Confira dois casos de sucesso de empresas no Instagram

por out 25, 2016

instagram-1Criar conteúdo para a internet vai muito além de ter um blog. No marketing de conteúdo, a sua empresa ou marca pode ir além das palavras trabalhando também formatos em imagem (infográficos, por exemplo), vídeos e até games. Afinal, quanto mais conteúdo você oferece para os seus clientes, mais relevante você torna a sua marca para ele. Para instruí-lo em relação a isto, hoje nós vamos focar na produção de conteúdo de imagens para o Instagram, a rede social com mais 200 milhões de usuários ativos e 20 bilhões de fotos publicadas. Várias marcas já acumulam milhares de seguidores e se tornaram cases de sucesso no engajamento e posicionamento no Instagram. Por isso, selecionamos 2 empresas que dão um show na rede social para inspirá-lo em suas ações:

Caso 1: Farm

  • Endereço: Instagram.com/adorofarm
  • Número de seguidores: 188k (mil)
A Farm é uma empresa carioca que nasceu para vender mais do que roupas e moda, mas um estilo de vida. Segundo os fundadores da marca, Marcelo e Kátia Bastos, a Farm se identifica com o astral carioca, que tem um perfil alegre e despojado: vai à praia durante o dia e, à noite, gosta de um barzinho. Diante a isso, a estratégia da marca no Instagram é justamente postar imagens que ilustram este estilo de vida. Se você passear pelo feed deles você verá que há fotos de roupas e comunicados da loja, mas há ainda mais imagens que inspiram as pessoas a viverem mais como a Farm se posiciona. Além de expressar o posicionamento da marca, a Farm usa o Instagram para construir uma tribo, é o conceito de Tribe Building. A marca reúne em um só lugar todas as pessoas que se identificam com os preceitos da empresa, fazendo com que todos se sintam parte de uma mesma tribo. Isso, além de fortalecer a imagem da Farm, aproxima a marca de seus mais de 188 mil seguidores.

Caso de sucesso 2: RedBull

  • Instagram.com/redbull
  • Número de seguidores: 1,4milhões
O case da Farm nos ensinou que nem sempre é preciso postar imagens de roupas para vender o estilo de vida da marca. A RedBull faz a mesma coisa de um jeito ainda mais forte. Basta acessar o Instagram deles e você verá que é muito raro imagens do produto deles: a latinha de energético. Isso acontece porque o foco da RedBull no Instagram é vender o conceito “RedBull te dá asas”, seja para ir mais longe num esporte radical ou para curtir as melhores festas do mundo. A marca vende na rede social um estilo de vida jovem, cheio de energia e radical. Além das fotos, a marca também posta muitos vídeos. Este tipo de conteúdo em movimento não é escolhido à toa. Afinal, estar sempre em movimento é basicamente o que a empresa “vende”. A lição aqui é ser relevante no Instagram postando conteúdo que incentive o usuário a se inspirar, se emocionar, ter mais energia na vida e, como o slogan diz, “criar asas”.

Como usar o Instagram em sua empresa

Depois de conhecer estes cases fica mais fácil perceber o que fazer na hora de se posicionar no Instagram. Para facilitar ainda mais para você, fizemos uma breve lista que resume tudo o que vimos em exemplos práticos. Com estas dicas você estará no caminho certo para que a sua empresa tenha sucesso nesta rede social:

1) Seja fiel à sua marca

Saiba exatamente o que você quer falar no Instagram e poste conteúdo relacionado a isso.

2) Poste conteúdo todos os dias

Se você não posta conteúdo constantemente, você perde sua relevância. Afinal, só é lembrado quem é visto!

3) Poste música, imagens e vídeos além dos seus produtos ou serviços

O usuário do Instagram não quer ver um monte de propaganda em seu feed: ele quer ver conteúdo que o inspire, o emocione ou o faça sorrir. Por isso, invista em conteúdo que seja interessante para o seu público.

4) Use hashtags – com moderação!

Uma forma muito comum de buscar conteúdo no Instagram é através das hashtags. Então, antes de começar a postar, faça um estudo de quais hashtags mais usadas na rede social se relacionam com seu posicionamento para utilizá-las em suas imagens e vídeos. Isso fará com que a sua marca apareça para mais pessoas.

5) Lembre-se: seus seguidores são sua tribo

Não se esqueça que seu Instagram é mais do que um meio de comunicação, é um lugar para você reunir a “tribo” da sua marca. Ali estarão pessoas com interesses em comum e que são mais relevantes para seu negócio. Você falará diretamente com elas e isso tem um valor inestimável para a sua estratégia. Valorize os seus seguidores e você estará no caminho certo!
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