Como integrar ações de marketing offline e marketing online
Que o mundo mudou muito nas últimas décadas, disso não há dúvidas, mas, para profissionais das áreas de marketing, vendas e propaganda, as mudanças trazidas pela consolidação dos meios digitais foram ainda maiores. A popularização do e-commerce trouxe à tona a necessidade de se esquadrinhar ações e estratégias específicas para o mundo dos bits, dando importante aval ao domínio da internet sobre o mercado.
Mas e o marketing tradicional? Será que ainda há espaço para ele? A resposta é: sim. E melhor: a integração entre marketing offline e online pode produzir ótimos frutos na forma de sucesso para seu produto ou marca.
Se você ainda não se convenceu disso, um índice pode ajudar: segundo uma pesquisa da empresa Forrester Research, 79% das pessoas que recebem uma comunicação offline acabam buscando pelo produto, serviço ou pela empresa na internet. Ou seja, a “conversa” entre os dois tipos de estratégia existe, é forte e tem muito potencial. Confira, no post de hoje, como integrar suas ações online e offline:
Do real para o virtual
Alguns exemplos de ações de marketing integradas entre offline e online são bem simples, mas, na maioria das vezes, bem recebidas pelo público, como um banner ou material de PDV que possua um quiz para ser respondido pela internet, ou um QR Code que leve o usuário diretamente a uma página específica, acessada por meio do dispositivo móvel.
Outro exemplo simples e de fácil aplicação é usar as redes sociais. Você pode estimular seu público a registrar momentos bons que ele tem com sua marca ou produtos e compartilhar em plataformas como Facebook, Twitter e Instagram (fotos, vídeos, ou até mesmo áudio), o que faz sua marca ficar bem valorizada entre os clientes. Nesses casos, oferecer um benefício é sempre uma boa motivação.
Do virtual para o real
O Harry’s Bar, de Cingapura, fez uso do potencial dessa relação entre marketing on e offline e criou uma campanha bastante criativa: por meio de QR Code, os clientes que estavam no bar acessavam um chat online, no qual poderiam conversar com outros clientes e pagar um drink a eles, que partiam para a interação cara a cara.
Além de vender um drink extra, o bar ganhava em fama, pois havia se tornado terreno fértil para conhecer pessoas interessantes.
Alguns cuidados
Naturalmente, não há mágica nenhuma nisso: tudo tem que ser bem feito e planejado, desde as ações mais simples até as de alta complexidade. Se você descuidar da linguagem, por exemplo, o resultado pode não aparecer, uma vez que, apesar de facilmente integradas, as mídias on e offline possuem diferenças entre si de linguagem e codificação.
Outro cuidado importante que você deve ter é o de desenvolver sua campanha, estratégias e ações sempre de acordo com as particularidades do seu negócio. Para isso, vale pesquisar quais as reais necessidades do seu público e associá-las a aspectos comportamentais intrínsecos a eles. É assim que nascem as boas ideias! Estar sempre conectado e antenado às novidades tecnológicas também é imprescindível.
Ficou com alguma dúvida? Já tentou alguma estratégia que envolvesse ações online e offline integradas? Quais foram os resultados? Compartilhe conosco nos comentários!
Artigos Relacionados: