Como usar o LinkedIn na sua estratégia de marketing digital?

por out 26, 20163 Comentários

como-usar-o-linkedin-na-sua-estratgia-de-marketing-digitalNa hora de montar uma estratégia de marketing digital, muitas empresas cometem o erro de deixar o LinkedIn de fora. Porém, apesar de ser um pouco menos popular entre as redes sociais, ele pode ser uma grande ferramenta para o crescimento dos seus negócios — especialmente B2B.

Para aproveitar ao máximo esses benefícios, é preciso conhecer de perto a ferramenta e traçar uma boa estratégia de ação para ela. Confira nossas dicas matadoras a seguir e prepare-se para bombar na rede profissional!

Passe por cima do gatekeeping

Através do LinkedIn, é possível transpor algumas barreiras e conseguir fazer um contato direto com aquela pessoa ou empresa com a qual você deseja iniciar ou estreitar um relacionamento.

Publique conteúdo na sua página da empresa. No seu perfil pessoal, republique o conteúdo. Assim, sua timeline ganha vida e mais pessoas vêem o que você oferece.

Muito mais eficiente que qualquer ligação telefônica feita por um desconhecido, um e-mail (que pode cair na caixa de spam) ou outras redes sociais, o contato através da plataforma permite que você chegue exatamente em quem importa e apresente o seu perfil ou o da sua empresa da forma que interessa.

Dados do ReTargeter.com mostram, inclusive, que a taxa de conversão no LinkedIn é 277% mais eficaz para empresas que no Facebook ou Twitter!

Explore a ferramenta de Pesquisa Avançada

Uma das grandes vantagens do LinkedIn é a possibilidade de fazer buscas detalhadas sobre um profissional ou empresa. Assim, se você está buscando por um público ou alvo específico, essa pode ser uma boa forma de encontrá-lo. Para isso, explore ferramenta de Pesquisa Avançada e busque pela empresa, cargo, especialização, influenciadores, mercado, etc.

Se você tiver acesso à conta Premium, poderá ainda utilizar alguns recursos exclusivos, como envio de InMail direto (sem a necessidade de um contato entre você e a pessoa), organizador de contatos, busca com resultados expandidos, entre outros benefícios.

Mas nada de sair adicionando todo mundo que ver pela frente! Como em qualquer outra rede social, a qualidade dos contatos pesa muito mais que a quantidade. Portanto, busque pessoas influentes que te ajudem a aumentar a sua rede de forma consistente e vantajosa para todos.

Use as informações para refinar sua estratégia

Agora que você já sabe quem seguir, e quem se conectar com, use essas informações no seu planejamento. Veja se você não está deixando passar algumas oportunidades por não ter o conteúdo correto para seu público-alvo. LinkedIn hoje é uma ferramenta de publicação de conteúdo.

Faça contatos

Agora que você já passou por cima das barreiras iniciais e conseguiu encontrar o perfil daquela pessoa em especial, não deixe que a história acabe por aí. Uma boa forma de dar um passo adiante é enviar mensagens diretas para ela.

Mas nada de mensagens padrão! Lembre-se de que se trata de uma rede social e, com isso, mensagens automatizadas serão facilmente descartadas. Para criar conexões reais é preciso falar de pessoa para pessoa e agregar valor e conteúdo àquela mensagem.

Vá além

Depois do contato inicial, é preciso tomar a iniciativa para estreitar aquele laço. Se você enviou uma solicitação de contato e foi aceito, é a sua vez de dar um passo a frente.

Isso pode ser feito de diversas formas, como um convite para tomar um café e apresentar a sua empresa ou serviço, discutir uma oportunidade de negócio, oferecer seu tempo e disponibilidade, etc. O importante agora é aproveitar a porta aberta para criar oportunidades benéficas para todos.

Seguindo essas dicas você conseguirá fazer um novo uso do seu perfil profissional e ampliar a sua rede de contatos. Agora é só explorar as funcionalidades da rede e bom trabalho!

Conte para a gente, nos comentários, se você já usa o LinkedIn na sua estratégia de marketing digital, se conhecia todas as suas funcionalidades e se ainda ficou com alguma dúvida a respeito. Até a próxima!

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