Como gerenciar uma equipe de Marketing Digital

por nov 7, 2016

gerenciar-equipe-de-marketing-digitalO marketing digital vem ajudando no crescimento de muitos negócios. Aumento dos lucros, redução dos custos e construção de uma imagem de marca positiva. É o sonho de toda empresa, mas uma realidade alcançada pelas mais disciplinadas.

Uma das maiores falhas cometidas em relação ao marketing digital, é o investimento pontual. Por isso, contar com uma equipe engajada nas ações, seja ela interna ou terceirizada, torna-se fundamental e, consequentemente, o gerenciamento dela de forma eficiente.

Estruturando uma equipe

A estruturação de um departamento, no entanto, varia conforme os recursos de sua empresa. O ideal é que a equipe conte com ao menos um profissional especializado para cada área essencial do marketing digital: gerente de marketing digital, analista de SEO, analista de mídias sociais, analista de métricas e desenvolvimento para web, web designer, dentre vários outros profissionais que atendam aos demais.

Infelizmente, isto ainda está um pouco distante da realidade de muitas empresas, seja pela infraestrutura interna ou mesmo pelos custos. Por isso, uma ótima saída é contar com bons profissionais internos que gerenciem e auxiliem o trabalho de empresas especializadas.

Pensando nisso, selecionamos algumas dicas valiosas para quem quer investir em marketing digital, mas não sabe bem como gerenciar sua equipe.

A eficiência na gestão está diretamente relacionada à seleção dos candidatos

Se você ainda não pode investir em uma equipe ideal, com diversos perfis profissionais, para que toda a sua estratégia seja eficiente, contrate ao menos uma pessoa que tenha um amplo entendimento das áreas essenciais do marketing digital para definir, acompanhar, orientar e ajudar a gerir o departamento com a operação de agências de marketing para alcançar os resultados esperados.

Além disso, o ideal é que todos os serviços sejam executados pelo mesmo fornecedor, facilitando a curva de aprendizado sobre o seu negócio, bem como o gerenciamento das demandas e resultados de forma integrada.

Conheça o seu time

Estamos vivendo um momento em que as pessoas estão à procura de satisfação e bem-estar, em todas as áreas da vida. Um grupo com motivações alinhadas se transforma em uma equipe mais engajada. Se além das condições básicas de trabalho você proporciona ao time formas de incentivo, compartilha as dores, envolve os colaboradores nas decisões e demonstra as necessidades de atingir as metas, os resultados produzidos tendem a ser melhores.

Entenda quais as motivações envolvidas, as competências individuais e áreas de maior interesse dos seus colaboradores para tomar decisões melhores, explorar o que cada um tem de bom e otimizar a produtividade da equipe.

Invista em capacitação para a sua equipe

Proporcione o melhor ambiente de trabalho possível para seus funcionários, tanto em relação à infrestrutura, quanto ao relacionamento. Contudo, é preciso ir além: incentive o crescimento profissional! Faça-os querer ser como você, ocupar o seu cargo. Não há o que temer. Você terá profissionais mais dedicados e, assim, melhores resultados.

Além disso, a área de marketing digital está sempre cheia de novidades e os profissionais precisam se atualizar constantemente. Por isso, sempre que possível invista em treinamentos, cursos e até mesmo horários “livres” para que a equipe possa se aperfeiçoar e contribuir ainda mais para as estratégias da sua empresa. Um bom começo é o nosso artigo: Marketing Digital: 50 artigos para turbinar seu conhecimento em 10 dias

Drible a falta de tempo

A falta de tempo para gerenciar as atividades de marketing é uma das principais dificuldades dos empreendedores. A melhor alternativa para esse problema, então, é montar uma equipe multidisciplinar, com profissionais capacitados formando um departamento dedicado ao marketing digital. Se isto não estiver em seu planejamento, a nossa primeira dica: a terceirização com supervisão de um profissional interno, continua aplicável.

Independentemente se o seu time será in house ou através de uma agência, seja um líder: inspire e motive a sua equipe. Entenda a diferença entre comandar e conduzir. Mostre qual direção devem seguir, escute os argumentos apontados por estes profissionais e, assim, você terá um melhor aproveitamento do tempo para realizar, gerenciar e definir novas estratégias.

Mesmo com a falta de tempo, comum a todos os gestores, é importante que você realize uma liderança participativa. Dê preferência às metas coletivas, incentivando sempre a busca por resultados em conjunto. Contudo, metas individuais são fundamentais para acompanhar o desenvolvimento, produtividade e pontos a serem trabalhados em cada um deles. Não se esqueça de realizar reuniões para a apresentação dos resultados obtidos periodicamente e utilizá-las como argumento de motivação.

Nada de “casa de ferreiro, espeto de pau”: comunicação é fundamental

A comunicação do gestor com a equipe é fundamental para a eficiência de qualquer trabalho. Tenha atenção para que as informações não se percam ou sejam passadas de forma errada. Certifique-se de que as instruções foram compreendidas corretamente. Esteja sempre disponível e mantenha a comunicação sempre alinhada com a sua equipe.

Esteja sempre em busca de aprendizado não apenas na área de marketing digital para acompanhar a sua equipe, mas também sobre gestão de pessoas.

Acredite: independentemente da área de atuação, esta é umas das funções mais desafiadoras aos gestores.

E você, conhece alguma dica para gerenciar uma equipe de marketing digital eficiente? Aproveite os comentários abaixo para complementar a nossa lista ou mesmo esclarecer dúvidas pontuais!

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