4 práticas para medir o sucesso das suas campanhas de marketing digital
Um dos maiores atrativos de se trabalhar e investir em campanhas de marketing digital é a possibilidade de total mensuração dos resultados – bastante diferente do que acontece com mídias offline (impresso e TV, por exemplo), cujos resultados são apenas projetados. Ou seja, promover ações digitais ajuda a saber exatamente que tipo de público está sendo atingido e quais foram os resultados práticos dessas campanhas, o que permite fazer modificações e otimizações de forma muito mais ágil.
De tão precisa, a mensuração de resultados em campanhas digitais pode trazer algumas dificuldades no processo de aferimento e análise dos dados. Por isso, elencamos aqui quatro práticas essenciais para medir o sucesso de suas campanhas digitais. Acompanhe-nos!
Defina metas e indicadores
Toda e qualquer campanha exige um planejamento completo e detalhado, que inclui itens como metas e objetivos. Nas digitais, especificamente, alguns objetivos comuns incluem:
- Aumento do tráfego de usuários dentro do site;
- Aumento das vendas de um determinado produto;
- Coleta de dados de usuários, dentre outros.
Sabendo exatamente qual ou quais são os objetivos, é necessário definir em quais indicadores de mensuração você deve focar o trabalho de análise.
Se você quer aumentar o tráfego no seu site, por exemplo, deve priorizar informações como os termos e palavras-chave pesquisados nos mecanismos de busca que mais levam ao seu site, quais as páginas mais acessadas, quanto tempo cada usuário leva dentro do site, etc.
Indicadores diferentes devem ser usados para medir o resultado de campanhas com diferentes metas.
Preste atenção ao ROI
Se você tem um e-commerce, deve prestar bastante atenção a essas três letras mágicas: ROI. Sigla para o termo em inglês Return On Investiments (em português: Retorno sobre Investimento), esse indicador reflete o retorno financeiro resultante de certo investimento, determinando, assim, a lucratividade (ou não) de determinadas ações ou campanhas.
Para calcular o ROI, divida o montante de recursos que entraram pelo que foi investido, tanto na campanha em si quanto na infraestrutura e mão de obra envolvidas. Além de calcular o ROI da campanha como um todo, é bem interessante e revelador fazer esse cálculo de forma individualizada, da maneira que melhor lhe convier – por ação, setor, tipo de mídia, dentre outros.
Conheça quem o rejeitou
Em marketing digital, além de saber quem, de fato, acessou seu site ou conteúdo e agiu positivamente ante seu produto ou marca, é possível ter informações sobre a rejeição. Ou seja, aqueles usuários que, por qualquer motivo, não finalizaram a compra, deixaram rapidamente alguma página do seu site, ou, literalmente, clicaram em “Cancelar”.
Ao entender esses parâmetros, é possível promover alterações que possam minimizar esses números e otimizar as campanhas.
Entenda quais são os funis de conversão
Dentro de um site, principalmente lojas virtuais, existem diversas etapas ou níveis pelos quais o usuário passa (busca, cadastro, dentre outros) até o objetivo final, que pode ser a venda de um produto. Também chamados de funil de vendas, esses níveis vão se aprofundando à medida que o usuário navega no site, e saber quais são eles e qual a porcentagem de usuários que não prossegue para o próximo nível é fundamental para melhorar a conversão.
E você, como têm sido suas experiências com mensuração de resultados em marketing digital? Ainda ficou com alguma dúvida? Conte para a gente nos comentários e continue acompanhando nosso blog para se tornar um craque em marketing digital!
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