Como integrar o Marketing Digital com o Tradicional

por maio 20, 2020

Muito se fala por aí da chamada “era do marketing digital”. Você, provavelmente, já sabe das vantagens de uma boa estratégia de marketing para os meios virtuais, certo? Por ser mensurável, ter um alcance ilimitado e permitir a interação e a viralização dos conteúdos pelo público, o marketing digital se destaca como ferramenta de peso para as empresas que querem conquistar o mercado.

Porém, melhor do que ter um bom plano de marketing digital é tê-lo aliado a uma ótima estratégia de marketing tradicional. Neste post, vamos te mostrar como integrar as duas vertentes e alavancar ainda mais a sua marca!

O marketing tradicional não morreu

Há quem diga por aí que o marketing tradicional está morto. Isso porque a internet e o acesso ao ambiente digital trouxeram consigo um novo padrão de consumo, onde o público interage de forma cada vez mais, não aceitando passivamente o que o marketing tradicional vendia como “certo”.

Foi-se o tempo em que uma boa propaganda na TV ou no jornal eram suficientes para convencer alguém a adquirir um produto ou serviço. Hoje em dia as pessoas buscam com seus próprios meios (especialmente através da internet) todas as informações sobre um produto antes de comprar. Elas querem indicações de quem já comprou, querem a certeza de estar fazendo realmente um bom negócio. E essa realidade fez com que muitas pessoas acreditassem que o marketing tradicional morreu.

Porém, o que os dados apontados por instituições como o Ibope Media nos mostram é que a mídia tradicional ainda é altamente consumida. Sim, as pessoas vêem TV, lêem revistas e jornais e também ouvem rádio! Segundo a pesquisa, o novo cenário da mídia na América Latina está totalmente voltado para o uso de multicanais, ou seja, as pessoas estão vendo TV e comentando o assunto pelo celular nas redes sociais.

A realidade é que o público está interagindo através da rede e, ao mesmo tempo, consumindo conteúdos ofertados pela mídia tradicional. E apesar de estudos como este provarem que o marketing tradicional está mais vivo do que nunca, sabemos que o perfil de consumo mudou, o que impõe novas estratégias de marketing, cada vez mais segmentadas e claro, integradas às ações no ambiente virtual.

Integrando as duas linhas de marketing: o poder do cross-media

Muitas empresas já entenderam que investir em uma campanha de marketing que aborde as esferas tradicional e digital de forma integrada é a melhor forma para realmente conquistar o público e divulgar a sua marca. Por um lado, essas empresas investem no marketing tradicional como meio de alcance de audiência e, por outro, utilizam o marketing digital para construir e nutrir o relacionamento com o consumidor.

A melhor forma de integrar as duas linhas de marketing é investindo em campanhas cross-media que explorem os canais digitais e os tradicionais de forma complementar. Neste caso, não basta replicar o conteúdo feito para a revista na página do Facebook e vice-versa. Esses materiais devem ser diferentes, cada qual elaborado de acordo com o formato ideal para cada mídia, e claro, devem ser complementares, incitando o público a acessar outros canais, como uma caça ao tesouro.

É possível, por exemplo, veicular uma propaganda de TV que convide o público a curtir a Fanpage da marca em troca de um desconto ou brinde de reconhecimento exclusivo. Basta ver o Big Brother de 2020 com mais de um bilhão de votos.

Inserir QR Codes em anúncios de revista para trazer o leitor para uma área especial do site, com jogos e brindes digitais é outra forma de integrar as mídias. Quando o tema é cross-media vale a criatividade e a capacidade de inovação. Veja alguns cases e inspire-se!

Pós Covid-19

Cross-media ficou muito mais relevante com a quarentena de 2020. A migração para o digital deu-se rapidamente, e em todos os segmentos. E-commerce, delivery, tudo virou necessidade de sobrevivência de empresas, e quem aproveitou melhor, cresceu nesta época.

E você, já sabe como integrar o marketing tradicional ao digital para alavancar sua marca? Conte-nos quais são os objetivos da sua empresa, nós podemos te ajudar!

Photo by Austin Distel on Unsplash

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