3 dicas para estruturar uma área de marketing digital

por nov 7, 20160 Comentários

saiba-como-o-marketing-digital-vem-ganhando-espac%cc%a7o-no-mundoO atual crescimento da demanda por serviços de marketing digital fez com que muitas agências tivessem que mudar radicalmente sua estrutura para atender a esse mercado. E, na maioria das situações, mudar significa enfrentar um desafio enorme: compor uma equipe totalmente nova, com profissionais cada vez mais especializados em uma área dentro do marketing digital.

A complexidade da tarefa de estruturar um setor de marketing digital dentro da empresa reside em diversos fatores, como a busca por profissionais qualificados, quais cargos e funções são realmente essenciais e estratégicos e, principalmente, o orçamento disponível para manter essa equipe.

Pensando no drama vivido pelos gestores incumbidos dessa difícil missão, separamos algumas dicas de como montar uma equipe de marketing digital vencedora. Vamos a elas?

Pequenas notáveis

O tamanho de uma empresa influencia diretamente no modo como será composto o setor de marketing digital. Pequenas, médias e grandes empresas têm objetivos, contextos e quantidade de recursos diferentes entre si, e isso determinará o tipo de profissional a ser contratado.

No caso de micro e pequenas empresas, predomina a ideia daquele “jogador solo”, o profissional-curinga, que está antenado com as mais novas tendências e já teve algum sucesso nas diversas sub-áreas do marketing digital. Na maioria dos casos de empresas desse tipo, quanto mais versátil for esse profissional, melhor.

Médias empresas

As médias empresas ainda devem ter em suas fileiras profissionais bem versáteis, mas já vislumbram um cenário de formação de uma equipe de fato, com certo nível de especialização. Nesse contexto, os colaboradores especializados se tornam líderes de suas respectivas subáreas, sem tanto peso hierárquico.

Como exemplo, teríamos o líder da equipe, que estaria à frente de todos os outros membros do setor e trabalhando em conjunto com os líderes das áreas de criação, social media, produção de conteúdo e pesquisa de mercado.

Marketing Digital de gente grande

É nas grandes corporações que começamos a ver setores de marketing digital estruturados de maneira mais completa, com profissionais especializados em cada uma das subáreas, além de cargos administrativos específicos, como gestores executivos, gerentes e diretores.

No caso, teríamos uma estrutura com:

  • Um CMO (Chief Marketing Officer, ou Diretor de Marketing), que lideraria o setor e traçaria as linhas de estratégias principais;
  • Diretores de produtos, de branding e de geração de leads;
  • Especialistas em todas as diversas subáreas do marketing digital, como blogs, social media, produção de conteúdo, analytics, criação e design, dentre outros.

Terceirizar ou não?

Em cada um dos três casos – pequena, média e grande empresa – existem pormenores bem particulares que podem levar a uma decisão de transferir a responsabilidade do marketing digital para uma uma outra empresa especializada nesse tipo de serviço, geralmente uma agência digital.

A maior vantagem de contratar uma empresa expert em marketing digital é o corpo de profissionais da agência, que possue formação específica e muita experiência de mercado, mas, obviamente, a decisão de terceirizar ou não esse tipo de serviço vai depender ainda de outros fatores internos ao empreendimento.

Você já teve a experiência de estruturar uma equipe de marketing digital dentro de sua empresa? Ou está pensando em terceirizar o serviço? Ficou com alguma dúvida? Conte para a gente nos comentários!
 
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