Como um CMO deve encarar o Marketing Digital

por jan 27, 2017

Quando a web começou a ser explorada comercialmente, o trabalho dos departamentos de marketing voltado para o digital se resumia em auxiliar na produção de um site institucional e enviar malas diretas por e-mail.

À medida em que a internet se tornou o espaço para a busca de informações sobre produtos e serviços e as redes sociais começaram a fazer parte do mundo corporativo, os diretores de marketing tiveram o desafio de convencer os executivos das empresas sobre a importância do marketing digital para a gestão do relacionamento com os consumidores.

Hoje as ações e campanhas online têm um papel bem maior. Isso porque elas agregam inúmeras funções para potencializar o trabalho de todo o departamento de marketing, já que lidam com ferramentas que apresentam resultados mais certeiros e participam de forma direta da construção das marcas.

O CMO (Chief Marketing Officer) que negligencia o papel do marketing digital, abre mão de inúmeras possibilidades de construir uma marca sólida, buscar e fidelizar consumidores e aumentar a receita da empresa. Para que o seu negócio não cometa este erro, saiba como os diretores de marketing devem encarar as ações e campanhas feitas no meio online.

Como ferramenta de geração de negócios

Uma das principais funções do marketing digital é proporcionar à equipe de vendas mais oportunidades de negócios. Ou seja, atrair visitantes para os canais digitais da empresa e transformá-los em leads qualificados para que os vendedores façam uma abordagem no momento mais propício.

Nesse sentido, os CMOs devem identificar os canais mais acessados pelo seu público-alvo e qual tipo de conteúdo é mais interesse para gerar tráfego orgânico. É importante ainda estudar uma estratégia de mídia paga, como por exemplo: o adwords.

Tenha em mente que seu site não é apenas um espaço para divulgação de informações institucionais, mas principalmente o principal ambiente digital para fechar mais negócios. A próxima etapa é converter os visitantes em leads, por meio de iscas digitais e landing pages.

Como instrumento de construção de marca

Em tempos em que os consumidores estão cada vez mais conectados, garantir a presença digital de um negócio nas principais redes sociais, como Facebook e Twitter, é essencial para construir e posicionar sua marca frente a seu público.

Por meio da produção de conteúdo relevante é possível divulgar nos canais digitais conceitos e valores da sua marca e proporcionar experiências para que o seu público se identifique cada vez mais com os produtos e serviços da empresa.

Como meio de integração entre canais

Foi-se o tempo em que ações isoladas davam grandes resultados. Agora, cada tipo de público – dependendo de faixa etária, gênero e interesses – participa ou interage de forma mais ativa em um determinado canal. Para potencializar os resultados de uma ação, o ideal é integrar todos os pontos de contato que seu negócio tem com o público.

Afinal, a web permite uma série de ações inovadoras. É possível, por exemplo, utilizar o e-mail marketing para divulgar o lançamento do aplicativo de um e-commerce, associar o download a um desconto na primeira compra feita no app e estabelecer um programa de pontos a todos que compartilharem nas redes sociais cada compra feita pelo novo sistema. Isso com certeza aumenta o engajamento.

Como um termômetro para análise de resultado

As tecnologias utilizadas nos canais digitais contam com maneiras mais assertivas para mensurar os resultados. Hoje é possível saber quantas mensagens foram abertas, quantas clicadas e quantas convertidas em uma campanha de e-mail marketing.

Por meio das ferramentas do analytics, você também descobre quantas pessoas visitaram um site, quais páginas são as mais acessadas, quais produtos e informações mais procurados, quantas landing pages ajudaram na conversão de leads, quais posts nas redes sociais tiveram maior alcance e mais engajamento.

Quando cruzadas, estas informações resultam em métricas que facilitam a verificação dos resultados e, melhor, apontam quais ações dão certo com o seu público e o que precisa ser melhorado. Esta característica de mensuração mais precisa do marketing digital é uma grande aliada do marketing tradicional.

De fato, a internet oferece muitas oportunidades que permitem aos departamentos de marketing inovar e ter um feedback em tempo real. E é por tudo isso que o marketing digital deve ser visto como um investimento.

E na sua empresa, marketing digital é encarado com seriedade? Qual a importância das ações online nas suas estratégias? Divida sua experiência com a gente nos comentários.

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