Blogando nas gigantes: como as maiores empresas usam o blog no B2B?

por out 31, 2016

blogando-nas-gigantes-altCom as mudanças de comportamento do consumidor que buscam conhecimento e referências na web para direcionar a tomada de decisão, os Blogs se tornaram uma das ferramentas de marketing mais utilizadas pelas empresas, independentemente do segmento. Apesar de muitas empresas acharem que vale apenas para o varejo, empresas B2B apresentam resultados excelentes no uso de blogs, desde que sigam algumas regras. Confira aqui essas dicas e exemplos de blogs excelentes B2B.

Qual a vantagem de blogar?

Com o canal é possível atrair, educar e fidelizar clientes. Estratégia eficiente e barata, muito utilizada em empresas B2C (empresas que vendem para consumidores finais como lojas virtuais, por exemplo), os blogs têm cativado cada vez mais os negócios B2B (empresas que vendem para empresas).

Segundo dados da HubSpot, disponíveis no estudo Benchmarks de Marketing de 7000 Empresas, empresas B2B que publicam 1 a 2 artigos por semana conseguem 70% mais oportunidades de vendas que aquelas que não blogam. Quando passam a publicar 15 vezes por mês, o tráfego aumenta em até 5 vezes em relação às que não publicam nada.

Para isto, é necessário uma estratégia bem delineada de marketing de conteúdo, que passa a ocupar lugar privilegiado diante à tradicional propaganda por agregar ao leitor um dos bens mais preciosos para a tomada de decisão: o conhecimento!

Você já se perguntou como os maiores empreendimentos B2B utilizam o blog a seu favor? Então confira como as empresas deste segmento conseguem excelentes resultados através da ferramenta!

Objetivos estratégicos bem definidos definem o sucesso do Blog B2B

O primeiro passo para atingir o sucesso em blogs é ter objetivos estratégicos bem definidos. Isto significa que é necessário entender qual a demanda do consumidor que você almeja atingir para elaborar uma estratégia de conteúdo direcionada e atraente.

Conteúdo não é anúncio: dizendo não à publicidade óbvia

É evidente que o público que acompanha as postagens do blog de uma empresa B2B sabe que ela vende produtos ou serviços. Utilizar o espaço para fazer muita propaganda afugenta os leitores e compromete a qualidade do conteúdo.

Negócios que usam a ferramenta com sucesso têm em mente que ela não é um canal de vendas, mas um ambiente interessante para demonstrar competência e conhecimento, tornando-se referência no assunto, apoiando o crescimento sustentável do negócio de seus clientes e, consequentemente, convertendo a reputação construída em vendas.

Aumentando a eficiência: foco, foco e foco

Empresas que abrangem temáticas de diversas áreas em seu blog e “falam sobre tudo” correm o risco de dispersar a atenção do público e tornarem-se “vazias” de conteúdo. Pode parecer estranho, mas quando um blog corporativo demonstra que está focado em um assunto específico, especializando-se no tema, ele atrairá mais pessoas para a empresa e concederá mais credibilidade às informações postadas.

Mantendo a audiência no seu site: postagens regulares

Sim, postar regularmente também é uma máxima obrigatória para os blogs pessoais. Mas, quando o assunto em pauta são os blogs B2B, saiba que uma postagem frequente se torna ainda mais imprescindível.

Sem regularidade de publicação não é possível estabelecer uma relação de credibilidade e fidelidade com a sua audiência. “Postar só por postar”, no entanto, não é uma tática empregada pelas corporações de sucesso: elas sabem que um blog corporativo é um espaço para expressar conhecimento empresarial, promovendo sempre um conteúdo de qualidade.

Saindo do texto: Recursos multimídia

Grande parte dos blogs B2B de sucesso têm ciência de que os bons resultados da estratégia estão na produção de conteúdo qualificado. Entretanto, é aconselhável tomar cuidado com o tamanho dos posts. O Google tem uma regra não divulgada de dar mais atenção a artigos com mais de 600 palavras, sendo que alguns dos apresentados nos primeiros resultados chegam a ter mais de 2000 palavras.

Mas, isso deve ser feito com muito planejamento. Já que textos muito longos sem a devida estruturação não retêm a atenção, o emprego de diversos recursos multimídia (vídeos, podcasts, gráficos, imagens) fará com que o blog se torne mais atrativo para seus leitores, aumentando também a eficiência da informação.

Não se esqueça do Código de Conduta

Empresas de sucesso, principalmente as que lidam com conteúdo corporativo, sabem bem que o blog reflete a imagem do seu negócio.

Garantir um comportamento profissional de autores e leitores é fundamental. Para isso, o estabelecimento de um código de conduta costuma funcionar. Definindo limites para uma postura adequada, a empresa sua imagem corporativa e presença digital positiva.

Uso de humor

Pare e pense: os autores não costumam ser descontraídos em blogs B2B. O leitor também não irá esperar encontrar humor nesses conteúdos.

No entanto, se um tema sério for abordado de forma mais livre, este blog conseguirá captar leitores devido à informação leve (e sempre de qualidade!). Um tom divertido em um blog empresarial certamente o destaca positivamente entre os outros, e as grandes corporações sabem disso.

Alguns dos Melhores Blogs B2B

Algumas empresas B2B já estão com seus blog a todo vapor, com resultados excelentes. Aqui apresentamos algumas para que você possa se inspirar:

Blogs da CISCO

Sempre que falamos de blogs, a Cisco é uma das referências. Com a maior parte do seu faturamento no B2B, a Cisco aprendeu rapidamente como utilizar a ferramenta ao seu favor.

Com um blog em inglês estruturado em várias categorias, é hoje uma referência em redes, roteadores e outras áreas. Já criaram até blogs em Português.

Blogs da IBM

Outro peso pesado em Blogs é a IBM. Usando diversas categorias, tem atividades direcionadas para desenvolvedores, resolução de dúvidas de funcionalidades de aplicativos e muito mais. Vale a pena conferir no site da IBM.

Blog da Caterpillar

Saindo da área de IT, vamos para um exemplo bem diferente. A Caterpillar, muito conhecida pelos seus equipamentos de terraplanagem, também tem outras unidades de negócios muito focadas no B2B. Uma delas, a de Power, ou Energia em Português, que fornece geradores de 5 a 16.000KW, criou um blog excelente chamado de Power Perspectives. Não deixe de dar uma olhada.

Blog da Deloitte

A Deloitte é uma das maiores empresas de auditoria e consultoria do mundo e mantém excelentes blogs ativos.

Blog na sua empresa

As empresas B2B estão cada vez mais cientes da eficiência do blog como forma de promoção, especialmente no que diz respeito a marketing de conteúdo. Você consegue identificar os traços acima nos blogs B2B que acompanha? Já pensou em começar a utilizar a ferramenta para fins empresariais? Não se esqueça de deixar seu comentário!

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