Anunciar no Bing Ads vale a pena no Brasil?

por out 26, 20169 Comentários

bing-ads-vale-a-pena-no-brasilEm Agosto de 2013, uma novidade causou burburinho entre os anunciantes. A Microsoft anunciou o lançamento do Bing Ads, um conjunto de ferramentas e informações para veicular anúncios por meio de links patrocinados, ou, simplesmente, o concorrente do já conhecido Google Ads.

Como funciona o Bing Ads?

A novidade permite que as empresas administrem publicidade nos buscadores do Bing e Yahoo!, tudo no mesmo espaço. Pela ferramenta, que pode ser integrada aos aparelhos com sistema operacional Windows, será possível gerenciar campanhas e otimizar por segmentação. Mas vale a pena no Brasil?

AdWords ainda mantém a liderança

Atualmente o Google Brasil ainda é o buscador mais popular, com 85% da preferência nacional. O Bing, apesar de todo o investimento que a empresa de tecnologia vem fazendo nos últimos anos, ainda tem desempenho bastante inferior.

Microsoft aposta muito no crescimento do Bing

O buscador está em segundo lugar, mas apenas 2% dos brasileiros o usam para encontrar conteúdo na internet. O do Yahoo!, que vem no pacote do Bing Ads, está ainda mais longe, em quinto lugar, escolhido apenas por 0,82% dos internautas.

Porém, em entrevista concedida ao jornal publicitário Meio & Mensagem, Marcos Swarowsky, diretor de publicidade online da Microsoft Brasil, fornece outros números de mercado. Segundo ele, Bing e Yahoo! representam juntos, 20% do universo de internautas em termos de cobertura. Nos Estados Unidos chega a 1/3 do mercado.

A chegada do Bing Ads ao Brasil mostra o interesse da companhia em marcar território e abocanhar aos poucos o mercado, dominado pelo Google. Com uma estratégia agressiva, os preços praticados pelo Bing estão bem abaixo da média de mercado. Apesar do número inferior de acessos, o Bing Ads proporciona baixo custo por clique, o que potencializa o retorno sobre investimento (ROI) dos anunciantes.

Adwords: o sucesso custa caro para o anunciante

Há segmentos em que patrocinar um link no Google Ads é quase impossível de tão caro. Isso porque o preço por clique é definido por leilão e quando há alta demanda por palavras-chave o custo do clique sobe.

A explicação para isso é simples: patrocinar links pelo Bing pode não trazer resultados tão positivos como se o fizesse pelo Google, mas um baixo custo por clique potencializa o retorno sobre investimento (ROI) dos anunciantes

Bing é uma boa aposta para pequenas e médias empresas

Para pequenas e médias empresas que tem necessidade de realizar campanhas, mas tem limitações no orçamento, o Bing Ads pode ser uma boa solução sim – e atingir essas empresas é exatamente o foco do buscador.

Outro ponto que pode ser fator importante na decisão final das empresas é a forma de pagamento. O sistema aceita cartão de crédito nacional e boleto, facilitando a vida do pequeno empreendedor que quer divulgar seu negócio, mas tem pouca verba e opções de pagamento.

Menor concorrência no Bing aumenta a sua visibilidade

Além disso, quando você busca algo no Google, aparecem cerca de três anúncios patrocinados, enquanto no Bing apenas um. Isso se deve ao número ainda baixo de anunciantes, o que pode ser bom para você. Enquanto no Google os usuários aprenderam a ignorar os links patrocinados, pois são muitos e o fundo rosa já é familiar ao internauta, no Bing tudo ainda é novidade e, por isso, pode haver mais chance de cliques.

O Bing vem tomando espaço no mercado brasileiro, ainda que devagar, e tem planos para expandir ainda mais. Para tornar esse objetivo real, a empresa deve continuar praticando preços abaixo da média do mercado, por isso se o principal fator de decisão da empresa for o budget, não hesite em comprar cliques pela nova ferramenta. Afinal, qualquer investimento em trazer reputação e conhecimento da sua marca é positivo e traz benefícios.

Vamos entrar de cabeça no mundo da Microsoft?

Abraços,
Caetano Notari

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