Branding: o que muda no mundo digital?
O ser humano é visual por natureza. A visão é nosso sentido mais desenvolvido e nosso principal contato com o mundo. Essa característica se reflete até mesmo em nosso comportamento na internet, por exemplo, no Facebook, posts com imagens alcançam uma interação 39% maior do que outros. O que explica o sucesso de redes sociais que se apoiam em imagens, como o Instagram, que combina o apelo visual à praticidade das plataformas mobile. Graças a isso, tornou-se uma das mídias digitais com usuários mais ativos, 70% dos seus 130 milhões estão presentes na rede todos os dias.
Tamanha atividade cria um ambiente favorável às marcas que queiram gerar engajamento por meio de conteúdo próprio, ou criado pelos usuários.
Confira a seguir 5 exemplos do que é possível fazer com essa ferramenta.
1. Nike e a comunidade global de corredores
Todo grupo de pessoas apaixonadas pela prática de algum esporte forma uma comunidade. Essa percepção tornou a @nike um sucesso no Instagram.
Entre as contas direcionadas a cada grupo específico, como @nikebasketball e @nikefootball, se destaca a @nikerunning, pela forma com que reuniu a comunidade global de coredores, dando a eles mais motivos para a prática, através de hashtags como #werundirty, ou mensagens inspiradoras.
2. O outro lado da General Eletric
A maior parte das pessoas espera encontrar imagens de lâmpadas ou máquinas de lavar na @generalelectric, mas a marca viu na rede social uma forma de contar outra história.
Enquanto constrói percepção de marca a General Eletric também se estabelece como uma das colaboradoras mais admiradas no instagram com uma beleza pouco esperada de empresas do setor. O conteúdo exclusivo para a plataforma, alinhado aos objetivos da empresa, oferece ao usuário um novo olhar sobre a tecnologia e a própria General Eletric.
3. A experiência imersiva da Mercedez-Benz no Auto Show de Frankfurt
Para se destacar na edição de 2013 do International Motor Show, em Frankfurt, a montadora criou um espaço para, em mais de 7 milhões de pixels, exibir um grande mosaico de imagens vindas do instagram.
O público participou ativamente da ação, mandando suas fotos para o evento por meio da hashtag #mbcariaa. As imagens mais marcantes foram selecionadas para o mosaico. Para gerar maior engajamento a montadora manteve ainda quatro blogueiros no instagram ao longo do evento.
A instalação foi descrita pela marca como uma ação emocional projetada para engajar sua comunidade de fãs, que continuou mesmo após o evento, mantendo a campanha viva.
4. Heineken: Crack the US Open
Ingressos para a final do torneio de Tênis US Open masculino podem ser realmente difíceis de se adquirir. Pensando nisso, a Heineken deu aos fãs uma chance de conseguirem as entradas, através de uma caça ao tesouro pela rede social.
Fo criado um mosaico com mais de 200 fotos postadas no perfil @cracktheusopen. Nele os seguidores da marca deveriam iniciar as buscas por uma pessoa em particular em meio à multidão, baseados em uma dica e um código postados pela conta @heinekenUS.
O concurso durou 3 dias, com mais de 1.500 pessoas participando da caça ao tesouro, e rendeu ao perfil da Heineken um aumento de 20% em seu número de seguidores.
5. Urban Hilton Weiner e o Pay with a selfie
Considerada uma das melhores campanhas em redes sociais do ano passado, a varejista de moda Urban Hilton Weiner embarcou na onda da palavra do ano, o Selfie.
O funcionamento era relativamente simples, durante o dia da campanha, a pessoa que provar alguma peça da loja e postar sua foto na rede social usando a hashtag #urbanselfie, ganha um desconto de U$10,00, ou mesmo U$20,00 caso a foto tenha realmente o estilo da marca.
A campanha atingiu todos os objetivos da Urban Hilton Weiner, atraiu mais pessoas às lojas, fez com que provassem as roupas e gerou buzz nas redes sociais.
Campanhas das mais diversas formas podem funcionar no instagram. Mas um ponto todas tem em comum: o alinhamento com os objetivos da marca. No fim das contas, por mais novo que seja o meio e seus processos, o velho planejamento é quem manda na hora de escolher a rede social e principalmente, como trabalhar nela em prol dos resultado.
E aí, teve uma grande ideia para trabalhar no instagram de sua marca com estas inspirações? Qual delas você achou mais interessante? Conhece alguma outra que fez muito sucesso? Compartilhe suas experiências conosco!
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