline matadora para sua landing page e não sabe o que fazer?

por abr 5, 2020

Não importa se o seu site tem o melhor conteúdo do mundo. Se ele não consegue prender a atenção dos seus visitantes, eles não se darão ao trabalho de ler o seu conteúdo. E tudo começa na headline. Headline é a chamada ou título da página. É aquilo que o internauta olha por menos de 5 segundos e decide se fica ou se vai para outra página. Como em um jornal, é a hora de capturar a atenção. Mas o que fazer para criar uma killer headline (headline matadora)?

Headlines atraentes: a melhor maneira de segurar um visitante

Pode parecer fácil criar uma campanha de marketing digital, mas existem peculiaridades que só quem entende de Internet como negócio, e o comportamento dos usuários da rede, conhece. Este é o caso das landing pages, página de entrada do internauta em seu site ou ação específica, que devem ser sempre bem elaboradas para chamar a atenção do público almejado.

Para torná-las atraentes, você deve saber utilizar da melhor maneira possível a headline. Afinal, é por este local que seu público tem, na maior parte dos casos, o primeiro contato com a sua empresa.

Estratégias para criar uma landing page atraente

Existem diversas estratégias para desenvolver headlines atrativas para as suas landing pages. Aqui, vamos listar as mais utilizadas e que trazem maior retorno. Mas lembre-se: marketing digital não é uma fórmula exata.

É um processo de médio e longo prazo que muda de acordo com as tendências do seu segmento e comportamento do público. Portanto, fique atento às dicas e veja, conforme sua experiência, o modelo ideal para aplicar em sua página!

Pergunte ao seu cliente o que ele deseja

Uma boa maneira de chamar o seu cliente para a ação (CTA – call-to-action), seja ela comprar, preencher um cadastro ou responder a uma pesquisa, por exemplo, é utilizar na headline a pergunta que ele procura explicação. Isto pode vir com variações como: O que ele precisa? O que ele está buscando? Que tipo de solução ele deseja?

A pergunta deve ser criada de maneira a instigar o internauta a buscar a resposta na página e executar a ação por você almejada. Por isto, é preciso conhecer bem quem você está chamando para a ação. Inserir palavras-chave relevantes na pergunta, bem como dar uma pincelada da resposta logo no início despertam a curiosidade em continuar a navegação na página.

Utilize palavras “matadoras”

Utilizar palavras de apelo para descrever uma solução rápida e precisa é uma boa escolha! Nesta estratégia, a headline é desenvolvida de modo que seja a resposta para uma pergunta feita pelo internauta, porém utilizando palavras de peso para a chamada.

Por exemplo: se uma pessoa busca empregos na área de recursos humanos, você dirá na headline do seu anúncio e landing page “os melhores empregos na área de recursos humanos”. Mais que empregos, você está oferecendo as melhores vagas. Estas palavras incentivam as pessoas a clicarem rapidamente em seu anúncio, além de despertar interesse sobre o conteúdo.

Desperte o senso de competição

A competição é um instinto natural do ser humano e pode ser usado muito bem na construção de landing pages eficazes. Headlines que despertem nos internautas o senso de que eles estão perdendo alguma oportunidade exclusiva são bastante eficientes e trazem retornos surpreendentes.

Frases como “só hoje” e “vinte mil pessoas já aproveitaram esta oportunidade”, por exemplo, aguçam o interesse do público alertando-o para a oportunidade que faltava e que não pode ser perdida.

Seja criativo, porém objetivo

Quando se pensa em marketing, a criatividade recebe um olhar especial. Porém, na internet a objetividade ganha pontos. Seja conciso: escreva poucas palavras que digam muito.

Duas dicas: quando estou sem criatividade, começo a fazer buscas variadas no Google, usando frases e quase sempre aparece algo que me ajuda a completar o assunto. Agora, quando preciso me esforçar, tablóides são uma fonte incrível de ideias. Vai dizer que você não ficou curioso ao ler a manchete na figura acima, na qual alienígenas engravidaram uma mulher de 86 anos?

Combinando tudo

Além de poder usar cada estratégia separadamente, também é recomendável combiná-las tornando a sua landing page referência em conversões.

Você já utiliza ou teve retorno com alguma destas técnicas de headline para as suas landing pages? Conhece outras? Conte para a gente nos comentários!

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Photo by Kat Coffe on Unsplash

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