Conheça as principais diferenças entre Facebook Ads e Google Adwords

por out 26, 2016

facebook_ads_or_google_adwordsVocê deseja anunciar na Internet, mas está em dúvida se opta pelo Facebook Ads ou o Google Adwords? Como escolher entre as duas opções que mais se destacam no momento?

 

Facebook Ads & Google AdWords: resultados excelentes

A primeira questão a ser considerada é que ambos os recursos são excelentes, seja para geração de leads ou conversão em vendas. Além disso, podem ser trabalhadas como estratégias complementares, já que apresentam funcionalidades específicas. Contudo, algumas particularidades de cada uma destas ferramentas podem ser cruciais na definição das ações que você pretende desenvolver.

Você não precisa ter que escolher entre um e outro, mas é importante entender o seu funcionamento para que você possa tirar melhor proveito para o seu negócio. Por isso, separamos algumas das principais diferenças entre o Facebook Ads e o Google Adwords para que você as conheça e consiga tomar decisões certeiras sobre as estratégias a serem adotadas por sua empresa.

Facebook Ads

facebook_ads_image

O Facebook Ads é a ferramenta de anúncios pagos desta rede social. Sua segmentação é baseada conforme perfil – idade, sexo, localização, formação, etc – comportamento e interesses do usuário.

O alcance do Facebook Ads é imenso. A rede possui o maior número de usuários cadastrados ativos. O formato do anúncio é convencional, título e texto. Contudo, é possível trabalhar também imagem, o que torna a divulgação visualmente mais atraente. A ferramenta permite anunciar tanto links externos, do seu site ou blog, por exemplo, quanto páginas internas da rede social, além de contar com um recurso de remarketing próprio, o Facebook Exchange – uma forma de exibir o seu anúncio a pessoas que acessaram sua página mas não concluíram a conversão. Aqueles banners que o perseguem em diversos locais.

A rede traz formas distintas para anunciar, além de possibilitar estratégias diferentes para captação de fãs, aumento do alcance das visualizações e até mesmo a conversão em vendas. Dentre as opções você pode investir em:

  • Anúncios do lado direito da tela dos desktops;
  • Anúncios no feed de notícias do usuário;
  • Anúncios no feed de notícias do celular;
  • Histórias patrocinadas, em que usuários que você conhece aparecem realizando alguma ação da sua marca;
  • Curtir página, em que os usuários conhecidos aparecem curtindo a sua página.

Em tempos que o usuário tende a confiar mais na palavra do amigo que na propaganda, esse aval é uma ótima maneira de atingir o seu público.

Google Adwords

Já no Google Adwords o mecanismo dos anúncios é baseado em palavras-chave escolhidas pelos usuários neste buscador.

As palavras-chave são palavras, frases ou termos relacionados ao seu negócio. Você as seleciona, com base em alguns dados disponibilizados em uma plataforma da ferramenta e quando o internauta pesquisar no Google algumas delas o seu anúncio é indicado como resultado da pesquisa. Desta forma o seu público o encontra através de uma necessidade, não por meio de publicidade forçada.

Os seus anúncios do Google Adwords também podem ser exibidos em sites relevantes da rede de displays deste buscador. Esta rede é formada por sites e blogs parceiros do site de busca na divulgação através de banners nestes canais. Além disso, o google também possui a funcionalidade remarketing permitindo que você utilize esta estratégia inclusive no Facebook, que não ocorre inversamente. Além disso, o recurso de remarketing do google é dinâmico, permitindo que diversos produtos sejam visualizados pelo público definido em um mesmo anúncio.

Tanto no Facebook Ads quanto no Google Adwords você tem a possibilidade de trabalhar anúncios PPC (pay per click ou, em português, pague por clique) ou CPM (custo por mil impressões/visualização). O que facilita ainda mais o direcionamento do investimento para a estratégia adequada ao seu público. Além disso, ambos trazem relatórios completos para acompanhamento e otimização dos resultados.

E você, já utiliza alguma destas ferramentas em sua estratégia de marketing digital? Qual é a sua opinião sobre elas? Conte para a gente!

Abraços,

Caetano Notari

Artigos recomendados:

3 Erros que você não pode cometer na hora de usar o AdWords

Publico meus artigos no facebook ou no meu blog?

Share This

Curtiu?

Compartilhe nas mídias sociais.