Como trabalhar o branding da empresa com o marketing digital

por out 27, 2016

branding-no-marketing-digitalA internet provocou uma verdadeira revolução na interação entre marcas e pessoas, criando uma oportunidade única para que as empresas se aproximem mais de seus consumidores, compreendam-os melhor e assim, oferecer soluções mais adequadas ao perfil de seus públicos.

Também deu possibilidade para que as empresas, mesmo iniciantes, de fortalecer seus laços com clientes, consumidores, fornecedores e demais stakeholders, ampliando sua visibilidade e construindo sua reputação com ferramentas que permitem o acompanhamento das ações de branding em tempo quase real. Mas quais ferramentas são essas? Como utilizá-las para fortalecer a marca dentro e fora da internet?

Vídeos

Os vídeos são versáteis e podem contribuir para várias ações de branding. Para o lançamento de uma marca, por exemplo, trazendo ao público informações relevantes a respeito da empresa, seus produtos e serviços.

No fortalecimento da marca perante seus públicos, os vídeos podem ser utilizados para campanhas institucionais, comemorativas ou ainda de engajamento, chamando o público para interagir com a marca em outras plataformas.

Redes Sociais

Eficazes no estabelecimento de relacionamentos e engajamento dos fãs, as redes sociais auxiliam no contato entre marca e clientes, fomentando o diálogo. É sabido que atualmente os clientes são os grandes responsáveis pela construção das marcas e perpetuação das mesmas, por isso as redes sociais se tornam um elemento chave para criar esse elo entre eles.

Criar ações para que as pessoas participem de algumas decisões, como o nome de um novo produto, uma alteração no logotipo ou ainda na criação de um slogan para uma campanha são algumas das formas que as empresas podem utilizar para trabalhar o seu branding com o marketing digital e promover o engajamento tão buscado dos clientes.

Criação de conteúdo

A marca é um conjunto de valores transmitidos aos públicos e criando percepções – positivas ou negativas. Trabalhar a marca com a criação de conteúdo é uma das estratégias que trazem maior retorno para a empresa, pois é possível demonstrar todo o seu know how em seu segmento de atuação.

Criar a percepção de credibilidade e confiança dá ao branding o fôlego necessário para novas ações de fortalecimento da marca on e off-line. Sendo percebida como autoridade no seu segmento, fica difícil ser substituída pela concorrência onde quer que seja.

Blog

Comunicação é relacionamento, portanto, utilizar o blog para comunicar os valores, crenças, missão e visão da sua empresa de uma maneira fluida, por meio de artigos, blog posts, debates, fóruns, entre outros, é uma maneira de trabalhar a gestão da sua marca através do marketing digital.

A partir do momento em que a empresa investe em pontos de contato eficazes com seus públicos, é possível estabelecer um relacionamento duradouro com essas pessoas, mantendo-as próximas à empresa e contribuindo para difusão destes valores na rede. A maior expressão disso são os embaixadores das marcas que, mesmo sem ganhar nada em troca, as defendem como se delas fizessem parte – e fazem.

Site

como-trabalhar-o-branding-da-empresa-com-o-marketing-digitalO site é a representação da empresa na internet e deve ter objetivos bem demarcados, como vendas, no caso de um e-commerce, ou ainda a promoção da marca. Para tanto, elementos gráficos são essenciais, assim como um design responsivo, uma escolha de cores que tenham ligação com o logotipo da empresa e seus demais materiais de divulgação.

O site deve representar um todo harmonioso, onde o cliente encontre a alma do negócio, aquilo que a empresa é e busca ser por meio de sua atividade.

Lembre-se, estamos em 2016 e os sites devem funcionar bem em smartphones, ou seja, devem ser responsivos. Isso é obrigatório!

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