3 empresas que usam o twitter com eficiência

por out 26, 2016

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O consumidor moderno está cada vez mais em busca de tratamento diferenciado e de se sentir como indivíduo único, não como um grupo comportamental ou um número a mais para as vendas de sua empresa. Algumas marcas já perceberam essa tendência e apostam no relacionamento como a melhor forma de conhecer e se aproximar de seu público-alvo, transformando-os em seguidores fiéis, em vez de apenas clientes.

Os microblogs como o Twitter são excelentes ferramentas para esta função e muito eficazes para espalhar rapidamente uma ideia. Mas como transmitir uma mensagem com todas as informações necessárias em apenas 140 caracteres? Algumas empresas estão apostando nestes canais, provando que mesmo com esta limitação é possível sim, estabelecer um bom relacionamento com seus clientes de forma rápida, objetiva e utilizam a criatividade para se comunicar de “igual para igual” com seus seguidores.

Neste artigo vamos ver 3 exemplos de empresas que fazem isso com maestria e conseguem “falar a língua” do seu público-alvo, com tweets descontraídos, que geram até conversas entre marcas e brincadeiras entre concorrentes. Confira, inspire-se e, se você ainda não age desta forma, planeje uma mudança de comunicação com este público nestes canais agora mesmo!

Coca-Cola

A Coca-Cola é conhecida como exemplo de empresa que sabe se relacionar bem com seus clientes em 140 caracteres. Com uma grande estrutura, a marca investe pesado em sua equipe de social media, que conta com 7 profissionais para atender aos seus mais de 350 mil seguidores – além de mais milhares de consumidores que interagem com a marca para sugestões, reclamações, elogios e menções.

Segundo a gerente de relacionamento com o consumidor da Coca-Cola Brasil, Elizabeth Almeida, o foco é a eficiência e agilidade nas respostas, seja o comentário carinhoso ou agressivo. Para ela, o cliente é o maior patrimônio de uma marca e é essencial ouvir o que ele tem a dizer.

Com uma linguagem bem-humorada, a Coca-Cola se comunica com seu público jovem de forma descontraída, compartilhado músicas e falando sobre assuntos relacionados a este público. Acesse aqui o perfil da Coca-Cola Brasil e veja como o trabalho é desenvolvido na prática.

Ponto Frio

Com seu mais de 90 mil seguidores, a marca busca humanizar seu diálogo a tal ponto que criou um personagem que utiliza bordões criativos e os assuntos mais comentados nas redes sociais para se aproximar de seus consumidores. O “Pinguim”, como é conhecido, conquistou uma legião de fãs com seu bom-humor e linguagem leve ao falar sobre suas ofertas.

A marca também investe em eficiência e rapidez nas respostas. O Ponto Frio garante que é raro receber respostas negativas dos seguidores. Um exemplo disso é a conversa que virou promoção a pedido de um internauta em 2013, gerando uma parceria entre Ponto Frio e Netflix. O pedido foi para que o Ponto frio criasse uma promoção para que, quem comprasse um aparelho televisor na loja, ganhasse 6 meses de assinatura gratuita do serviço Netflix. O tweet gerou uma conversa entre as marcas, que concretizaram o pedido.

Vicente Rezende, diretor de marketing da Nova Pontocom, responsável pelas marcas Extra, Casas Bahia e Ponto Frio afirma que não está em busca de um maior número de seguidores, pois juga uma estratégia ultrapassada. O objetivo é dialogar com os consumidores e estabelecer interação com eles. Veja aqui o perfil do Ponto Frio e conheça o Pinguim!

Netflix

Um outro bom exemplo de criatividade e boa comunicação no Twitter é o da Netflix, que além de utilizar uma linguagem descontraída, também utiliza assuntos em voga para se promover e até brinca com seus concorrentes. Um exemplo é o anúncio de boas-vindas à nova temporada de “Game of Thrones”, da HBO, com uma foto do personagem principal da série “House of Cards” e a “blogueira barrada na balada”, por exemplo.

Com quase 80 mil seguidores, a Netflix aposta na linguagem bem-humorada e despreocupada para se comunicar com seus seguidores. A pegada do posicionamento da marca envolve posts com imagens engraçadas que recebidas pelos fãs e até mesmo descontração sobre problemas com o sistema operacional, com uma frase do tipo: “Não se preocupem, suas séries não sumiram! Nossos engenheiros estão trabalhando para resolver o problema com alguns títulos”, dando menos importância ao problema e assegurando aos clientes de que o problema será resolvido. Veja o perfil da Netflix aqui.

Interação entre marcas: um exemplo a se seguir

A grande sacada que começou de forma espontânea no Twitter e tem feito muito sucesso é a conversa entre as marcas, que usam toda a sua criatividade na “briga” pelo respaldo do consumidor. Para ilustrar esta situação, confira uma conversa divertidíssima entre o Itaú, Ponto Frio, Netflix, Coca-Cola e Mc Donald’s:

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Mais inspirador do que isto só usando a criatividade para posicionar bem a sua marca. Para isso, é preciso profissionais focados e engajados com a marca, atentos às oportunidades de relacionamento e sempre monitorando estas questões.

Agora é com você! Use a sua criatividade e se relacione com seu público! Se precisar de ajuda ou tiver dúvidas, aproveite os comentários abaixo!

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