Como fazer um e-mail: Templates de Newsletter

por | out 10, 2016 | 0 Comentários

como-fazer-um-e-mail-templates-de-newsletterAinda que as redes sociais estejam ganhando cada vez mais atenção das pessoas que utilizam a internet, o envio de e-mails ainda é uma excelente ferramenta para desenvolver o relacionamento com os consumidores e fomentar o aumento das vendas.

Com isso, as newsletters ainda são importantes veículos para as empresas que querem fortalecer a marca, divulgar produtos, serviços e manter o público-alvo bem informado.

Mas para que esses objetivos possam ser alcançados, é preciso que o modelo (ou template) da newsletter seja bem desenvolvido para despertar o interesse das pessoas, proporcionando oportunidades de interação e de conversão.

Saiba como fazer um bom template para a newsletter da sua empresa:

Dimensões

Ao iniciar o desenvolvimento do template, será necessário escolher as dimensões de altura e largura.

Para a largura, o ideal é não passar dos 560 pixels, evitando que o usuário tenha que utilizar uma barra de rolagem horizontal. A altura pode ser variada, mas é importante prever a inserção da parte mais importante do conteúdo entre 300 e 500 pixels de altura, pois esse é o espaço que os contatos irão visualizar a peça sem precisar usar a barra de rolagem vertical.

Visualização

Alguns contatos da sua base podem não visualizar a newsletter e suas imagens, em função do serviço de e-mail que utilizam ou das configurações de segurança personalizadas do computador ou dispositivo móvel.

Por isso, é importante disponibilizar, no topo do template, um link para que os usuários abram a newsletter no navegador caso não consigam visualizar a peça dentro do servidor de e-mail.

Cabeçalho

O cabeçalho é uma importante parte do template, pois leva a marca da empresa e o nome da newsletter. Por isso, monte um cabeçalho simples e de fácil visualização, sempre alinhado à identidade visual que a empresa já utiliza no site ou em outras peças de comunicação.

Corpo da peça

Na hora de desenvolver o corpo do template, será necessário imaginar como sua empresa criará as peças no dia a dia. Quantos assuntos serão abordados em cada e-mail? Os envios terão textos e imagens? Links? Banners?

É importante que o corpo da newsletter preveja a inserção de texto em HTML, pois quando um e-mail é composto somente por imagens são grandes as chances que ela seja classificado como spam.

Rodapé

Se o seu cliente gostou do que viu na newsletter, é importante que ele tenha como dar uma passo adiante na interação com a marca. Neste contexto, o rodapé ocupa um papel central: ele deve trazer ícones das redes sociais em que a empresa possui perfil, assinatura RSS e a possibilidade de compartilhar a newsletter com outras pessoas por e-mail.

Outras informações importantes no rodapé são os dados de contato da empresa que está fazendo o envio, assim como uma alternativa para que os usuários deixem de receber a newsletter (função opt-out).

Ferramentas disponíveis para a criação ou compra de templates

As ferramentas para criação de templates para newsletters são relativamente simples, desde que se conte com os profissionais adequados e qualificados para isso. As peças podem ser desenvolvidas com exclusividade, levando as características e recursos conforme a estratégia definida. Porém, também é possível comprar templates prontos em sites especializados. Para isso, verifique se a peça adquirida permite trabalhar todos os itens informados por aqui.

Independentemente da opção escolhida, o importante é que sua empresa consiga personalizar o template com a ‘cara’ da marca, evitando que a newsletter seja apenas mais uma entre muitas outras similares que seu cliente recebe diariamente.

E você, como trabalha as newsletters de sua empresa hoje? Possui alguma dúvida sobre a questão dos templates? Aproveite os comentários abaixo para esclarecê-las!

photo credit: Micky.! e-mail symbol via photopin (license)

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