Como usar o Instagram em sua estrégia de marketing digital
Desde 2010, o Instagram só tem feito crescer: hoje são mais de 500 milhões de usuários ativos por mês nessa rede social, que foca basicamente em imagens e pode ser acessada de smartphones, tablets e pelo computador.
Mas o Instagram é muito mais do que uma coleção de belas fotos. E empreendedores perspicazes já perceberam o poder que essa rede social pode ter sobre suas vendas. Pensando nisso, separamos algumas dicas essenciais para que você use o Instagram em sua estratégia de marketing digital. Confira:
Quais as características dessa rede social? Quais são suas ferramentas?
O núcleo do Instagram é o feed de imagens (vídeos e fotos) em que seus usuários postam e compartilham entre si. Mas essa rede social também permite também:
- Marcação de amigos nas fotos;
- Edição das imagens (filtros, efeitos, molduras, etc.);
- Adição de textos e de comentários.
Os usuários curtem as fotos uns dos outros e têm a opção de seguir suas contas favoritas para receberem imediatamente as fotos que elas postam.
Dessa forma, o Instagram deixou de ser apenas um rede para seguir seus amigos. Hoje em dia, os usuários seguem também marcas, empresas, blogueiros, constas institucionais, revistas, entre outros. Ou seja, o Instagram virou uma excelente plataforma para divulgar seus produtos e serviços.
Em qual tipo de mercado ela funciona?
O perfil do usuário do Instagram ainda é pouco segmentado, mas esse é um mercado em franca expansão, com várias novas adesões a cada dia.
Até 2013, a maioria dos usuários (68%) era do sexo feminino, mas hoje em dia o número está bem dividido, com 51% dos usuários do sexo masculino e 49% do sexo feminino. Além disso, a mesma fonte também indica que 41% dos usuários têm idade entre 16 e 24 anos, o que mostra como essa rede tem crescido entre o público mais jovem, principalmente com a recente moda das selfies.
Como não errar ao usar o Instagram para promover meus negócios?
Existem várias dicas para aproveitar melhor o Instagram em sua estratégia de marketing digital. Seguem algumas delas:
- Varie postagens, entre fotos de seus produtos e de outros temas interessantes relacionados a ele;
- Busque seguidores usando as hashtags (#) da moda, seguindo o maior número possível de usuários entre seu público-alvo, curtindo as fotos desses usuários e conectando o Instagram a suas contas do Facebook e Twitter;
- Fique atento à qualidade de suas fotos. Procure não passar uma imagem negativa, com fotos mal iluminadas, embaçadas ou desleixadas. É a imagem de sua empresa em jogo!
- Publique com frequência para manter a regularidade da presença da sua marca. Mas cuidado! Isso não significa postar em exagero. Procure limitar sua conta a dois posts diários em horários distintos;
- Inspire seus seguidores com fotos de temáticas relacionadas ao seu negócio. Se sua empresa trabalha com fitness, por exemplo, imagens de atletas em ação são uma ótima pedida!
- Deixe comentários nas fotos de seus seguidores, responda a dúvidas postadas em sua conta e marque parceiros (fornecedores, clientes e colaboradores) em suas imagens;
- Inclua seu site na descrição do perfil da sua conta;
- E organize promoções para beneficiar seus seguidores. Essa é uma ótima maneira de engajar seu público-alvo a seu produto.
E aí, sua empresa já está presente no Instagram? Como é a sua participação nessa rede social? Ficou com alguma dúvida? Conte para a gente nos comentários!
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Excelente artigo irei checkar os vossos ebooks estou bastante curioso em saber e aprender mais sobre estratégias de marketing no Instagram.
Cumprimentos
Quero usar o instagran para alcançar meu público alvo.