4 passos para implementar controles de marketing digital que funcionam

por nov 7, 20163 Comentários

4-passos-para-implementar-controles-de-marketing-digital-que-funcionamVocê já deve saber que uma boa estratégia de marketing digital é sua maior aliada na hora de ampliar a visibilidade, a credibilidade e alavancar sua marca, certo?

Porém, mais do que atuar nas redes sociais com constância, oferecendo através delas, do seu site e do seu blog corporativo conteúdo relevante para um público altamente segmentado, é preciso acompanhar cada passo da estratégia para saber se ela realmente está dando os resultados esperados. E, para que isso aconteça, é preciso implementar controles de marketing digital que realmente funcionam.

Como fazer isso? Veja abaixo quatro passos fundamentais.

1– Defina objetivos estratégicos

4-passos-para-implementar-controles-de-marketing-digital-que-funcionamAntes de definir em quais ações de marketing digital investir, responda à seguinte pergunta: Quais são meus objetivos neste momento? Digamos que sua empresa precise ampliar sua visibilidade ou se reposicionar no mercado. Obviamente, você deverá atrair novos olhares para a marca, investindo em ações voltadas para o topo do funil de vendas de forma a e ampliar seu número de visitantes, leads e seguidores nas redes sociais, por exemplo.

Agora, se o seu objetivo é aumentar a retenção de clientes é provável quem uma boa estratégia de remarketing, aliada ao marketing de conteúdo, com oferta de materiais que agreguem valor à sua marca perante o cliente, seja a melhor opção.

De toda forma, o primeiro passo de toda boa estratégia é definir objetivos:

  • Específicos (número ou percentual de novos visitantes, por exemplo);
  • Mensuráveis (sim, um bom objetivo é aquele que pode ser medido, como o número de novos visitantes, já dito);
  • Atingíveis (um objetivo deve ser desafiador e, ao mesmo tempo, possível);
  • Realistas (você tem expertise e equipe para buscar este objetivo?);
  • Com prazos definidos (por exemplo, ampliar o número de visitantes em 20% dentro de três meses).

2 – Estipule os indicadores ideais

Com objetivos definidos é hora de estipular quais são os indicadores que apontam para os pretensos resultados da sua estratégia. Se o seu objetivo é ampliar a visibilidade da sua marca, você pode acompanhar o número de visitantes únicos da sua página, monitorar o número de curtidas em sua Fan Page ou de seguidores no twitter.

Agora, se seu objetivo é gerar um número X de novos leads para sua página, acompanhe as taxas de geração de cadastros, o número de downloads dos materiais que você disponibiliza em seu site (e-books, infográficos, whitepaper) e as solicitações de contato ou de orçamentos recebidas. Se sua ideia é ampliar as vendas, acompanhe as taxas de conversão e o número de transações. O importante é que você estipule quais indicadores de performance sua equipe deverá analisar para aferir se seus objetivos estão realmente sendo atingidos.

3 – Defina as ferramentas e a metodologia

Definidos os indicadores, escolha quais ferramentas serão necessárias para acompanhá-los. Se o objetivo é mensurar as atividades do seu site ou de uma campanha de e-mail marketing, por exemplo, o Google Analytics é indispensável. Agora, se você pretende gerar conversão com uma campanha paga como um Link Patrocinado, precisará investir no Google Adwords ou no Bing Ads para criar, otimizar e, claro, para acompanhar os resultados.

4 – Designe uma equipe responsável pelo acompanhamento dos controles de marketing digital

Pouco adianta saber “o quê” fazer se você não tiver quem que saiba “como” fazer. Ter uma pessoa responsável pelo acompanhamento dos indicadores da sua estratégia é altamente recomendável. Essa pessoa deve conhecer as ferramentas apontadas no terceiro passo e, claro, ter um altíssimo poder analítico para cruzar as informações essenciais para se chegar aos indicadores. Contar com uma equipe de marketing digital terceirizada, experiente e voltada para resultados pode ser uma ótima alternativa se você não tem uma equipe interna capacitada para isso.

Sua empresa tem um processo de controle de marketing digital eficiente? Conte pra gente como ele é!
 
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