4 dicas para começar sua estratégia nas redes sociais

por set 11, 20200 Comentários

As redes sociais se tornaram item fundamental em qualquer estratégia de comunicação e marketing digital. Com diferentes públicos, usos e funcionalidades, as diversas redes sociais disponíveis na internet são altamente poderosas para as empresas que querem reforçar seu contato com o público-alvo, aumentar a interação e conversar de uma forma mais humanizada com seus clientes.

Porém, apesar de vivermos em uma sociedade cada dia mais conectada e com quase todas as empresas dispostas a se relacionar digitalmente com seus clientes, é preciso tomar alguns cuidados para que a ideia não se transforme em um tiro no pé.

Para ter sucesso nas redes sociais, não bastar criar várias contas e atualizá-las quando “sobrar um tempinho”.

Uma boa estratégia de comunicação nas redes sociais começa bem antes disso. Para te ajudar a montar esse plano, listamos algumas dicas fundamentais para iniciar a sua estratégia:

1. Defina seu objetivo

Ter uma rede social não é algo apenas para seguir tendência ou porque todas as empresas concorrentes também têm.

Portanto, antes de criar seus perfis, avalie a situação da sua empresa no cenário virtual e defina quais serão os seus objetivos em cada uma das redes, a partir dos seguintes pontos:

  • O foco do trabalho será aumentar a visibilidade da sua marca ou a audiência do seu site?
  • Reforçar seu relacionamento com seu público-alvo?
  • Seu objetivo é aumentar suas vendas de produtos ou serviço?
  • Atrair novos clientes?
  • Manter um relacionamento?
  • Desenvolver um SAC mais eficiente?

É a partir dessa definição que você poderá traçar todas as ações necessárias para atingir seus objetivos. Portanto, pense bem e saiba o que você quer.

2. Saiba quem é o seu público-alvo

O segundo passo para a empresa que está montando sua estratégia de comunicação para redes sociais é saber exatamente com que se pretende falar.

Para cada público você deverá compartilhar um tipo de conteúdo, com uma linguagem adequada e fazer ações específicas para aqueles grupos determinados.

Dessa forma, é essencial traçar um perfil e pesquisar profundamente sobre o público que se pretende atingir com aquelas páginas. Mas não basta saber qual o sexo ou a faixa etária predominante. Examine a forma como eles se comportam, quais conteúdos mais gostam, o que consomem, como interagem, etc.

Por fim, saiba também se você quer continuar se comunicando com o seu público cativo ou se sua intenção é conquistar um novo perfil.

3. Escolha quais redes sociais irá usar

Existem diversas redes sociais disponíveis na internet. Mas não é por isso que sua empresa terá contas em todas elas. Definir em quais redes você deverá se cadastrar passa por avaliações como as funcionalidades de cada uma, os seus objetivos iniciais, onde está o seu público-alvo e se você terá condição de mantê-las devidamente atualizadas.

4. Elabore uma estratégia de conteúdo

Agora que você já sabe o que quer, com quem irá falar e onde, é fundamental definir cuidadosamente o tipo de conteúdo que será compartilhado em seus perfis nas redes sociais. 

Notícias, novidades da empresa, promoções, vídeos, dicas sobre os assuntos relacionados à sua empresa… O que não falta são opções de conteúdos. Mas lembre-se que eles devem ser atraentes e interessantes para seu público-alvo, não para o que a sua empresa julga interessante.

Além disso, nesta estratégia também deve estar inclusa a definição da periodicidade e horários de divulgação. Isso é tão importante quanto o conteúdo que você distribui!

Agora que você já conhece essas dicas, coloque-as em prática desde o início de sua estratégia e transforme suas redes sociais em ferramentas poderosas de comunicação para a sua empresa. Mas se precisar de uma mãozinha, entre em contato conosco! E lhe ajudaremos em todo o processo, desde a implantação à gestão das redes sociais do seu negócio!

 

Photo by dole777 on Unsplash

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